Astrologia Moderna e Astrologia Clássica – Algumas Diferenças Essenciais

Uma das principais diferenças que eu vejo entre “Astrologia Moderna” e a “Astrologia Clássica” é a forma de se operacionalizar a interpretação dos mapas natais. A astrologia Natal, vedete da astrologia moderna, praticamente o pilar da astrologia nos dias de hoje, com uma abordagem psicológica, em alguns casos pendendo para o misticismo e para o ‘cármico’, aborda o mapa astrológico de uma maneira totalmente nova. O que era feito ao longo de dezenas de séculos na interpretação dos mapas dá lugar a uma abordagem “inovadora” e eu acho muito interessante então fazer um paralelo para que as pessoas vejam por si mesmas as principais diferenças.
ASTROLOGIA MODERNA WAY OF LIFE


Primeiro vamos ver como os mapas são lidos hoje usando a abordagem moderna. Pra ser justo, é necessário abrir uns parênteses e dizer que não existe apenas um único método de leitura, mas estruturalmente todos são muito parecidos.  Na maioria dos sites que vendem a interpretação do mapa, por exemplo, o mapa é interpretado da seguinte maneira, vou colocar na forma de tópicos:
– Sol : uma análise do signo solar, da casa onde esta o sol, eventualmente considerando-se seu regente, bem como os aspectos que faz. É o seu “Eu” consciente. Mostra sua relação com seu pai.
-Lua: da mesma forma que o sol. Aqui se analisa tudo o que é inconsciente e emocional. Mostra sua relação com sua mãe.
– Ascendente: Sua personalidade exterior, apenas uma “máscara” que você usa pra viver em sociedade. Eventualmente se considerada o regente, o signo e a casa.
– Mercúrio: como você se comunica?
– Vênus: se você for mulher, seu “jeitinho” de amar. Se você for homem as mulheres que lhe atraem. Em ambos os casos mostra sua forma de expressar afeto.
– Marte: se você for homem, mostra seu “jeitinho” de amar. Se for mulher, o tipo de homem que lhe atrai; em ambos os casos, mostra como você age quando está bravo e mostra sua energia pra agir.
– Júpiter: Mostra uma área onde você quer se expandir, onde você pode eventualmente ter sorte, mas onde em geral você é considerado como alguém presunçoso e arrogante, precisa evitar exageros.
– Saturno: Mostra uma área onde você precisa ser mais disciplinado, mostra os limites que você precisa superar. Nada será fácil nos assuntos regidos pelo signo e pela casa onde você tem saturno. Porém é área da sua vida onde você precisa investir mais.
– Urano: Mostra uma área onde você vai querer fazer as coisas de uma forma totalmente nova.
– Netuno: mostra uma área onde você tenderá a ser mais idealista, escapista ou espiritual.
– Plutão: Mostra uma área onde você viverá “transformações profundas”.
EVENTUALMENTE Você recebe uma análise casa a casa, com indicações de como você vive os assuntos representados pelas casa.
O que predomina é uma abordagem sistemática. O astrólogo  olha seu saturno e de cara começa a falar várias coisas, depois parte pra um outro planeta e assim vai indo. Se você tiver uma casa vazia ela  praticamente não é mencionada. Ele pega o desenho e dali vai tirando informações, a pessoa recebe praticamente uma aula de astrologia tendo seu mapa como exemplo, porque aprende que o planeta x em tal signo representa não sei o quê, e que o planeta x em tal casa representa não sei o quê e assim vai.
Na consulta ao vivo com um astrólogo de abordagem moderna, em geral o que a pessoa recebe não é exatamente uma aula de astrologia, porque normalmente se espera do astrólogo um mínimo de capacidade de síntese. Mas de modo geral, ele vai seguir o protocolo, explicando pra você o que o seu mapa significa, quais as implicações psicológicas , quais suas principais aptidões, etc.
ASTROLOGIA CLÁSSICA WAY OF LIFE


Antigamente as coisas não eram feitas dessa maneira. Em primeiro lugar, não existia consulta de “mapa astral”. Você ia ao astrólogo porque tinha algum problema definido. Por exemplo, a moça solteirona que já passou dos 30 e vai se consultar com o astrólogo porque quer saber se algum dia vai se casar, ou se terá filhos. O investidor que quer esclarecimentos sobre seus negócios. O jovem que está na idade de se casar e está interessado em uma donzela, ele pode inquirir o astrólogo sobre a felicidade ou possibilidade do casamento com alguém do seu interesse, dentre várias outras coisas. Pode perguntar sobre saúde, viagens, trabalho, amores enfim. Pra isso o astrólogo lançaria mão do que estivesse ao seu alcance. Se fossem conhecidos os dados de nascimento da pessoa, calcularia seu mapa, veria o que está indicado no mapa natal e olharia suas direções, revoluções, etc. Caso contrário ele abriria um mapa horário e responderia as questões do querente por ali. Ou se o cliente quisesse uma informação sobre um bom momento pra iniciar alguma coisa, o astrólogo lhe faria uma eletiva
As pessoas não iam ao astrólogo como quem entra em uma loja apenas pra olhar preços, elas geralmente iam com uma questão definida em suas mentes, e não perdiam tempo, iam direto ao ponto. Hoje em dia as pessoas que procuram um cartomante agem como agiam os antigos clientes dos astrólogos. Como normalmente o astrólogo nos dias de hoje faz atendimentos fechados, do tipo “consulta de mapa natal”, “consulta de previsões”, “consulta de revolução solar”, etc, as pessoas guardam suas perguntas para o cartomante. Acontece que elas podem procurar o astrólogo para solucionar suas dúvidas. Qualquer tipo de dúvida ou angústia tem potencial para ser respondida com a astrologia, especialmente com a astrologia horária, de forma objetiva, sem rodeios. O grande problema é que as técnicas usadas atualmente não permitem que as coisas sejam respondidas com objetividade, é sempre de forma vaga.  
Mas vamos supor que o cliente quisesse , a 400 anos atrás, fazer uma consulta de “mapa astral”. A primeira coisa que o astrólogo faria seria analisar o geral do mapa, as predominâncias e principalmente, iria calcular o Temperamento, que é a chave pra se compreender a personalidade de uma pessoa. Depois partiria por setores. Vou usar uma linguagem contemporânea pra facilitar as coisas. O primeiro quesito possivelmente seria a Personalidade da pessoa (que era entendida antigamente como a natureza da mente e o caráter do nativo). Atualmente a consulta de Mapa Astral gira em torno deste tema na concepção moderna. Vejamos um possível protocolo que o astrólogo seguiria pra falar sobre a personalidade da pessoa.
– Temperamento: seria o pilar fundamental da análise
– Signo Ascendente
– Todos os planetas que tem dignidade no grau ascendente, vindo em ordem de importância aqueles que tem as dignidades maiores.
-Todos os planetas posicionados na casa 1
– A lua, signo, casa, aspectos, casa que rege.
– Mercúrio, signo, casa aspetcos, casa que rege.
-Almuten figuris
– Alguma parte árabe associada a este assunto (os árabes tinha uma parte árabe pra praticamente qualquer assunto)
O astrólogo então iria pesar na balança (que existe em sua mente) todos os testemunhos levantados, ou seja, todos os fatores considerados e formularia seu julgamento levando em consideração esse todo. Se o Sol não tocasse um dos significadores considerados, ele nem se quer seria considerado, e atualmente (na astrologia moderna) ele é encarado como significador principal deste tema.
Os assuntos são vários, existindo casas com mais de um assunto. A casa 1 é um exemplo, porque também fala sobre o corpo físico e  a vitalidade da pessoa. Da casa 7 o querente poderia inquerir sobre o casamento, seus inimigos, associados e clientes, tudo isso visto em separado, em conjunto com outros fatores. A consulta de mapa astral poderia conter todos esses itens:
– Personalidade
– Corpo físico/vitalidade
– Caráter
– Patrimônio
– Viagens curtas
– Irmãos e outros parentes
– família
– o pai
– o lar, vida doméstica
– patrimônio da família
– diversão, prazeres
– sexo
– filhos
– doenças
– subalternos
– animais de pequeno porte (pets)
– casamento
– inimigos
– clientes
– patrimônio da esposa
– morte
– heranças
– viagens longas
– estudos
– netos
– religião/ espiritualidade positiva
-a mãe
– carreira/ profissão
– imagem pública
– ganhos
– amizades
– inimigos ocultos
– espiritualidade negativa
Cada um desses itens teria uma série de significadores a ser analisados. Então na abordagem clássica não adiantava você pegar o saturno e interpretar o saturno da pessoa. Visto assim saturno não significa NADA. Ele pode estar numa casa excelente, todo dignificado, cheio de trígonos. Isso, se não for colocado dentro de um tema, não significa nada. A análise de todos os fatores, numa única consulta, é tarefa hercúlea. Praticamente impossível. Daí a necessidade de o cliente trazer um tema pra ser abordado. Não existe uma forma de abordar o mapa de maneira superficial, usando-se a abordagem clássica. Cada um dos temas citados acima poderia levar meia hora ou mais pra ser satisfatoriamente analisado, porque a análise é feita em um nível muito profundo.
Em geral se critica a Astrologia tradicional usando-se como argumento por exemplo os chamados “aforismas”, que tinham uma função principalmente didática. Se um aforisma dissesse algo como “se o nativo tiver a lua no signo x em quadratura com saturno, então o nativo morrerá asfixiado” os astrólogos não aplicariam o aforisma automaticamente em qualquer mapa. Se a lua fosse a significadora da morte de alguém e estivesse nas condições citadas, tudo bem. Mas o que a astrologia moderna faz é algo muito parecido. Qual a diferença entre um aforisma medieval e a indicação dada em um livrinho daqueles estilo receita de bolo sobre o posicionamento da lua em determinado signo, por exemplo? A diferença entre os dois está na linguagem empregada. Mas o essencial é o fato de que o astrólogo medieval não aplicaria o aforisma literalmente da forma como ele aparece escrito no livro. Enquanto que alguns “astrólogos” hoje em dia simplesmente repetem aquilo que está escrito no livrinho de 120 páginas que ele comprou da editora pensamento sobre a lua, e com isso supõe estar “descrevendo toda a natureza emocional e inconsciente do nativo”. Astrólogos que fazem isso não podem ser chamados de astrólogos, é necessário colocar o termo entre aspas. E infelizmente, a maioria dos que trabalham com astrologia no Brasil nos dias de hoje fazem exatamente isso.