Lua Crescente

O segundo quarto da lua é o quarto crescente. Inicia-se a partir da quadratura crescente (quando a lua forma um ângulo de 90° com o sol) e vai até imediatamente antes da Lua Cheia. Nesta fase da lua o desenvolvimento é voluptuoso, intenso e existe um sentimento de “pressa”. Esta é uma lua propícia pra se iniciar atividades que terão um resultado mais imediato. É sabido que esta á uma fase propícia pra o crescimento das plantas por exemplo. É uma fase que se inicia a partir de uma séria crise de desenvolvimento (a quadratura crescente) que impele a um sentimento de urgência.

O segundo quarto se divide em duas fases: A lua no quarto crescente e a lua convexa.

A lua no quarto crescente Vai entre a quadratura crescente e a sesquiquadratura crescente. Ela se inicia portanto com a primeira grande crise no desenvolvimento, a quadratura crescente que corresponde ao zero grau de câncer. Quem nasce durante esta fase tem consciência plena da necessidade de base e estrutura e tende a uma personalidade ativa, que não tem medo da luta. Nesta fase ocorre também o trígono crescente, que corresponde aos 120° de distância entre a lua e o sol, e ao zero grau do signo de Leão. É portanto também uma fase de criação, de fertilidade. Aqui mais de 50% do disco lunar esta iluminado, e quando o sol se põe a lua já é visível no meio do céu.

A lua convexa vai da sesquiquadratura crescente (135° de distancia entre sol e lua) até as vésperas da lua cheia. Nesta fase ocorre o aspecto do quincôncio crescente que corresponde ao grau zero de virgem. Aqui é uma fase de hiper-consciência e de preparação para o máximo desenvolvimento do ciclo lunar. As pessoas nascidas nesta fase vão ser ativas, do tipo que gosta de se envolver inteiramente em qualquer questão e que gostam de agregar outras pessoas. Neste momento do ciclo lunar a lua já é passível de ser vista de forma bastante débil já antes do por do sol. Quando o sol se põe ela aparece a cerca de 45° acima do horizonte leste, com mais de 75% do disco lunar iluminado.

O temperamento associado ao segundo quarto da lua é o colérico, que corresponde ao elemento fogo e ao verão.