A lua em Touro

A lua tem exaltação no signo de touro , além do elemento terra ser sua triplicidade noturna, e o signo de touro é um signo fixo e de terra. A lua é uma significadora da ideia de feminino, especialmente quando pensamos na ideia de mãe. E o signo de touro é o signo onde os valores femininos mais se fortalecem. É o arquétipo da rainha , onde a lua se exalta e vênus tem seu principal domicílio, simbolizando também a ideia de materialidade ou realidade (em oposição ao idealismo dos signos masculinos, de fogo e ar).

Comportamento básico

A principal característica da lua em touro é a Constância e a fixidez. São pessoas previsíveis e que fazem questão que o seu universo seja o mais previsível possível. Uma vez que estejam à vontade em seu território e levando a vida dentro da sua rotina definida, se transformam em máquinas imparáveis. Apresentam resistência aos estímulos externos, e isso significa que precisam de muito para que algo consiga os retirar de sua rota pré-definida. Não se empolgam facilmente, não se irritam facilmente e não se magoam facilmente. Não é porque sejam insensíveis, mas é porque sabem instintivamente se proteger de tudo o que tenta os retirar do seu ponto de equilíbrio. É como se criassem um campo amortecedor ao seu redor que intercepta tudo o que vem de fora, absorvendo o que é interessante e deixando de Fora o que é hostil.

São autossuficientes mas ao mesmo tempo muito capacitados para cuidar do outro. São provedores e cuidadores de quem amam e uma vez estabelecido um compromisso onde haja confiança e certeza de reciprocidade, são capazes de entregar tudo. Entretanto não gostam de se sentir parasitados, isto é, sem uma garantia de contrapartida mostram-se fechados a qualquer forma de cooperação nessas circunstâncias. Nos casos em que a lua é muito tensa, a pessoa pode desenvolver um egocentrismo crônico e o sentimento ilusório de que todos querem tirar proveito dela. Isso termina isolando a pessoa e levando ela a pautar suas relações excessivamente no que pode ganhar materialmente ou emocionalmente das interações, e sendo hostil a ideia de dar algo em troca. É curioso porque a exaltação da lua no signo de Touro justifica inclusive essas manifestações desequilibradas. Quando pensamos do ponto de vista puramente biológico, quanto maior o nível de egocentrismo, quanto mais recursos um ser consegue acumular e quanto mais autossuficiente ele se torna, tanto melhor para sua sobrevivência.

Outra característica fundamental da lua em touro é o seu pragmatismo. São pessoas com os dois pés muito firmes no chão, que preferem lidar com a realidade material de uma maneira direta, de maneira física se possível, com o mínimo de intervenções intelectuais e idealizadas. O foco dessa lua não é nem nos princípios, nem nos resultados, mas sim nos processos que transformam uma coisa em outra. Por isso tem afinidade com coisas como culinária, jardinagem, carpintaria e artes plásticas. Colocar a mão na massa literal e metaforicamente, com paciência, persistência e continuidade. Diante das crises, a lua em touro primeiro se irrita profundamente com a perturbação, e imediatamente se põe a fazer alguma coisa para resolver o problema de maneira prática e objetiva, dentro das suas condições e passando como um rolo compressor sobre tais problemas até que se reestabeleça a paz.

Justamente por terem essas características de isolamento com relação a influências exteriores, pessoas com a lua em touro transmitem uma calma e uma serenidade impressionantes, com potencial de contagiar outras pessoas. São influências estabilizadoras, que não se impressionam ou se exasperam com facilidade e que lidam de maneira objetiva com as questões imediatas que os outros trazem. Por isso são muito bem equipados para atuar na saúde com pessoas convalescentes, com pessoas instáveis psicologicamente e com crianças, mesmo as Muito pequenas. Também tem um efeito apaziguador de contendas, e dificilmente caem em provocações.

Luas taurinas geralmente são muito românticas, expressando afeto de maneira muito aberta e preferencialmente física. Costumam ser sensuais e bastante dependentes de estímulos sensoriais, táteis, para que se sintam amadas. Uma relação excessivamente intelectualizada leva ao desinteresse. Tem um senso de compromisso inabalável que se estende para todos os tipos de relacionamento, e tem grande dificuldade de abrir mão de uma relação uma vez que tenham investido algo de si naquele relacionamento. Isso pode fazer com que tenha casamentos longos, estáveis e resistentes à crise muito mais pelo esforço que fazem para manter a situação do que por mérito do outro. Uma vez que se convenção da inviabilidade de uma relação, ainda que demorem, cortam relações e muito dificilmente voltam atrás. Jamais tomam decisões por impulso e não gostam de envolvimentos superficiais, porque encaram as relações como investimentos, então evitam desperdiçar recursos e energia com coisas sem potencial de evolução.

Percepção da mãe e do feminino

A lua em touro costuma ter uma percepção tradicional da mãe como figura que nutre, protege e cuida. Por conseguinte, são pessoas que costumam ter uma relação positiva com o feminino . São mulheres com boa relação com sua natureza feminina e que costumam ser felizes na maternidade, e emocionalmente maduras em idade precoce. E homens com natureza emocional e afetiva mais amadurecida , capazes de expressar afeto, proteger e nutrir, assumindo papeis mais femininos sem que isso entre em conflito com as próprias noções de masculino.

Se a pessoa nasce com a lua muito debilitada, ela tende a idealizar a mãe como essa figura protetora e que fornece segurança e estabilidade, mas a realidade pode frustrar ou distorcer essas expectativas. O signo de touro rege a boca então a alimentação durante o desenvolvimento é um tema chave. São pessoas com boas chances de nascer em um ambiente que leva a desenvolver um transtorno alimentar por exemplo, se essa alimentação foi excessiva, se ela se viu sufocada ou superprotegida , ou se a mãe usou alimentos como forma de expressar afeto, ou restringiu alimentos como forma de punição. É um tema recorrente nas luas de terra e aparece na lua taurina também.

Ao invés do desequilíbrio ser vivido com alimentos, ele pode ter sido vivido com bens materiais , que podem ter sido em excesso pra compensar uma falta de presença física dos pais, ou mesmo usados pra chantagear ou adestrar o comportamento da criança. Isso pode levar a um comportamento extremamente ciumento e apegado a objetos, e uma dificuldade muito grande em ceder, emprestar ou compartilhar o que quer que seja, já que os objetos se transformam em fetiches que concentram em si a ideia de afeto, amor e segurança, com esse comportamento sendo levado para a vida adulta. Em casos muito desequilibrados isso pode levar a tendências acumuladoras.

O que fazer durante uma lua em Touro

São momentos que favorecem os negócios , o trabalho e a esfera afetiva. Por ser exaltada, essa é uma das luas mais escolhida em eletivas de diversos tipos, em especial nas situações em que se deseja que algo seja constante e duradouro. Se a fase for nova, é bom para inícios de coisas duradouras, e se a fase for cheia, bom para coisas que trazem retorno rápido e relativamente melhor do que normal.

É bom para encontros românticos, jantares e experimentações gastronômicas, para se pensar em comércio, investimentos e bens materiais. Favorece o amor e a gastronomia porque é a lua que mais atiça os sentidos e mais potencializa o prazer. Favorece os negócios porque favorece a um pensamento pragmático e um transcorrer sereno e cuidados das negociações. É uma lua que pode gerar preguiça e corpo mole para tudo que não produza prazer, especialmente se estiver mal aspectada, produzindo um hedonismo inerte.