Astrologia é determinista?

Será que somos realmente como folhinhas caídas de uma árvore voando sem vontade ao sabor dos ventos? será que temos vontade própria, decidimos exatamente tudo o que acontece conosco, será que não estamos sujeitos a algumas leis naturais? o que acontece se eu me atirar da janela do vigésimo andar de um prédio? Fazendo uso do livre-arbítrio será que eu consigo sair voando pelos céus e evitar de me espatifar no chão? Dificilmente. Notamos aí a existência de algo determinista: nem tudo o que eu quero eu posso fazer. Ao mesmo tempo, sou livre pra escolher o que é melhor pra mim (dentro de alguas poucas alternativas …pré-determinadas?) Não posso escolher entre nascer em uma mansão na Suíça ou numa cabana em Burkina Fasso. Mas, teoricamente, sou livre pra deixar a Suíça e iniciar uma brilhante carreira como pescador no rio Nilo e caçador nas florestas do Tanzânia, ou então sair da minha cabana na Burkina e iniciar minha brilhante carreira como empresário de sucesso em alguma multinacional. Afinal, não existe pré-determinação, somos todos livres. Bem, assim algumas pessoas querem que acreditemos que são as coisas, este é um lindo e utópico pensamento surgindo no século 18, o que não vem muito ao caso agora, essa questão absoluta entre a existência ou não da liberdade . Pra mim ela é a maior das quimeras, mas existem seus ferrenhos defensores. A questão aqui é, a astrologia, ela determina alguma coisa?

Bem, vou colocar a minha visão pessoal, entre o caráter determinista (ou não) da previsão astrológica, devido a algumas questões suscitadas nos comentários da minha última postagem, sobre Amy Winehouse e seus trânsitos e a maneira como a cantora vivenciava seus trânsitos. O céu de fato não determina absolutamente nada, verdades pessoais são construções individuais. Não está no mapa quem a pessoa há de se tornar. Milhares de pessoas nasceram no mesmo dia que Amy Winehuse, mas somente Amy Winehouse é Amy Winehouse.

A pessoa que Amy Winehouse é nos dias de hoje é uma criação dela e do meio de onde ela surgiu. Uma das possíveis manifestações de todo o potencial contido naquele 14 de Setembro de 1983. Impossível que todas as pessoas nascidas nesta data tenham as mesmas oportunidades e passem pelos mesmos locais, convivam com as mesmas pessoas:

Mas é impossível deixar de notar que existe algo de essencial no caráter individual, algo de inexplicavelmente original e independente do meio ou das condições genéticas. Esse impulso que leva determinadas pessoas a terem uma propensão maior a categorizar coisas, ou uma propensão maior a desestruturar coisas…. Aquilo que leva um indivíduo a ser mais determinado ou mais flexível, o que torna uma pessoa mais ativa ou mais reativa…

Para astrologia as pessoas nascem no momento em que tem que nascer, porque a astrologia estuda a qualidade do tempo e para a astrologia o indivíduo ou o que quer que surja em determinado tempo não terá surgido naquele tempo específico a toa, o indivíduo terá as características essenciais daquele momento (que são mostradas através do estudo astrológico) e será a manifestação viva daquele momento. Tanto que um céu astrológico jamais se repete, cada momento é absoluto e único.

Então uma pessoa que nasce com as qualidades de determinado tempo, com o passar dos anos, a medida em que se desenvolve irá interagir não só com outras pessoas, outros locais (o ambiente, família e etc) mas também com novas qualidades de tempo. É basicamente nisso que se alicerça a previsão astrológica. Porque o tempo , para a astrologia é composto por uma séria de qualidades diferentes entre si que se organizam na forma de um ciclo de infinita criação e destruição mútua. Um fator particular por exemplo, como o sol com a qualidade do mutável de terra, quando exposto a um período onde determinado fator (saturno por exemplo) terá a qualidade do mutável de fogo experimentará um momento onde uma qualidade muito diferente da sua natureza permeará as circunstâncias.

O indivíduo então vivenciará o choque entre o que ele é e o que existe em determinada circunstância. O que ele fará a partir disso vai depender exclusivamente das suas escolhas.Nesse sentido eu acho interessante uma comparação entre a previsão astrológica e a previsão meteorológica, por exemplo.

A meteorologia por exemplo lança mão de uma série de dados colhidos no agora e no passado pra tecer previsões futuras. Esta ciência sabe que cada momento é único e que por mais que o passado tenha a tendência a se repetir, novos fatores sempre podem fazer diferenças. Assim as previsões meteorológicas não prevêem com absoluta precisão justamente porque o fator do novo, do ainda não computado pode gerar diferentes variáveis. Ela prevê, por exemplo, que uma frente fria vai se formar e vai passar por cima de cidade de Florianópolis, o que é indício, mas não a garantia de chuva. A frente fria pode ser desviada para o mar ou para o continente devido a ação do vento e a chuva ser levada para uma região vizinha.

Não é muito diferente a previsão astrológica. O astrólogo pode olhar para o seu sol em Libra e para o plutão em Capricórnio que se aproxima da quadratura com este seu sol mas é incapaz de precisar a natureza absoluta dos eventos que te acontecerão. Ele se limita a te descrever todo o peso do tempo que se aproxima, de que forma este momento diverge da sua natureza e o tipo de circunstâncias que (baseado na bagagem do astrólogo) podem te ocorrer.

Nesse sentido, na astrologia o determinista é o astrólogo quando se coloca na posição de lhe dizer o que vai acontecer com você, como se não houvesse escolha da sua parte para tal. O Astrólogo pode descrever o tempo, mas não determinar de que maneira exata você vai reagir a este tempo.