Marte em sagitário 2018

 

Marte entra em Sagitário no dia 26 de janeiro e permanece neste signo até 17 de março de 2018. Esse artigo trata somente do trânsito de Marte em Sagitário 2018.

Marte em Sagitário em comparação a Escorpião é uma energia muito mais aberta, expansiva e liberal. A velocidade é uma das maiores características de Marte neste signo, o que pode porém fazer com que o nível e a qualidade do que se entrega caia um pouco. Mas a energia densa e sufocante de Escorpião também tem uma certa tendência a inércia. O esperar demais pelo momento exato pode nos deixar cansados e fazer com que a gente se sinta estagnado. Esse é momento portanto de colocar as articulações, antes retesadas na sustentação de posturas furtivas e perfeitas , em pleno movimento. Não vale a pena a atuação furtiva e calculada, porque o tempo se esgotou e talvez estejamos atrasados. Se levarmos em conta que haverá uma retrogradação de Marte neste ano a coisa é literal.

Mas não pensem que a energia escorpiana vai simplesmente sumir no ar. Júpiter ainda permanece em Escorpião ao longo desse trânsito . Teremos daí a situação de Marte estar no domicílio de Júpiter, e Júpiter no domicílio de Marte. Mas basicamente, a energia explosiva de Sagitário tende a ser refreada pela desconfiança de Escorpião, e o impulso expansivo de Júpiter tende a ser ampliado pelo passo confiante e cheio de fé na vida desse Marte em Sagitário.

Sobre a recepção Mútua Marte/Júpiter

Marte é um planeta de natureza quente e seca, colérico e portanto do elemento fogo.

Mas a triplicidade mais forte pra Marte é do elemento água (frio e úmido, característica oposta ao quente e seco de Marte). Por que isso acontece ? Isso se relaciona com a ideia de planeta maléfico e benéfico da astrologia tradicional.

Os maléficos são considerados melhores em signos de triplicidade que negam suas naturezas essenciais . No caso de Marte (planeta de fogo) é o elemento água , e no caso de Saturno (planeta de terra) é o elemento ar.

Autores modernos ignoram essa lógica tradicional e consideram que cada planeta fica bem somente em signos que aumentam sua própria natureza, no caso de Marte, o elemento fogo e no caso de Saturno o elemento terra.

Mas quando pensamos em Marte como um impulso potencialmente destrutivo de violência, não parece fazer sentido que o tempero desta natureza abrasiva pela candura do elemento oposto termina sendo mais útil para os assuntos humanos ? É nosso objetivo a guerra , a violência e a destruição ? Imagino que não . Quando essa energia marciana é temperada pela água ela tem o potencial de ser direcionada para finalidades muito mais construtivas , e é aí que veremos a força de Marte quando atuando nos temas ligados a vida profissional por exemplo .

Vemos Marte deixar um signo de água , onde tem triplicidade é também domicílio e por isso sua energia está sob controle. Sangue frio , letalidade e rigor são palavras chaves para se pensar na manifestação de Marte em escorpião . Em sagitário esse Marte fica mais assertivo, mais “falastrão” e pouco moderado quanto as suas opiniões , e é propenso a agir por impulso. É uma e energia muito forte, muito rápida , mas também muito vulnerável . Basta pensar. A lógica do cavalo que é o animal símbolo de sagitário : um animal forte,imponente e associado a noção de velocidade, mas qualquer tropeço para um cavalo pode ser literalmente fatal. E quanto mais impulso, força e velocidade colocamos nas coisas, maiores são também nossos riscos.

Temos que ficar cientes então: num momento de Marte em sagitário , enfiar o pé no acelerador se torna algo muito fácil de se fazer mas precisamos calcular melhor nossos riscos para evitar os potenciais problemas relacionados a esses riscos .

Por sorte , essa passagem de Marte em sagitário será também uma recepção mútua com Júpiter que está em escorpião. Dessa vez veremos esse Marte em sagitário atuando de forma mais cautelosa. Isso acontece porque Marte em sagitário é impulsivo porque conta com a sorte. Mas se Júpiter está em escorpião , ficamos também mais desconfiados e com a nossa fé enfraquecida , e portanto não agimos de forma tão cega. Uma coisa compensa a outra. A impulsividade de Marte tira esse Júpiter da estagnação , e a desconfiança desse Júpiter leva esse Marte a agir de forma mais premeditada e cautelosa.

 

 

Não se trata porém de um bom momento para se fazer coisas marcianas , porque Marte não tem dignidade neste signo, é sempre bom e importante lembrar. (coisas marcianas = cirurgias, esportes, trabalhos braçais)

 

 

Atenção para os maiores problemas desse posicionamento:

*Uso de força ou energia exagerada pra se fazer coisas sem que isso represente um ganho em termos de resultado. Pior, tendemos a nos desperdiçar neste momento ao dissipar mais energia que o necessário.

*Perda do foco e do empenho, tendência a correr rápido demais na hora de resolver as coisas. Entretanto, podemos estar de alguma forma atrasados ou ter gasto tempo demais no passado recente com planejamentos e preparações, quando temos mais é que agir quando Marte ainda está forte.

*Tendência ao fanatismo e agressividade na hora de se discutir ideias. Entretanto, os debates vão se multiplicar ao longo do trânsito, o que pode ser algo saudável e produtivo.

 

 

As ativações de Marte neste mês:

09 de fevereiro e também em 9 de março: Lua em conjunção com marte indicando um potencial para o desentendimento e conflitos irracionais.

31/01 06/02 Marte em sextil com Mercúrio: favorável para os deslocamentos e aos trabalhos que exigem comunicação. debates e discussões produtivas.

12-22 de fevereiro: Marte em quadratura com Netuno: Uma energia confusa e traiçoeira que pode levar a conflitos desleais e traições. Também pode significa acidentes causados por desatenção.

20/02 – 02/03: Marte em quadratura com Vênus: Incidentes diplomáticos , rispidez e truculência nas relações sociais que podem levar a desentendimentos. Exacerbação do desejo sexual, tendência aos excessos nessa área. Relações iniciadas com esse trânsito podem ser marcadas pela irracionalidade, pelas brigas , e guiadas apenas pelo magnetismo sexual. Não é um bom momento pra quem pretende entrar em compromissos porque as ligações tendem a ser feitas por impulso. depois de um tempo podemos perceber que não suportamos a pessoa, apenas a desejamos.

05-16 de Março: Marte em trígono com urano : Uma energia arrojada, favorável ao movimento e a atividades que envolvem riscos e aventuras de maneira geral. Indica saídas criativas e inventivas para problemas do dia a dia. Bom para viagens.