As qualidades primitivas

É muito importante ter um entendimento muito claro sobre as qualidades primitivas, porque se compararmos a química com a astrologia, os átomos que constituem os elementos na química estão para ela como as qualidades primitivas estão para a astrologia, já que são as qualidades primitivas as peças que constituem os elementos, signos e planetas, ou seja, são o fundamento primordial de toda a Astrologia.
Quente e Frio


Duas dessas qualidades formam um pólo de opostos que chamamos de quente e frio, mas que significam o mesmo que masculino e feminino, ou diurno e noturno, ou Yin e Yang, ao menos no que diz respeito a seus significados mais fundamentais.
Quente: Diz respeito, basicamente, a tudo o que tem movimento, ao que é dinâmico, ao que promove mudança, ao que tem desejo de influenciar. Representa as qualidades mais positivas, de otimismo, vigor, inteligência, autoridade e criatividade, bem como a agressividade, assertividade e os exageros. O Sol é a grande fonte de calor do universo e é o que melhor representa a qualidade Quente, mas os planetas Marte e Júpiter também compartilham desta qualidade. Nos elementos, o Fogo e o Ar são quentes, assim sendo, os signos de Áries, Gêmeos, Leão, Libra, Sagitário e Aquário também tem esta qualidade. A primavera e o verão são as estações representadas pela qualidade Quente.  
Frio: Diz respeito a tudo o que não tem movimento, ao que é passivo, estagnado, ao que tem o impulso de conservação, manutenção, que vai em busca da segurança. Representa as qualidades mais negativas, tais como o pessimismo, a cautela, a paciência, a espera, a resistência e o comedimento. Saturno é o planeta que melhor representa esta qualidade, como grande antagonista do Sol, sendo o planeta considerado na filosofia antiga como estando mais distante do Sol, mas A Lua, Mercúrio e Vênus também compartilham com ele desta qualidade, o Frio. Nos elementos, a Terra e a Água são frios, bem como os signos de Touro, Câncer, Virgem, Escorpião, Capricórnio e Peixes. O outono e o inverno representam a qualidade fria.
Seco e úmido
O outro par de qualidades opostas que constituem os fundamentos da Astrologia são as qualidades que chamamos de Seco e úmido. Em outras palavras elas significam o mesmo que duro e mole, áspero e macio, dor e prazer, obviamente no que diz respeito ao sentido mais fundamental de cada uma dessas palavras.
Seco: A qualidade seca diz respeito a tudo o que oferece resistência, ao que é áspero, ao que dói, ao que é aparente, seja visualmente ou através do tato. Representa psicologicamente a imposição e a resistência. Marte é o planeta que melhor representa a qualidade seca, sendo o planeta que rege a violência, os cortes, batidas e a dor, Mas os planetas Saturno e mercúrio e também o Sol compartilham com ele da qualidade seca. Nos elementos, O Fogo e a terra estão relacionados com a secura, e por este motivo os signos de Áries, Touro, Leão, Virgem, Sagitário e Capricórnio também são ditos secos. Nas estações, o verão e o outono representam a qualidade seca.
Úmido: A qualidade úmida representa tudo o que não oferece resistência, representa a adaptação, a passividade, a plasticidade, a volatilidade e a solubilidade. Tudo o que é suave, mole, o que é agradável, o que é invisível ou ao menos turvo e difícil de se ver e tocar, mas que se é capaz de sentir. A Lua é o planeta que melhor representa a umidade, sendo a grande governante dos líquidos e das emoções, mas os planetas Vênus e Júpiter também compartilham da qualidade úmida. Os elementos úmidos são o Ar e a Água, consequentemente os signos de Gêmeos, Câncer, Libra, escorpião, Aquário e Peixes. As estações úmidas são o inverno e a primavera.


Relembrando a participação de cada qualidade em cada elemento, signo e Planeta:
Planetas
Sol = Quente + Seco = fogo = cólera
Lua = Frio + Úmido = água = fleuma
Mercúrio = ? (na verdade mercúrio não tem uma qualidade definida, ele tende a absorver as qualidades daquilo que lhe toca, porém, quando ele é visto isoladamente, sem nenhuma outra influência, é considerado Frio e seco, como uma miniatura de saturno)
Vênus = Frio + Úmido = água = fleuma
Marte = Quente + Seco = fogo = cólera
Júpiter = Quente + Úmido = Ar = sangue
Saturno = Frio + Seco = Terra = melancolia
Elementos
Fogo = Quente + Seco = Verão
Terra = Frio + Seco = Outono
Ar = Quente + Úmido = Primavera
Água = Frio + Úmido = Inverno
Signos
Áries = Fogo = Quente + Seco
Touro = Terra = Frio + Seco
Gêmeos = Ar = Quente + Úmido
Câncer = Água = Frio + Úmido
Leão = Fogo = Quente + Seco
Virgem = Terra = Frio + Seco
Libra = Ar = Quente + Úmido
Escorpião = Água = Frio + Úmido
Sagitário = Fogo = Quente + Seco
Capricórnio = Terra = Frio + Seco
Aquário = Ar = Quente + Úmido
Peixes = Água = Frio + Úmido
Ao longo dos milênios foram surgindo divergências entre os diversos autores. Alguns consideram Vênus quente, outros consideram júpiter seco, e existem aqueles que, devidamente fundamentados, dizem que alguns signos ou planetas são mais frios do que secos, ou seja, em cada dupla de qualidades formadora, existe uma que se sobressai. Estudando cuidadosamente a natureza de cada planeta e cada signo se observa que isto tem tudo pra ser verdadeiro, mas não entrarei nestes detalhes aqui neste artigo.
O cálculo do temperamento da astrologia clássica depende totalmente do balanceamento das qualidades presentes em cada um dos elementos considerados mais essenciais no mapa de nascimento (Ascendente, Lua e regente do ascendente), daí uma das importâncias de se conhecer profundamente o significado de cada uma das qualidades e dos seus resultados. Mas a importância fundamental do domínio sobre este conhecimento reside numa compressão mais ampla sobre todos os elementos constituintes da Astrologia. Não adianta aplicar uma receita de bolo se você não conhecer cada um dos ingredientes que irá utilizar.