Mercúrio em Capricórnio ♑

Mercúrio em Capricórnio está peregrino, mas o ingresso deste planeta neste signo é como um alívio, pois ele acaba de deixar seu detrimento. É um alívio para o excessivo barulho, para a prolixidade e para o exagero de Sagitário. Em Capricórnio, signo de Saturno, o que predomina é o silêncio e o pragmatismo. Este Mercúrio põe um ponto final nas expectativas, digamos, seria um mercúrio da desilusão, onde as ilusões se desfazem, onde se encara a realidade.

Está no mesmo elemento de Virgem, signo onde Mercúrio se encontra mais forte, mas mesmo assim é peregrino. Aqui este mercúrio é metódico e organizado, é austero, de pensamento simples, objetivo e útil, mas é também um mercúrio lento, que não consegue se adaptar facilmente a novidades, que tem algo de ‘engessado’ como uma resistência instintiva ao novo e ao que ‘escapa’ ao controle. Uma necessidade de controle mental sobre o ambiente circundante também é evidente, e uma mente pessimista, que alimenta temores e que cria obstáculos imaginários para coisas que na verdade seriam simples.

Mas o que impera num momento de Mercúrio em Capricórnio é o silêncio e o pensamento laborioso. Nem a fala e nem a escrita são usadas à toa. Ele não beneficia a comunicação, apesar de não atrapalha-la também. Gera apenas lentidão, um clima geral de cinismo, e uma preocupação maior com o mundo prático, com as coisas que são úteis; Especialmente neste momento em que acabamos de deixar um período relativamente longo de mercúrio em Sagitário, com o pensamento nas alturas e as expectativas lá em cima, sem dúvida essa passagem de mercúrio em Capricórnio trará a calma, a paciência e a objetividade necessária pra organizar o que se caotizou nos últimos dias.

Ingresso: 08/01/2012 as 4:34 am (fuso -2)

Deixa Capricórnio: 27/01/2012 as 16:11 (fuso -2)