A água é o mais feminino dentre os elementos. Representa a passividade extrema. É completamente volátil, sua característica úmida lhe concede a plasticidade de, mesmo com toda sua densidade, adaptar-se a qualquer tipo de recipiente. A água também preside todas as manifestações orgânicas, é a facilitadora e promotora da vida, mas em excesso pode sufocar e destruir, alterando as estruturas que a contém, levando ao apodrecimento e ao colapso. É o elemento que irá sempre buscar a simbiose, seja com mais água, seja com o elemento terra, tendo o poder de transformar as substâncias que a tocam, sendo também transformada: o toque da água induz a troca instantânea em busca do equilíbrio entre as densidades.
Água e terra têm em comum a mesma polaridade, a feminina (negativa, fria, passiva). Com o ar, a água tem em comum o aspecto úmido. Água e fogo são os elementos mais instintivos, sendo que um age por impulso e o outro age de acordo com sentimentos, emoções, desejos. Os signos dos elementos água e fogo são regidos pelos luminares, por marte e por júpiter. Para a astrologia tradicional, a água é associada ao temperamento fleumático e ao humor conhecido como “fleuma” ou “muco”.
Câncer é o signo que representa a manifestação cardinal do elemento água. É o signo que representa o matriarcado, a liderança passiva da mãe. É também o signo associado à gestação, a nutrição e ao cuidado. A chuva que cai nutrindo o solo, ou um curso d’água que flui passivamente para uma única direção, são analogias bem precisas pra se falar neste signo.
Escorpião é a manifestação fixa da água. Uma das principais características deste signo é o desejo intenso e o magnetismo, além da profundidade das emoções que levam a desconfiança e a paranóia. Um lago profundo e de águas paradas, ou um pântano de águas paradas e de conteúdo fétido são boas metáforas para este signo.
Peixes é o signo mutável do elemento água. A confusão é sua principal característica, mas também a generosidade e o altruísmo. Preside o sofrimento humano e principalmente a dor de não se saber a verdade sobre a existência. O oceano, uma rede de águas que não tem início nem fim, onde as águas fluem hora para uma direção, hora pra outra, sem rumo, sem delimitação, um imenso infinito, é a metáfora ideal pra representar peixes.