Terra

O elemento terra representa absolutamente tudo o que é sólido na natureza. Representa forma definida, cristalizada, palpável. É o que melhor define o conceito abstrato de “certeza”, tudo o que é manuseável, estável e permanente é atribuído a terra. Para algumas tradições esotéricas a terra seria o mais secundário dos elementos, sendo resultado final da ação prévia de todos os outros. Mas o conceito de terra na astrologia a coloca num patamar de igualdade com todos os elementos. Dentro de um ciclo, os estágios associados a este elemento têm o papel de manutenção, de promoção da continuidade.

A terra é da polaridade negativa. Enquanto que os elementos da polaridade positiva estão ligados às manifestações mais etéreas da energia, Terra e água, os signos negativos são a manifestação densa e consistente da energia, são os elementos que tem peso, que são tocáveis. Não é absurdo afirmar que a terra seria uma energia negativa, mas com nuances mais positivas. Digo isso porque a terra além de ser fria (negativa) é também seca, característica que indica a aspereza deste elemento. A terra simplesmente é e não está disposta a se adaptar, todos os elementos secos tem essa peculiaridade, mas a terra difere do fogo porque este é uma manifestação ativa, a terra é estática, passiva, mas ela resiste e impõe sua forma, diferente da água que se adapta ao recipiente.

Com a água a terra compartilha a polaridade, é negativa. Com o fogo, a terra compartilha o aspecto seco. E com o ar, compartilha a racionalidade e a precisão, advinda da regência dos planetas Vênus, Mercúrio e Saturno. Para a astrologia tradicional, a terra é associada ao temperamento melancólico a ao humor conhecido como “bile negra”.

Capricórnio é a manifestação cardinal da terra. Uma montanha representa bem a cardinalidade mesclada ao fator estático e sólido do elemento terra. A montanha é o resultado do encontro de duas placas tectônicas (terra que se move em uma direção definida) e das conseqüências deste encontro ao longo de milhares de anos.

Touro é a manifestação fixa da terra, e também a primeira a aparecer no ciclo zodiacal, sendo, portanto a manifestação mais primária deste elemento. Uma rocha representa bem a característica de absoluta permanência representada por este signo.

Virgem é a manifestação mutável do elemento terra, a areia representa essa manifestação dispersa da terra na forma de grãos que podem ser facilmente movidos. Fica interessante observar isto em seqüência, a areia mutável, sem uma direção definida pode transformar-se numa montanha formada por bilhões de grãos de areia, manifestação cardinal da terra, e por fim a concentração de terra gera a rocha, a manifestação mais densa deste elemento.