Dignidade

Quando um planeta está em algum posicionamento que aumenta suas qualidades ou beneficia seu funcionamento de alguma forma, ele está dignificado. As dignidades podem ser essenciais ou acidentais
Dignidade Essencial é dada sempre pelo posicionamento por signo. Se um planeta tem dignidade com o signo ou o grau específico onde se encontra,  ele é dito dignificado. Se não tem dignidade ele é dito peregrino, e é como se estivesse “à toa”. As dignidades essenciais são:
Dignidade acidental é dada por posicionamentos vários e que são acidentais ou circunstanciais, como a posição por casas, aspectos, conjunções com estrelas, etc.
Existem ainda as debilidades, que diminuem a força do planeta. Um planeta pode estar debilitado e ao mesmo tempo ter dignidade por algum outro motivo: Um exemplo disso é o planeta Marte quando está em Câncer em mapas noturnos.
A pior posição possível é quando o planeta está debilitado e ao mesmo tempo peregrino. Um exemplo disso é Marte no signo de Libra, ou Saturno no signo de Câncer.
As dignidades têm muita relevância na Astrologia Horária, porque elas indicam a força dos planetas que estão significando a questão. Em mapas eletivos também se busca colocar os planetas nos melhores posicionamentos possíveis.