Marte em Capricórnio ♑

Marte está transitando Capricórnio, signo em que este planeta tem sua exaltação. Temos que pensar em Marte como uma força, repleta de energia em potencial, cuja natureza é destrutiva, bélica, agressiva. É uma energia que necessita de controle não somente para impedir os eventuais danos que ela pode causar, mas principalmente para que ela possa ser convertida em força de trabalho e assim utilizada de forma útil. Assim, de todos os planetas, o que mais precisa de controle é justamente Marte. É por isso a exaltação de Marte no signo de Capricórnio, esse é o signo que melhor simboliza a ideia de cautela e controle. Marte é um planeta quente e seco, Capricórnio um signo frio e seco. O Aspecto violento do planeta vem principalmente em decorrência de sua secura.  Neste caso percebemos que este elemento é aumentado, implicando num potencial destrutivo muito alto. A questão é que neste caso esse potencial será usado com muito mais cautela, principalmente para neutralizar ataques, de forma defensiva. A ação do Marte em Capricórnio em um conflito é a de tentar soterrar e sufocar os antagonistas, impedindo que eles reajam ou continuem seus ataques. E a força neste caso, se for pra ser usada, ela o  é de forma demolidora, sem remorsos e nem misericórdia. Não há senso de justiça nem  proporcionalidade no uso da força quando se decide que essa tem de ser usada.

Os indivíduos que nascem com Marte em Capricórnio são líderes naturais e pessoas muito industriosas. O ano de 1986 em particular promoveu o nascimento de muitas pessoas com este posicionamento, porque Marte ficou retrógrado neste signo. Ser industrioso significa ser bem disposto para o esforço. Não significa amor ao esforço, a dor ou ao sofrimento. Significa que, se for necessário, em nome de um bem maior, a pessoa não vai pensar duas vezes antes de se submeter ao sofrimento que for necessário pra atingir seus objetivos. São capazes de muita auto-disciplina e a se submeter a frugalidade em nome dos seus objetivos. São também excelentes disciplinadores, podendo ser considerados tiranos e cruéis em alguns casos. Ter um inimigo com Marte em Capricórnio é complicado porque o objetivo de quem nasce com este marte é muitas vezes terminar com os embates de uma só vez, através de um movimento único, porém contundente e talvez fazendo uso de força exagerada, mesmo que não aja nenhum vencedor no final.

Uma época de Marte em Capricórnio beneficia ao esforço físico de todo tipo, ao trabalho braçal e a toda sorte de empreendimento e realização. Nenhum posicionamento é mais indicado por exemplo pra se iniciar uma edificação, especialmente se houver harmonia com Saturno, como ocorre neste caso. Não há nada impossível de ser realizado, desde que tudo seja planejado dentro de moldes precisos e realistas. Esse é o melhor posicionamento a se ter no céu quando decidimos colocar em prática um plano mais elaborado ou quando queremos nos lançar em empreendimentos longos. É muito bom também pro início de atividades físicas, que serão marcadas pela disciplina. Tudo aquilo que requer esforço contínuo é beneficiado por Marte em Capricórnio: Ele é o mestre no quesito economia de energia.    

Marte ingressou em Capricórnio: 17/11/2012 às 00:36 (fuso -2)

Marte deixa Capricórnio pra ingressar Aquário: 25/12/2012 às 22:48 (fuso -2)