Virgem

 

Chegamos a virgem, e agora o desenvolvimento da nossa nova ordem está a pleno vapor. O estágio virginiano de um ciclo traz consigo um ritmo fabril, mecânico e diligente. Em leão a idéia foi exibida com todo o seu conteúdo e em toda sua plenitude, incluindo aí as suas imperfeições. Onde existe a consciência da falha e a humildade para reconhecer esta falha, certamente não temos leão, chegamos definitivamente na Virgem.

Sistematização, método, cálculo, higiene e ordem. Em virgem os movimentos são sincrônicos e uniformes, e existe um constante trabalho de fiscalização que busca identificar e eliminar as falhas. A impressão causada já não interessa mais, neste estágio a preocupação e com os detalhes, com a minúcia, cada particularidade ganha importância, cada ângulo é delineado, friamente analisado, sempre em nome da perfeição.

Virgem é como uma versão sofisticada de touro, uma vez que virgem é flexível e atua segundo o mesmo princípio taurino da conservação quando cria esquemas que mantenham a ordem e a estrutura pretendida. O princípio de conservação é originado em touro. Em virgem, a conservação não é feita através do endurecimento e da resistência pura e simples, mas através de mecanismos que obrigam sutilmente ao cumprimento das normas.

Já a flexibilidade pode ser uma característica herdade de gêmeos, mas em virgem não existe a mesma liberdade e nem o impulso exploratório que observamos no signo aéreo. Em Virgem um objetivo já está traçado (leão), e é neste estágio onde se cuida da manutenção cega e sem questionamento das normas.

Virgem é também uma expressão de câncer porque é o estágio onde os cuidados cancerianos saem de um plano internalizado (ou estritamente pessoal) e se encaminha para o âmbito social. É em virgem a preparação para o inevitável encontro com o outro (Libra). A higiene não se limita a ser uma simples manutenção das condições de salubridade de um indivíduo neste caso (em câncer o individuo cuida de si para si, e para os seus), porque em virgem a higiene acaba funcionando como um código social de respeito mútuo. Virgem cuida de si não só para si, mas cuida de si também para o outro, é a espera pelo outro.

O signo de virgem representa a poda necessária para que a idéia leonina se desenvolva com maior vigor. Representa também o trabalho realizado de maneira diligente, em nome da manutenção de uma ordem. Além disso, é aqui onde ocorre a conscientização da existência do outro.

Mas virgem ainda não conhece este outro, sabe apenas que ele esta ali adiante, assim este estágio é a preparação para o outro. Enquanto não chega, o outro parece algo de natureza superior, talvez porque simplesmente não temos ainda noção das suas capacidades. A preparação e o eterno aperfeiçoamento vem em nome do nivelamento com o outro. E quando finalmente nos sentimos seguros para ir até este outro saímos do estágio virginiano e ingressamos em Libra.