Signo Lunar

A lua simboliza nossas emoções e principalmente a nossa percepção do mundo que nos rodeia. Psicologicamente ela é a lente com a qual enxergamos a vida e as cores com as quais impregnamos nossas memórias. Fala também de como elaboramos nossos sentimentos e do como lidamos com as nossas necessidades de afeto, proteção, cuidado e alimentação. Nos nutrimos ou agimos de forma mesquinha conosco mesmo? Nos permitimos o amor ou nos fechamos para o mundo? Como cuidamos de nós e dos outros? De que maneira nos protegemos? A lua responde a todos esses questionamentos. Também fala de questões como privacidade, reações emocionais, capacidade de expressar afeto, de reconhecer oportunidades e perigos e de nos envolvermos em nível de intimidade com o outro. 

Abaixo vamos ver como funciona a lua em cada um dos signos do zodíaco numa perspectiva estritamente psicológica:

Lua em signos de  fogo





São as mais passionais, ardorosas, otimistas e ao mesmo tempo mais vulneráveis. Nos signos de fogo as noções de privacidade e autopreservação são totalmente negligenciadas em função de uma conduta mais expansiva, impulsiva, agressiva e até mesmo exibicionista. Tradicionalmente a Lua não fica muito bem em signos masculinos, e o fogo é desta polaridade. Leia mais sobre a lua neste elemento clicando no link de cada um dos artigos sobre luas nos três signos de fogo: 

Lua em Áries

Lua em Leão

Lua em Sagitário

Lua em signos de Terra

O elemento terra é uma triplicidade regida noturnamente pela Lua. Isso significa que os signos de terra estão entre as posições mais desejáveis para a Lua. Porém o detrimento da Lua fica neste elemento (Capricórnio), mas também sua exaltação (Touro). No elemento terra existe mais cuidado na hora de preservar a própria intimidade, e são os posicionamentos mais estáveis, seguros e auto suficientes para a lua. Por outro lado, podem ser críticos, pessimistas e ter pouca imaginação.  

Lua em Touro

Lua em Virgem

Lua em Capricórnio

Lua em signos de Ar

São emocionalmente mais distantes e superficiais, tendo uma natureza mais racional e gregária. A falta de inteligência emocional é compensada por muita inteligência social, e apesar de não serem bons com a intimidade, são muito bons nos relacionamentos em geral, apesar de não tão bons na hora de falar do que sentem ou lidar com as crises de perto. Podem ser muito úteis ao ajudar as pessoas a enxergarem suas crises e complicações emocionais de uma maneira mais distanciada.  

Lua em Gêmeos

Lua em Libra

Lua em Aquário

Lua em signos de Água

O elemento água é onde a lua tem triplicidade participativa. Na verdade este é o elemento onde a lua encontra mais afinidade. É onde fica seu domicílio (Câncer) mas também sua queda (Escorpião). Sensíveis, instintivas e dotadas de grande inteligência emocional, os signos de água são os mestres no mundo das emoções, mas podem ser carentes e vulneráveis ao mesmo tempo, necessitando do desenvolvimento da capacidade de autopreservação  e proteção da própria privacidade.

Lua em Câncer

Lua em Escorpião

Lua em Peixes