Lua Nova


A lua nova é o primeiro quarto do ciclo luni-solar, que aqui chamamos de primeira fase da lua. Ela tem duas subdivisões que conheceremos melhor à seguir. Está associada aos inícios, se parece com a energia da primavera e significa juventude, fertilidade e desejo de crescimento e expansão. Porém, trata-se de uma energia mais frágil e vacilante. As coisas ainda estão em estágio muito inicial nesta fase da lua. Por conta disso, é como se ainda não tivéssemos certeza absoluta do que queremos, e avançamos de maneira mais branda.

Aprendizado e conexões são características chaves desse estágio do ciclo lunar: É o momento em que conhecemos o que temos, e é também quando adquirimos complementos e criamos conexões, onde aprendemos mais sobre até onde podemos chegar.

A lua nova está relacionada ao elemento ar, ao planeta Júpiter e ao temperamento sanguíneo. É a fase da lua ideal para um começo gradual. Se deseja iniciar as coisas da maneira mais tranquila e se está disposto a se dar tempo pra explorar possibilidades, essa é a fase da lua ideal. O desenvolvimento aqui deve ser pensado em termos de longo prazo.

Essa fase da lua pode não ser a mais indicada para recomeços , porque teríamos a sensação de retornar a um estágio muito prematuro do nosso projeto ou plano de ação. Mas em algumas situações isso é exatamente o que nós buscamos e precisamos. Voltar a estaca zero muitas vezes é nos dar a chance de começar de novo, e da maneira correta. Então a lua nova tem esse efeito pra algo que é retomado.

O primeiro quarto se divide em duas fases: A fase nova, e a fase crescente.

Essa subdivisão tem efeito maior em termos de comportamento e personalidade. Mas os efeitos de coisas iniciadas em ambas as fases são muito parecidos.

Fase nova

A fase nova está associada a energia do signo de Áries. As pessoas que nascem durante essa fase tendem a ser impulsivas, iniciadoras mas pouco disciplinadas, muitas vezes não levando suas atividades até o fim. São voluntariosas, se empolgam com facilidade e tem bastante audácia. Mas são pessoas ansiosas por garantias, e normalmente estão em busca de um ponto de estabilidade em suas vidas, que recriam ciclicamente.

Essa fase é iniciada com a conjunção e no seu interior está o aspecto do Semi-sextil crescente, que corresponde ao grau zero de touro. Então esta fase é simbolicamente o processo de surgimento e de corporificação, dentro do ciclo.Se a lua estiver dentro do primeiro quarto , mas ainda a menos de 45° de distância do sol, ela é considerada na fase nova.

lua nova Pictures, Images and Photos

A fase crescente se inicia na semi-quadratura Crescente, que seria a primeira crise de desenvolvimento dentro do ciclo. É um aspecto tenso, mas de intensidade muito inferior a quadratura. A partir da semi-quadratura, 25% da lua está iluminada e ela é visível num ângulo de 45° acima do horizonte oeste, logo após o por do sol. O aspecto ptolomaico associado a esta fase é o Sextil Crescente, que corresponde ao zero grau do signo de gêmeos.

As pessoas nascidas nesta fase da lua, em uma visão moderna, são exploradoras, ecléticas e apreciam o movimento, sendo bem humoradas e criativas, mas apresentando um desejo maior de estabilidade se comparadas as pessoas da fase anterior.