O Signo de Áries

Áries é um signo de fogo , da modalidade cardinal e representado por um Carneiro . É o primeiro dos signos e por isso é associado a noção de início. Representa as coisas que são novas e se encontram em estágio inicial , processos de nascimento , exploração de lugares e situações desconhecidas , além dos recomeços cíclicos.

O novo geralmente é difícil, demanda esforço, luta e coragem pra ser encarado. Nesse sentido o signo de Áries é um momento que nos exige bastante força de vontade e acima de tudo, uma visão otimista, que sustente o ímpeto de lutar pela vida em ambientes potencialmente hostis. Em outras palavras, praticamente tudo a partir daquele momento é desconhecido e inexplorado e representa uma ameaça latente.

Temas que podemos associar a Áries: O mundo inóspito encontrado por Adão e Eva quando eles são expulsos do paraíso; Da mesma forma, o mundo encontrado pelos exploradores Europeus quando estes encontraram a América; A ambientação dos filmes de Velho Oeste americano; Qualquer obra de ficção que se ambienta em um planeta desconhecido ou realidade futurista pós-apocalíptica.

O Apocalipse neste caso é simbolizado no signo anterior, o signo de Peixes. Áries representa os sobreviventes de um mundo antigo em ruínas, e ao mesmo tempo, os desbravadores de novos mundos.

Características de Áries

Como signo de Fogo, Áries significa criatividade, ardor e convicção. Todos os signos de fogo significam competitividade, otimismo e coragem , e talvez Áries seja o que melhor representa essas características. De Leão, Áries recebe um pouco da magnanimidade e da autoconfiança. Já de sagitário, a convicção, boa fé e franqueza são as dádivas.

Os signos de fogo também são coléricos, e deste temperamento, Áries herda duas qualidades primitivas: o quente e o seco. Talvez mais seco do que quente, em função do domicílio de Marte em Áries. O quente se confunde com os atributos diurno e masculino, e representa ação, atividade e iniciativa. Já o seco representa o elemento de violência e assertividade.

Como signo Cardinal , Áries significa liderança , iniciativa e movimento. Os signos Cardinais são os responsáveis por iniciar as novas estações do ano quando o Sol transita por eles. Por isso são chamados também de móveis, porque são eles que causam as mudanças. Áries inicia a estação da Primavera no hemisfério Norte, e do Outono no hemisfério sul.

Áries é o primeiro signo do hemisfério Norte do zodíaco , e por isso significa uma atitude mais centrada na individualidade. Dos 6 signos do hemisfério Norte , 2 são do elemento fogo, Áries e Leão. O foco na individualidade neste signos pode ser tão exagerado que acaba produzindo manifestações narcísicas e tiranas de comportamento.

Áries é ainda um signo Bestial , indicando um comportamento mais impulsivo e irracional, motivado por desejos, instintos e caracterizado por reatividade. Também é um signo mais competitivo e ambicioso , concentrado em atingir metas e vencer a concorrência.

Como cada planeta se comporta em Áries

O sol tem exaltação em Áries e por isso tende a se expressar de forma a favorecer o indivíduo. São pessoas corajosas, audaciosas e cheias de iniciativa, que tem por princípio uma visão positiva e otimista, e uma conduta que tende a liderança, a franqueza e a objetividade.

A lua em Áries já não é um posicionamento tão favorável, pois pode indicar muita pressa , agitação interna e dificuldade para compreender as motivações alheias. Tendem a ser apaixonados, a se empolgar com facilidade e a reagir com ira quando se sentem provocados. São muito sinceras emocionalmente.

Mercúrio em Áries também é peregrino , e simboliza uma forma de comunicação caracterizada pela assertividade, autoafirmação e ardor. A comunicação pode ser truculenta, verborrágica e ofensiva se a pessoa não conseguir conter a impulsividade.

Vênus tem detrimento em Áries e basicamente significa impaciência na hora de expressar seus afetos e correr atrás das coisas que divertem, dão prazer e que despertam o amor, expressando uma certa voracidade. Entretanto, são pessoas confiantes , que se amam em primeiro lugar.

Marte tem domicílio em Áries e significa assertividade, ousadia e muita iniciativa. No comportamento revela uma natureza que jamais se dobra , cheia de liderança, visão e plena capacidade de se defender e se posicionar. Tendem a ser pessoas ainda muito ativas, ainda que pouco persistentes.

Júpiter tem triplicidade em Áries e se manifesta de maneira positiva por esse motivo. As pessoas que nascem com este posicionamento são otimistas e plenamente capazes de identificar e se apoderar das oportunidades quando estas se apresentam.

Saturno tem sua queda no signo de Áries e pode revelar tendências a auto sabotagem. Isso ocorre em função da dificuldade que a pessoa pode ter pra perceber o tempo correto para as coisas. Podem também se sentir cronicamente feridas em sua honra, se sentindo humilhadas ou diminuídas em situações banais.