Saturno em Libra

Saturno fez seu primeiro ingresso no signo de libra em Outubro de 2009, avançou alguns graus mas em abril, já retrógrado retornou para o signo de virgem. Esse ultimo período então foi de transição. Agora, especialmente após a conjunção entre Sol e Saturno que ocorre no dia 30 de setembro, entraremos definitivamente neste novo momento. Serão 2 anos com Saturno em Libra, signo de ar, que rege a justiça, os relacionamentos, a vaidade e a diplomacia, até Outubro de 2012.
Sugiro levar esse texto em consideração para o signo que possui mais ênfase no seu mapa. Se não souber qual signo é o que tem mais ênfase, de modo geral tende a ser o solar (especialmente quando mercúrio e vênus estão no mesmo signo que o sol), o lunar ou o ascendente, na maioria dos casos acaba sendo o solar mesmo. Quanto mais planetas num mesmo signo, mais ênfase você tem nele. Começamos por Libra, signo que recebe a conjunção:
Libra – a conjunção, o retorno
Quem tem ênfase em Libra, pode estar vivenciando a sua primeira passagem de saturno por este signo se tiver menos de 28 anos, ou pode estar vivendo já um retorno. A conjunção marca o reinício do ciclo vital, e isso é especialmente válido para quem tem Ascendente em Libra, já que em algum momento deste trânsito, saturno adentrará sua casa 1. Todas as características típicas de Saturno são vivenciadas de forma muito pessoal. A disciplina e a seriedade são características que passam a ser incorporadas ou mesmo impostas pelo meio onde a pessoa vive.
Há uma propensão natural a assumir responsabilidades, e a impossibilidade de se fugir das conseqüências de qualquer ato, daí a necessidade de cautela, paciência e comedimento ao longo deste período. É possível inclusive que você venha a ser responsabilizado por coisas que nada tem a ver com você, mas mesmo as situações injustas precisam ser encaradas com paciência e perseverança.
Tome cuidado com os compromissos que assumir agora, tente cuidar de uma coisa de cada vez. O momento não é de expansão, mas de se plantar sementes e se construir bases. Ir com muita sede ao pote agora pode se revelar desastroso, nada será facilitado ao longo deste período. Cuidado com a saúde, especialmente para quem tem o sol ou marte em libra e já possui um pouco mais de idade. Por mais difícil que seja este momento, você sairá dele com a sensação de estar “encaminhado” dentro de alguma senda fadada ao sucesso, mas isso será construído lentamente ao longo dos próximos anos. A sensação de dever cumprido e uma verdadeira maturidade que se instala sobre a pessoa são os aspectos mais positivos desta conjunção.
Escorpião – A espera
Escorpião vive agora o momento final da fase minguante do ciclo de Saturno. Escorpião e Libra são signos que não formam aspecto entre si, e essa fase pode ser vivida pelos escorpianos com impaciência e irritação, especialmente para os que tem poucos planetas em signos aéreos, que podem se sentir como peixes fora d’água. As regras sociais impostas por saturno em Libra, a hipocrisia e as “rasgações de seda” geram tensão, mas devem ser encaradas com paciência e sangue frio, porque nada pode ser feito agora em relação a isso. Ao final da passagem de Saturno por Libra, Saturno irá ingressar em Escorpião, a espera cessa e sua jornada finalmente tem uma reorientação para melhor, findando a fase minguante e se iniciando a fase nova. O mais indicado agora é que você planeje e execute seus projetos em segredo, aguardando momento mais oportuno para se exibir e iniciar então um processo de expansão. Se abrir o jogo agora quanto aos seus objetivos mais essenciais podem surgir impedimentos, essa é fase de se manter um pouco mais na retaguarda mas preparando-se para o momento positivo que não tarda.   
Sagitário – Sextil minguante: Seguindo em frente
As lições aprendidas durante a fase da quadratura minguante, quando Saturno passou por Virgem, agora lhe servem para que os mesmos e ingênuos erros não voltem a ser cometidos. Agora tende a ser o momento em que você entende a razão de todos os azares e limitações daquele momento, e também o momento em que todos os esforços empreendidos naquela fase se justificam. Você entra nessa fase mais disciplinado, com menos ansiedades e mais consciência de quem você é e o que você realmente pode ser. Lentamente você vai se desvencilhando de todas as ambições que povoaram sua mente ao longo dos últimos 24 anos e começa a perceber que é chegado o momento de finalização do passado e de se comprometer com o por vir realizando coisas no presente. Antes que algo novo possa realmente entrar em sua vida, é necessário se desligar de forma definitiva do passado, e é isso que você fará a partir de agora. Velhos amigos tendem a retornar, esse tende a ser um momento de leve expansão na vida social, e de retomada de vários relacionamentos paralisados no passado. Acima de tudo, esse tende a ser um momento onde você faz as pazes com o seu passado e começa a pela primeira vez depois de anos, a pensar de forma realista e sensata no seu futuro.   
Capricórnio – Quadratura minguante: os limites
Após a fase positiva representada por Saturno em Virgem, momento onde os Capricornianos reencontraram seus eixos, digamos assim, chega o momento dos testes e das grandes provações. A quadratura minguante tende a ser um momento decisivo para diversas áreas da sua vida. O que for válido permanece, mas o que se mostrar ineficiente ou falho cai por terra. O aspecto profissional fica em alta, pode ser um momento de sucesso e realização, ainda que com alguns fracassos justificáveis no meio do caminho, já que tudo aquilo que não diz respeito a sua essência verdadeira cairá por terra.
Tudo o que você reuniu em torno de você apenas para satisfazer aquilo que você imaginava serem imposições do meio durante a fase do trígono tende a ser re-analisado agora. Novos relacionamentos, mudanças repentinas de objetivos adotadas naquela fase, muitas dessas coisas tendem a ser abandonas, especialmente se tais posturas ou tais relacionamentos tenham sido adotados apenas para agradar aos outros, para calar as críticas e inseri-lo na normalidade. Aqui sua verdade será exposta novamente da forma como ela sempre foi e não haverá como disfarçar nada, será necessário coragem para lidar com as críticas e principalmente perseverança para resistir as diversas sugestões e oportunidades de “ouro” que podem surgir apenas para confundi-lo. Se ainda não aprendeu, aqui você terá de aprender a ser você mesmo sem se importar com a opinião alheia e sem poder lançar mão de disfarces. Para quem vive a quadratura pela primeira vez, e se tiver idade para isso, pode ser o momento de finalmente encontrar um caminho sólido na sua senda profissional. Para quem vivencia essa quadratura pela segunda ou terceira vez não há novidades, o signo de Libra tende a ser um velho conhecido seu e certamente não o pegará desprevenido, mas é necessário prestar atenção à saúde, sobretudo se você tiver Sol, Lua ou Marte em Capricórnio.      
Aquário – Trígono minguante: confiança e liberdade
Após a apatia representada por Saturno em Virgem (fato que se mostrou verdadeiro especialmente para os aquarianos que tem pouco elemento terra no mapa) é chegado um momento mais positivo. Óbvio que com Saturno não existe sorte, nada vem de graça, mas o que acontece aqui é que aparentemente o “mundo” passa a aceitar seu modo de ser de forma quase automática. Há então uma tendência para que seus pedidos sejam mais aceitos do que negados, de que sua autoridade seja reconhecida e que você consiga realmente realizar muitas coisas, porque também a disciplina e a perseverança aumentam exponencialmente.
Existe, porém o perigo da arrogância e da ambição tornarem-no alguém insaciável: Você pode passar a menosprezar as oportunidades que lhe surgirem, pode acabar não aproveitado todo o potencial do momento por se julgar merecedor de muito mais. Existe aqui expansão social, e a tendência a uma modificação da sua conduta e dos seus objetivos de forma que você começa a se aperfeiçoar e a se moldar, tentando transformar-se numa versão melhorada de si mesmo. Tente apenas não se distanciar completamente da sua essência, porque qualquer fantasia construída agora será removida sem aviso prévio quando Saturno sair de libra e ingressar em Escorpião.    
Peixes – paralisação
Libra não forma aspecto com o signo de Peixes, então este momento tende a ser vivido como algo leve, sem pressões, mas também com a sensação de que absolutamente nada acontece. O tédio e a estagnação podem se transformar em problemas neste caso. Peixes acaba de sair de um momento bastante intenso, de oposição, onde alguns azares e baixas podem ter ocorrido, onde algumas dificuldades precisaram ser enfrentadas, e onde houve também a oportunidade de se chegar ao clímax de diversos projetos acalentados ao longo de vários anos. Foi então uma fase de testes onde os piscianos descobriram se seus esforços foram ou não válidos. Independente disso, o momento pode ter sido enfraquecedor, sobretudo para quem tem o Sol em peixes. Agora com saturno em Libra existe ao mesmo tempo alívio porque as pressões que foram comuns durante o período virginiano agora não se fazem mais presentes, mas também não há nenhuma forma de estímulo. O momento é favorável para se concentrar no dia a dia e em atingir metas menores, a fase é de espera, com saturno em escorpião tudo tende a funcionar de forma muito mais positiva.  
Áries – A oposição: ápice e reorientação
Os arianos chegam agora a um dos momentos mais importantes de todo o ciclo de saturno, a oposição. Essencialmente esse aspecto é bom e ruim ao mesmo tempo. É ruim porque representa um corte, finaliza toda uma fase de crescimento e expansão e apresenta você aos seus próprios limites, mas é bom porque agora você também colhe frutos dos seus esforços passados, ou então paga caro pelos erros cometidos. É a hora da verdade, momento de finalizar e também de dar novos inícios.
Sua tendência natural é a de tentar repetir as fórmulas de sucesso do passado, mas isso pode ser perigoso. Se conseguir inovar e se reinventar, tanto melhor para o seu progresso. A oposição inaugura na verdade um momento muito bom, a fase cheia do ciclo. Aqui não há mais crescimento, você chegou até o limite de onde poderia progredir e se expandir, mas aqui você aproveita os benefícios das expansões empreendidas no passado recente.
Podem haver problemas de saúde súbitos, ou simplesmente um cansaço inexplicável, marcando este momento especialmente para os que tem o Sol em Áries. Então é uma boa hora para pensar na saúde, alimentação e exercícios, e também em cortar os relacionamentos que lhe prejudicam. Pessoas que simplesmente se colocam contra seus objetivos sem nenhum motivo plausível tendem a surgir, e cabe a você decidir se vai manter as aparências às custas da sua saúde, ou se vai por um fim nas situações desagradáveis e encarar as conseqüências disso. A segundo opção sem duvido será libertadora. Manter relacionamentos ruins que se estabelecem agora terá sérias consequências a longo prazo. 
Touro – alerta
Você ainda se encontra na fase crescente no ciclo de Saturno, mas é bom abrir os olhos desde já e perceber que a fase do trígono, com Saturno em Virgem já terminou. Você experimentou um momento de expansão como a muito tempo não ocorria em sua vida, representado pelo trígono crescente virginiano entre 2008 e 2009. Essa tendência na verdade continua agora enquanto saturno passa por Libra, você não perde o reconhecimento adquirido no passado recente, mas precisa agora administrar a nova situação positiva de forma a não permitir que as coisas fujam do controle.
Terá de se esforçar para manter a mesma disciplina e o mesmo empenho, porque antes do trígono (antes da fase boa, de expansão) era fácil se esforçar e se empenhar, já que você ainda não tinha conquistado nada, agora que já conquistou pode ser difícil manter o mesmo ritmo. Não permita que a preguiça se instale, mantenha-se firme no ritmo porque em breve, na fase da oposição, se conseguir se manter firme ainda haverá mais vitórias a conquistar. 
Gêmeos – Trígono Crescente: expansão
Esse tende a ser um dos melhores momentos da sua vida, especialmente se você tiver vários planetas em gêmeos ou outros signos aéreos. No melhor momento da fase crescente de saturno, agora é a fase onde as bases estabelecidas e as sementes plantadas nos últimos anos começam a dar resultados positivos, é fase de colheita e se ousar nos investimentos rumo ao crescimento. Não se acanhe, não se intimide, aproveite o momento para realizar, crescer e se expandir. Esse é um momento onde o universo conspira ao seu favor!
Questões afetivas ficam favorecidas, novos relacionamentos podem se iniciar, ou relações antigas podem se formalizar. Agora é um dos momentos mais indicados para um casamento ou planejar o nascimento de um filho. No aspecto financeiro e profissional tudo tende a correr bem e a evoluir, em especial se saturno estiver passando pela metade superior do seu mapa. Caso contrário, é o momento de dar o pontapé inicial em projetos profissionais e aproveitar a boa maré para crescer também nesta área. Será fácil economizar, se disciplinar e cumprir com os compromissos assumidos, por isso investimentos financeiros altos estão também indicados para agora.
Câncer – Quadratura Crescente: obstáculos que fortalecem
Essa quadratura, apesar dos probleminhas associados inaugura uma fase muito positiva em sua vida, quando então saturno passa a ficar crescente em relação a Câncer. Projetos iniciados a 7 anos começam a tomar forma agora, mas como conseqüência, você também começa a verificar que nem tudo o que você idealizou era realizável. Então o momento é de revisar tais projetos, concertar os erros antes que a coisa cresça errada e não lhe traga retorno no futuro. Não tenha pudor em mudar de opinião ou ir contra coisas que você decidiu no seu passado recente, essa é a fase de ajustes necessários para que então você ingresse num momento bastante positivo de expansão e crescimento (quando saturno ingressar em Escorpião). 
O principal problema agora se manifesta na vida social. Você não tem o hábito de se modificar para agradar aos outros ou a entrar em situações desagradáveis apenas pra fazer “sala”, e esse tipo de atitude pode ser “polêmica” em tempos de Saturno em Libra. Você não tolera falsidade e amizades superficiais, e por esse motivo pode se tornar um lobo solitário, o que não é exatamente um problema pra você, mas se desejar aproveitar melhor o momento e sem conflitos, faria bem se conseguisse se esforçar pra sair um pouco da toca e sorrir porque existem oportunidades lá fora, lembre-se que sua fase crescente está apenas se iniciando. Quanto mais cedo começar a aproveitar, melhor.
Leão – Sextil Crescente: experimentação e expressão
Os últimos 5 anos foram de disciplina, lentidão e de poucas mudanças em sua vida. Em 2005 iniciou-se a fase nova para os leoninos, e a fase nova saturnina não tem nada a ver com o frescor da novidade de outras fases novas como a de Júpiter por exemplo, Porque esta é uma fase nova no que diz ao próprio senso de disciplina e comprometimento com coisas sérias. Mas a partir de agora, com o sextil crescente, ainda que você esteja na fase nova a expansão começa a acontecer e a vida começa a fluir de forma mais positiva. A alegria e a diversão voltam agora como elementos importantes.
É um momento de começar a se expressar de forma mais livre, dar mais liberdade tanto para si mesmo como para os outros, relaxar, brincar um pouco mais, começar a expressar-se agora sem o peso da proximidade de saturno que se distancia cada vez mais do seu signo. Fazendo isso, desenferrujando as estruturas, articulando-se mais, tornando-se mais flexível você começa a criar a possibilidade de haver real expansão e crescimento nos próximos anos. Tudo o que foi iniciado ao longo dos últimos 5 anos depende desse processo para que seus projetos tenham chance de seguir em frente.   
Virgem – normalização
Finalmente termina a passagem de saturno pelo seu signo, o que é um alívio. Por mais que Saturno tenha agido em sua vida “para melhor”, nunca é fácil conviver tão de perto com os medos, angústias e limitações associadas a este planeta. Você pôs um ponto final em seu passado na fase da conjunção, e agora, em libra, sente-se inserido totalmente em uma nova realidade, em um novo “presente” construído durante a conjunção, e ao longo dos próximos anos ainda terá muito o que desenvolver e expandir em sua vida.
É um momento onde nada tende a ocorrer de especial, simplesmente ocorre uma diminuição das pressões, medos e obrigações. Momento bom então para colocar ordem na casa, se equilibrar e dar seguimento em seus projetos aproveitando-se do forte senso de disciplina assimilado durante a fase da conjunção. 

(Se quiser mais detalhes sobre seu mapa ou seu signo, entre em contato pelo [email protected] e agende uma consulta a partir de R$ 50,00 )