A Lua

A lua é o satélite natural do nosso planeta e tem importância indiscutível em todas as vertentes da astrologia, em especial nas vertentes de origem oriental. Ela é essencial na astrologia horária e eletiva, e indiscutivelmente importante na astrologia natal, sendo a reveladora de tudo o que é emocional e subjetivo em um mapa astrológico. É o princípio feminino fundamental, associada aos líquidos, a fertilidade e ao universo orgânico como um todo.

A lua é, juntamente com o sol, um dos luminares, sendo o luminar noturno. É interessante o fato de que os tamanhos absolutos de sol e lua e as distâncias relativas entre terra e sol, e terra e lua são proporcionais de tal forma que os discos solares e lunares, quando vistos do nosso planeta tem aproximadamente o mesmo tamanho. Os ciclos da lua, por ser ela a regente de todos os líquidos, têm uma importância essencial para os ciclos vitais do nosso planeta, tais como os ciclos das marés, ciclos de desenvolvimento das plantas e até muitos dos ciclos biológicos de diversos animais e inclusive o homem.

A lua é a regente do signo de câncer e se exalta no signo de touro. Estes dois signos estão fundamentalmente associados com os princípios da absorção e da retenção, com a busca por alicerce, solidez e estabilidade. A alimentação, o cuidado, a durabilidade, o tradicionalismo, a previsibilidade e a feminilidade são todos princípios que tem muito em comum tanto com a lua quanto com seus dois domicílios. Mas câncer e touro representariam os momentos dentro de um ciclo onde o foco se encontra nessas características estabilizadoras, e a lua seria este fator dinâmico que representa a adaptação, o ambiente, o aspecto emocional, o lidar com o humor ambiental e em seu ciclo. Quando ela se encontra nestes estágios de solidez e segurança, se encontra nos momentos onde mais se rejubila.

A lua representa, num aspecto mais psicológico, a forma como se retém o mundo, como se percebem e se interpretam as coisas. Sendo assim não é difícil entender porque em câncer e touro este astro encontra-se respectivamente domiciliado e exaltado. Nestes estágios o mundo é recebido sem expectativas, a não ser o desejo de se atender suas necessidades mais básicas e o anseio pela estabilidade. Quando o mundo é recebido de forma canceriana e Taurina, de certa forma a realidade é amortecida, e será pouca coisa que terá força suficiente para abalar o indivíduo. Existe uma habilidade para reter tudo aquilo que é necessário e uma abordagem defensiva que se mostra muito útil para proteger o universo lunar/emocional da pessoa. Por outro lado, quando o mundo é recebido de forma capricorniana ou escorpiana, respectivamente a lua se encontra em seu detrimento e em sua queda. Quando a lua está nestes signos, as coisas são recebidas com desconfiança e pessimismo, o que torna os processos de absorção e retenção associados à lua mais dificultosos, porque nestes signos o filtro lunar é exageradamente denso. O aspecto defensivo ocupa demasiado espaço, o que leva a perda de oportunidades, rejeição de coisas que poderiam vir a fazer muito bem ao indivíduo, mas que são dispensadas por conta do medo.