Mercúrio

Mercúrio é outro astro repleto de curiosidades. Ele tende a ser muito negligenciado por quem estuda astrologia, porque as pessoas normalmente estão preocupadas com o que é muito maior do que elas e está fora da sua compreensão (Netuno e Plutão, por exemplo), e esquecem de olhar para coisas que são simples, porém importantes e muito ricas em significado. Nesta primeira parte vou colocar algumas generalidades sobre mercúrio, numa próxima postagem os ciclos de mercúrio, tanto o menor quanto o maior, serão desdobrados.
Mercúrio também está muito próximo do sol, visto aqui da terra ele jamais está a mais do que 28° de distância do sol. Não chega a formar nem semi-sextil com o astro rei, realizando apenas conjunções. Na interpretação de mercúrio, diz-se que quanto mais distante do sol este planeta se encontra, tanto melhor, e de preferência que se encontre num signo diferente do signo do sol.

A revolução de mercúrio em torno do sol, heliocentricamente falando, dura 88 dias. Para o observador terráqueo, este ciclo dura mais tempo, cerca de 116 dias, é o chamado ciclo sinódico. Da mesma forma que ocorre com Vênus, mercúrio realiza com o sol duas conjunções em cada ciclo sinódico. A conjunção inferior, que deflagraria o início do ciclo, quando mercúrio está retrógrado e passa na frente do sol, e a conjunção superior, com mercúrio em movimento direto, ocorrendo a ocultação de mercúrio. Dane Rudhyar deu duas denominações para mercúrio, uma enquanto este tem sua aparição oriental, outra para quando sua aparição é ocidental.

Mercúrio prometeu é a denominação de mercúrio quando este aparece como estrela matutina. Prometeu é uma palavra grega (Προμηθεύς) cujo significado é “premeditação“, reflexão prévia. Na mitologia foi prometeu quem roubou o fogo e o entregou aos homens. Assim, Rudhyar atribuiu essa denominação para o mercúrio matutino ou oriental, por considerar que os nascidos sob esta configuração têm uma mentalidade mais avançada, progressiva. Por outro lado, prometeu seria a mentalidade mais introvertida. Seria o tipo de mentalidade despreocupada com normas e tradições, despreocupada inclusive com o passado. A preocupação de um mercúrio do tipo prometeu é a da preparação e antecipação para o futuro. Ele é o que pensa antes de agir.

Mercúrio Epimeteu é a denominação de mercúrio quando este aparece como estrela vespertina. Epimeteu era irmão de Prometeu e era casado com Pandora, por quem foi enganado. Seu nome significa “Segunda reflexão”, ele é aquele que age antes de pensar. Mercúrio Epimeteu esta associado ao conservadorismo e ao tradicionalismo, a tudo o que confere certeza. Isso justifica o fato de ele só refletir sobre suas ações depois delas realizadas, uma vez que sua ação é baseada em suas certezas pessoais, sem as considerações e deliberações empregadas pelo mercúrio prometeu.

Pra saber qual desses tipos descritos é o seu mercúrio, olhe numa efeméride  (veja no fim do artigo link pra uma). Procure a conjunção de mercúrio com o sol que seja anterior ao seu nascimento. Todos os nascidos entre a conjunção de mercúrio retrógrado com o sol e a conjunção de mercúrio direto com o sol têm mercúrio oriental em seus mapas, ou seja, Mercúrio Prometeu. Todos os nascidos entre a conjunção de mercúrio em movimento direto com o sol e a próxima conjunção de mercúrio retrógrado com o sol, tem mercúrio ocidental, sendo assim, tem mercúrio Epimeteu. Não entendeu ainda? Vou colocar um exemplo ilustrativo abaixo. Vamos brincar de ver quem vai nascer com mercúrio prometeu e com mercúrio Epimeteu no primeiro ciclo completo de mercúrio do ano de 2008:

*No dia 06/02/2008 Mercúrio retrógrado faz conjunção com o sol. Começa ali um novo ciclo sinódico de mercúrio. Esta é a conjunção inferior 1.

*No dia 16/04/2008 Mercúrio está direto e forma uma conjunção com o sol. Esta é a conjunção superior.

*No dia 07/06/2008 Mercúrio retrógrado faz conjunção com o sol, fechando assim o primeiro ciclo e iniciando o segundo. Esta é a conjunção inferior 2.

*Os nascidos entre a conjunção inferior 1 e a conjunção superior, tem mercúrio oriental em seus mapas, ou seja, tem mercúrio Prometeu.

*Os nascidos entre a conjunção superior e a conjunção inferior 2 tem mercúrio ocidental, ou seja, mercúrio Epimeteu.

Já a condição de mercúrio retrógrado é bastante corriqueiro e não deve ser considerado como algo grave quando aparece em um mapa. A natureza individual será introvertida, e o sucesso no plano mental, caso desejado, certamente não será obtido de maneira usual. O pensamento deste indivíduo pode ser defensivo, ele pode temer ver suas idéias atacadas e assim evita expressá-las, especialmente se este mercúrio retrógrado é também um mercúrio Epimeteu. Ele provavelmente deixa passar batido vários detalhes e vive voltando atrás naquilo que diz, ou vive corrigindo aquilo que escreve. O raciocínio pode ser mais lento, ou cauteloso, isso vai depender do ponto de vista e também do prazo para a entrega deste pensamento.

Mercúrio possui uma relação muito íntima com o sol, e sua relação com ele se assemelha com a relação entre a lua e a terra. É por esse motivo que esses dois planetas são tidos como significadores da mente humana. Ambos são meios pelos quais a energia do sol é canalizada e transmitida.

Mercúrio está relacionado ao sistema nervoso, ao intelecto, a formulação das idéias e também a transmissão dessas idéias, seja escrita, verbal, mímica, facial, etc. A lua esta relacionada com a recepção das idéias: Com a recepção do mundo de maneira geral, fala das nossas impressões, nossa capacidade de captar as coisas e de armazenar nossas impressões, a lua fala da nossa memória.

Obs: CLIQUE AQUI para acessar efemérides gratuitas no formato PDF

6 opiniões sobre “Mercúrio”

  1. Oi jeanne. na verdade isso tudo não é tão difícil. é só você captar a lógica , que vc consiga enxergar o funcionamento da engrenagem principal.É como matemática, você aprende a formula, masnão decora conta por conta. você aprende apenas o mecanismo.

  2. Oi Elias… Encontrei seu blog por acaso no oceano internético e me identifiquei de cara. Primeiro, aparentemente somos da mesma geração (etária) astrológica… hahaha; Segundo, nos encontramos na mesma região geográfica (sou natural de Florianópolis) e finalmente, Terceiro: também tenho um blog de astrologia, além de trabalhar com consultas de astrologia natal.
    Doideira… quem sabe não trocamos pitacos, e-mails, mapas, livros etc e tal?

    Abraços de sua nova leitora,
    Louise

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.