Quando um planeta está em algum posicionamento que aumenta suas qualidades ou beneficia seu funcionamento de alguma forma, ele está dignificado. As dignidades podem ser essenciais ou acidentais
Dignidade Essencial é dada sempre pelo posicionamento por signo. Se um planeta tem dignidade com o signo ou o grau específico onde se encontra, ele é dito dignificado. Se não tem dignidade ele é dito peregrino, e é como se estivesse “à toa”. As dignidades essenciais são:
Dignidade acidental é dada por posicionamentos vários e que são acidentais ou circunstanciais, como a posição por casas, aspectos, conjunções com estrelas, etc.
Existem ainda as debilidades, que diminuem a força do planeta. Um planeta pode estar debilitado e ao mesmo tempo ter dignidade por algum outro motivo: Um exemplo disso é o planeta Marte quando está em Câncer em mapas noturnos.
A pior posição possível é quando o planeta está debilitado e ao mesmo tempo peregrino. Um exemplo disso é Marte no signo de Libra, ou Saturno no signo de Câncer.
As dignidades têm muita relevância na Astrologia Horária, porque elas indicam a força dos planetas que estão significando a questão. Em mapas eletivos também se busca colocar os planetas nos melhores posicionamentos possíveis.