Indicadores Profissionais no Mapa Astral

Todo o mapa astrológico pode ser útil ao oferecer indícios em relação as questões vocacionais. A partir da análise do temperamento já se é possível determinar se uma pessoa é mais inclinada a ação, a liderança, a intelectualidade ou aos relacionamentos, e somente este já é um indício bem forte que vai ajudar a nortear o astrólogo diante dos diversos outros indicadores.
A personalidade da pessoa, apontada principalmente pela casa 1 e pela Lua pode também predispô-la a uma série de atividades que emergem nela de forma natural. Por exemplo, os que tem ascendente em Gêmeos são comunicadores naturais, enquanto que os que tem ascendente em Capricórnio são administradores naturais, o que não significa que a profissão se centrará exatamente no que sugerem esses elementos.
Normalmente a casa que oferece o indicador primordial a respeito da profissão é a Casa 10. O grau do Meio do Céu especificamente é fundamental: O signo e todos os planetas que aspectam este grau tem algo a dizer a respeito da vida profissional. Bem como todos os planetas posicionados na casa 10. Obviamente, muitas pessoas irão nascer sem nenhum planeta na casa 10. Nestes casos, que não são raros, além do Meio do céu e dos planetas que lhe aspectam, consideramos também o regente da casa 10. Na verdade o regente da 10 diz muito, mesmo quando a pessoa tem vários planetas já posicionados na 10.
Uma outra questão apontada por William Lilly no Astrologia Cristã é a referente aos planetas de ação. Mercúrio, Vênus e Marte formam uma classe diferente de planetas que podemos chamar de planetas de ação. Sol e Lua são os luminares e eles correspondem, junto do Ascendente, a essência da pessoa. Júpiter e Saturno já são planetas que operam num nível mais social. Mercúrio, Vênus e Marte apontam as formas como uma pessoa interage com a vida, as pessoas e o ambiente que lhe circunda. Lilly considerava que esses planetas estavam obviamente ligados ao ofício desempenhado pela pessoa ao longo de sua vida, independente das indicações dadas pelo Meio do Céu.
Mercúrio fala das pessoas que usam mais as suas habilidades lógicas, a escrita e a articulação intelectual.
Vênus fala das pessoas que usam mais as suas habilidades sociais, carisma e habilidades artísticas e criativas.
Marte fala das pessoas que usam mais suas habilidades físicas, a força, a velocidade, ou que lidam com situações de risco e violentas.
Como saber qual dos três é o planeta que representa melhor as habilidades profissionais da pessoa? Por pura lógica. Aquele planeta, dentre esses três, que for o mais poderoso, mais dignificado, mais bem colocado e mais requisitado no mapa será o que a pessoa será mais inclinada a usar através do seu ofício. É uma questão de lógica pelo seguinte: O planeta mais forte será o modo de expressão usado de forma mais espontânea pela pessoa. Ela usará mais a função daquele planeta em detrimento de outras pra interagir com o mundo, por uma questão de condições mesmo. Se temos 3 canetas e duas delas estão falhando, qual das canetas nós usaremos preferencialmente?
A questão é que nem sempre a pessoa vai trabalhar com algo que envolve a natureza do seu planeta ou das suas indicações astrais. Mas o que o mapa aponta são as predisposições mais básicas, é impossível querer que o mapa aponte com precisão uma profissão, até por uma questão  socioeconômica. Mesmo que uma pessoa nasça com todos os atributos para se tornar uma excelente médica, se ela não tiver condições ao longo de sua vida pra trilhar este caminho, infelizmente será mais fácil para uma pessoa que não tenha a menor vocação para a medicina, mas que tem plenas condi$$ões de escolher o que quer fazer.