Evolução Espiritual

O que é isso? Eu pergunto a vocês, porque sinceramente eu não tenho ideia do que seja. Dizem que existem meios para se atingir essa finalidade, e esses meios variam tanto quanto o código de ética, as crenças e a religião dos seus autores e a disponibilidade dos que trilham “a senda”. Dizem inclusive que algumas pessoas são mais evoluídas do que outras. Por exemplo, parece que, de acordo com algumas dessas teorias, que a pessoa que nasce numa família rica da Barra da Tijuca no Rio de Janeiro, é mais “evoluída espiritualmente” do que a pessoa que nasceu a 10 quilômetros dali, na comunidade da Rocinha  na mesma cidade, já que tudo indica que a “alma” da pessoa nascida na Rocinha precisa vivenciar certas experiências para que esteja apta a um dia reencarnar na Barra, e assim ter um upgrade em seu nível de vida, mas já vivendo uma outra vida, e um aumento no seu nível de evolução espiritual(eu sei, é complexo o esquema). A pessoa que nasceu na Barra não teve a sorte de se beneficiar de um sistema mesquinho e corrupto, que beneficia a pequenos grupos  e que vive da exploração do restante da população de menos renda:  Ela nasceu na Barra porque em outras encarnações vivenciou experiências que lhe garantiram uma promoção no seu “nível de evolução espiritual”.  
Ou seja: está tudo certo com o sistema. É normal que 1% da população tenha tudo e reste muito pouco para os 99% restantes. É tudo uma questão de “Nível de Evolução Espiritual”. Podemos todos dormir conformados com nossa mísera situação, e os que fazem parte do 1% restante podem recostar tranquilamente a cabeça em seus travesseiros e dormir sem culpas porque sua condição é apenas uma premiação pelas supostas vivências que essa pessoa teve em outras encarnações e que lhe garantiram sua atual condição; Pensem: é confortável para todos acreditar nisso, especialmente para os que foram agraciados com a dádiva da fortuna.
Mas o sistema é grande demais e a derrota para alguém que se ergue em luta contra ele é praticamente certa, as oportunidades de ascensão são fictícias e a probabilidade de se sofrer retaliação pela ousadia é alta. A maioria das pessoas, sem alternativa, apega-se a religiões e outros tipos de crença que servem para que elas encarem aquela situação a qual estão condenadas de forma esperançosa. É por isso que as igrejas evangélicas tem mais força geralmente em meio a comunidades carentes. Por que é o tipo de religião que ajuda as pessoas a suportarem suas condições, que apesar de toda rigidez moral e contradições, enchem aquelas pessoas simples e sem alternativas de fé. É o que mantém muita gente viva, longe do crime, das drogas  e da prostituição, e que muitas vezes realmente salva pessoas dessas situações degradantes. Sociologicamente essas religiões evangélicas são uma dádiva quando surgem em meio a comunidades jogadas no esquecimento administrativo. São uma dádiva não so para os que se salvam, mas também para a manutenção das coisas como elas são: As pessoas aceitam e deixam de questionar, tornam-se inclusive incapazes de enxergar a existência de um sistema promovido por homens, porque em suas mentes, tudo é uma questão de vontade divina.
Temos também a televisão que promove a mais eclética e aceita dentre todas as religiões: a Religião do consumo. Somos doutrinados a adorar o bezerro de ouro e colocar como prioridade de vida o consumo e a satisfação das nossas vontades mais imediatas. Está garantida  a sobrevivência do sistema dessa forma. Todas as pessoas, de todas as classes sociais, são convencidas de que elas precisam das mesmas coisas. E elas passam a desejar aquelas coisas. O que acontece é que uma pequena minoria vai conseguir desfrutar de tudo aquilo, porque a grande maioria trabalha única e exclusivamente pra se manter viva, e ainda não consegue ser eficiente nem mesmo nessa missão, não porque querem, porque não conseguem mesmo! O que não significa que esta maioria vai deixar de sonhar com o éden tecnológico propagandeado diariamente na TV e em todos os lugares. Assim, as pessoas são escravas, sem nem mesmo se dar conta; Nunca houve um sistema escravagista em nenhum outro momento histórico que fosse tão abrangente. Pouquíssima gente escapa. E o capataz é o valor, o ter, o consumir. A vontade e o desejo são o chicote.  
É um sistema que não está somente consumindo o planeta e os seus recursos, mas que está também consumindo pessoas que vivem vidas que nesse sistema podem ser classificadas como descartáveis.    Pessoas que estão morrendo de fome. E se não estão morrendo de fome, estão vivendo “vidas”  que só podem ser assim chamadas por pura generosidade. Gente que se “desenvolve” sem condições suficientes de saúde e formação intelectual, que não se alimenta direito, que trabalha em profissões que as exaurem fisicamente, que ganham pouco e que ainda tem que conviver com as diversas necessidades impostas pelo sistema: é a roupa da moda que muda a todo tempo, é o carro, é o eletrodoméstico, enfim. Para cada espaço que se abre no orçamento existem 1000 novas “necessidades” loucas para ocupa-lo.
Ok, nem era minha intenção me alongar nessas questões, mas agora que já estão escritas, vão como um complemento, são o que eu penso e vejo. É neste mundo em que vivemos. Mas uma coisa que despertou em mim um pequeno sentimento de revolta foi o surgimento de algumas perguntas durante a minha palestra no último dia 15 de Outubro. Eu falava sobre o trânsito de netuno por peixes e as pessoas, algumas de forma inquisitiva, me perguntaram por que eu não mencionei que o trânsito de Netuno faria com que todas as pessoas buscassem a “evolução espiritual”. Lembro que escrevi no meu post que a humanidade talvez viesse a se espiritualizar mais, viesse a ficar mais interessada em questões de autoconhecimento e etc, mas não mencionei na palestra porque imaginei que já estamos sendo confrontados por questões muito mais urgentes. Na palestra, esperavam que eu concordasse mas fui obrigado a dizer: Como ter uma questão dessas como prioridade diante de questões tão básicas e tão urgentes que precisam da nossa atenção, e que , APARENTEMENTE, estão começando a ser debatidas agora (vide o movimento #Occupywallstreet). Mas, como diz o ditado, esse buraco é mais embaixo. Existe toda a questão que motivou a pergunta, e que eu coloquei na introdução deste post.  A humanidade não precisa evoluir espiritualmente: ela precisa evoluir moralmente, é necessário que aja justiça entre os homens, e não a porcaria da espiritualidade.
A moda New Age floresce entre as camadas mais abastadas da nossa sociedade. A necessidade de se sentir confortável diante da injustiça, a necessidade de não sentir culpa, e de justificar o não questionamento e a preguiça em se fazer o que quer que seja é o principal motivo do interesse. É mais cômodo acreditar que os que sofrem e não tem dinheiro em seus bolsos também são donos de almas menos evoluídas. A violência e a precariedade que os cerca não é consequência das injustiças do sistema, mas consequência do baixo nível evolutivo de “certas pessoas”.
É muito fácil pensar na sua “evolução espiritual” quando você vive bem e tem a sorte de fazer parte do setor mais abastado da nossa sociedade. Quando está bem alimentado, descansado e quando tem tempo para se preocupar com tais questões, quando a vida de alguma maneira lhe dá suporte. Mas e quando o seu estômago ronca, e mesmo assim você tem que suportar 10 horas diárias de algum trabalho que consome todas as suas energias e toda sua capacidade de pensar com um mínimo de independência? Que tempo você tem pra relaxar? Quando chega em casa o seu corpo tomba de exaustão  e você terá no máximo 1 dia por semana para recompor suas energias. Como recompensa, você recebe um mínimo mensalmente, que mal serve para a sua subsistência. Essa é a realidade da imensa maioria das pessoas que compõe nossa sociedade. Isso aparece em diversos níveis. Será que realmente a humanidade precisa dar um passo em direção a qualquer coisa relacionada a sua espiritualidade quando suas pernas mal funcionam? Continua sendo justa pra você a divisão entre níveis de espiritualidade?  
Como se importar com a meditação diária, os mantras e a yoga quando tem gente morrendo ao seu redor? Ou pior, vivendo uma não vida, porque as que morrem em geral simplesmente deixam de sofrer. Já parou realmente pra pensar como é a vida da sua empregada doméstica ou do porteiro do seu prédio, ou das pessoas que trabalharam na construção da sua casa e na manutenção do seu conforto? Acha que essas pessoas tem 1 décimo do que você tem?  Existe toda uma parcela da sociedade que está abandonada e eu garanto que não é de espiritualidade que eles precisam.
Mas eu tenho fé e esperança, de que a última coisa que veremos com o ingresso de netuno em peixes seja a evolução espiritual das pessoas. As pessoas não precisam evoluir espiritualmente! Elas precisam acordar e enxergar que a forma como as coisas estão organizadas nos dias de hoje não é justa e ela não se manterá eternamente, porque está destruindo nosso planeta, destruindo a natureza, alterando o clima e absorvendo das pessoas o que elas tem e o que elas não tem. É como se o nosso planeta estivesse com um imenso tumor, e cabe a nós, células conscientes e também as responsáveis pelo estabelecimento dessa situação, a iniciativa para a mudança.