Leão

Eis que surge o Leão: findam-se as trevas e a umidade e impera a luz. Leão reage a câncer bradando sua vontade e dizendo: a partir de agora eu sou o responsável sobre mim mesmo. Leão é a autoconsciência e a autoconfiança. É a idéia ariana materializada, o novo finalmente estabelecido. E a força representada em leão, o ímpeto, a imposição e o autoritarismo são estritamente necessários para que ele consiga se libertar das amarras cancerianas. A criatividade, o egocentrismo e o orgulho descarado são necessários para que o leão não necessite mais que a mãe lhe diga o quanto ele é capaz, ele tira essa força de si mesmo, deixa de depender e passa a se exibir para o mundo. É uma energia agressiva, selvagem e infantil, que ainda não tem idéia do mundo ao seu redor, diferente de câncer, que apesar de viver ilhado com o filho tinha plena consciência da existência de outros mundos, outras realidades além da sua, o que justamente o motivava a se ilhar e a garantir sua sobrevivência.

Leão é o estágio do ciclo que não possui ligação nenhuma com o passado e que é desprovida de parâmetros para pensar em um futuro, porque ainda não entrou em contato com o outro, ainda não se tem noção de até onde se pode ir. Em leão, portanto, tem-se a sensação de que tudo é infinito, um eterno presente onde existe um reinar absoluto. É nesta fase que será estabelecido o “caráter”, ou as características que descrevem o ciclo, suas regras, leis, quem ou o quê ele definitivamente é. Identidade, caráter, orgulho, honra, paixão, criação: essas são todas palavras ligadas ao leão. É aqui, portanto que uma nova ordem, ou um novo alguém, ou uma nova estrutura perdem o seu epíteto de “novo” e se estabelecem como o presente, como a absoluta e indiscutível realidade.

Leão é a manifestação de Áries, algo que a princípio parecia ser uma idéia tão simplória, finalmente esse algo, ao chegar em leão se define e passa a existir plenamente. Os fantasmas piscianos foram esquecidos, não existem mais nem mesmo as sombras do ciclo anterior, agora estamos definitivamente inseridos no novo ciclo e rumando ao desenvolvimento máximo (que se dará em sagitário). Assim Leão é conseqüência direta de Áries, foi concebido naquele signo e a idéia ao longo de touro, gêmeos, e câncer adquiriu corpo, pensamento e nutrientes, até eclodir de maneira talvez até melhor do que o que foi imaginado em Áries. A coisa agora adquire vida própria, independência total, percebemos aí uma expressão geminiana, nessa inquietude. Leão é também um signo explorador, mas diferente de gêmeos, leão não está sem objetivos, a exploração leonina não é sem rumo, mas visa sempre a melhoria constante.

E assim caminha o leão, imponente, crente de que não existe nada no mundo além dele, e crente de que ele é a manifestação da perfeição. Leão tem muito orgulho de si, muita confiança e não existe nada que o convença do contrário. E é excelente que assim o seja, pois ele é o responsável por uma tarefa colossal: substituir de maneira definitiva toda uma outra existência por uma nova requer luta, imposição, coragem, garra, determinação, passar por cima de todos s zumbis que morbidamente esperneiam e tentam impedir o estabelecimento dessa nova realidade. Mas é desnecessário dizer que Leão não é perfeito. E para melhorar, progredir, crescer, ele precisa reconhecer isso. Quando ele finalmente reconhece isso, entretanto, ele já deixou de ser leão. Penetramos assim, nos domínios de virgem, que simboliza o eterno aperfeiçoar.