Escorpião é um signo de água, fixo, feminino, noturno e mudo. Neste signo Marte tem seu domicílio tradicional, e nenhuma planeta se exalta nele. Plutão é um planeta moderno associado a este signo e muitos dos seus atributos são efetivamente correlacionados a Plutão. Marte e Vênus tem triplicidade em Escorpião, com a Lua tendo apenas triplicidade participativa. Ao mesmo tempo, Vênus tem seu detrimento, e a lua queda neste signo. Mercúrio é um planeta que assume as características de outros planetas aos quais está associado e sua interpretação se torna mais complexa e variável em função disso. Mas ele é associado ao elemento terra, isto é , as qualidades primitivas frio e seco. Numa primeira análise, Mercúrio tem pouca relação com Escorpião e normalmente se encontra peregrino neste signo.

Personalidade do Mercúrio em Escorpião

A pessoa que nasce com Mercúrio em Escorpião costuma apresentar desconfiança diante de novas informações ou dados aos quais não está familiarizado. Por conseguinte, agem de forma bastante cautelosa em relação ao que é novo . Isso não significa que sejam totalmente fechados às novidades, mas necessitam de tempo para averiguar , até o ponto de se sentirem confortáveis. Dessa forma, podem sofrer um pouco por serem inflexíveis diante de mudanças instantâneas. Por outro lado, são aptos a lidar, e frequentemente precipitam mudanças em escala mais profunda, com teor mais radical e irrevogável.

A comunicação tende a ser intensa, e a pessoa não tem medo de abordar assuntos delicados para os outros. Intuitivos e perceptivos, normalmente focam muito em outras formas de comunicação que vão além das habituais, buscando vestígios para preencher as lacunas do que não foi dito pelo interlocutor. Porém, isso não significa que a pista ou intuição que estão seguindo será sempre acertada. De qualquer forma, essa habilidade de captar as entrelinhas frequentemente confere a pessoa muitas vantagens. Desde que siga suas intuições com cautela, elas podem inclusive servir pra compensar uma certa lentidão no processo cognitivo mais corriqueiro.

Mas essa mesma intensidade gera um espírito inquieto diante da dúvida, que não descansa enquanto não decifra o mistério, desvenda o segredo ou aprende aquele assunto complexo e denso. Tendem a ir fundo em matéria de pesquisa e aprendizado, e a mente costuma ser retentiva , apesar de ser pouco flexível. A personalidade é investigativa , inquisitiva e incansável quando está determinada a algo. Inclusive pode ser comum o desenvolvimento de obsessões intelectuais que tendem a ocupar muito do tempo e da energia da pessoa.

Um bruxo simbolizando a densidade da comunicação de Mercúrio em Escorpião

Manifestação desequilibrada do Mercúrio em Escorpião

O lado detetive do mercúrio em Escorpião pode se manifestar de duas formas: quando harmonizado ou fortalecido no mapa, a mente trabalha de forma mais crítica , abordando as coisas de forma mais equilibrada, o que pode facilitar a chegada de conclusões mais acertadas. Se mercúrio estiver debilitado, porém, as turbulências que envolverem esse mercúrio contaminarão seu julgamento. Ele pode ficar mais pessimista ou otimista, mais incrédulo ou apressado em chegar nas conclusões, mas o problema central é que na maioria dos casos, a pessoa vai chegar a uma conclusão equivocada, talvez não em sua totalidade, mas em um nível que a comprometa. A pessoa precisa aprender a conter o ímpeto em se antecipar nos julgamentos quando suas investigações não puderem ser comprovadas. Mesmo que tenha várias evidências, elas realmente precisam ser suficientes, do contrário podem se voltar contra a própria pessoa.

As debilidades de Mercúrio em Escorpião também podem levar a pessoa a ter uma comunicação turbulenta. A tendência a tocar assuntos delicados fora de hora ou de usar segredos ou questões delicadas sobre as outras pessoas de maneira maldosa e leviana podem ser problemas sérios. A informação privilegiada deve ser usada com responsabilidade e ética, do contrário irá atrair inimigos e opositores ao que se diz. Já um Mercúrio fortificado terá maior habilidade para lidar com temas delicados ou polêmicos , especialmente quando eles envolvem outra pessoa. Um Mercúrio muito enfraquecido pode ter problemas também em relação a clareza e forma de se expressar. Pode usar de silêncios com demasiada frequência , tornando sua comunicação truncada. Essa característica lacônica pode até ter o seu charme em alguns momentos, mas no âmbito dos assuntos de Mercúrio isso é muito mais frequentemente um problema.

Constelação de Escorpião

O certo é que a fala de um mercúrio em Escorpião tem o mesmo poder de um feitiço, porque toca fundo e normalmente encontra a alma do seu interlocutor. Um Mercúrio tenso pode usar isso de maneira caótico e destrutiva, mas um mercúrio harmonioso será aquele tipo de pessoa que aborda as questões difíceis com delicadeza e humanidade. As palavras podem curar ou ferir, é decisão da pessoa o uso que ela faz delas. Da mesma forma que uma lâmina pode cortar para matar, ou cortar para abrir um ferimento e assim curá-lo.

Mercúrio em Escorpião em Trânsito

As épocas de Mercúrio em Escorpião favorecem pesquisas, estudos e investigações. Trabalhos intelectuais mais densos, pesados ou difíceis podem ser encarados neste momento. Mas esse é um Mercúrio que não favorece completamente a comunicação, porque Escorpião é um signo mudo. Na comunicação, o silêncio frequentemente é um problema e o signo de Escorpião tende a usar o silêncio como artifício com excessiva frequência. Isso pode gerar lacunas comunicativas, a repetição de perguntas ou forçar redundâncias.

É um bom momento para revisões, especialmente quando o material que se tem pra revisar for muito extenso, porque num momento como esse, podamos o que é desnecessário sem dó. Também é interessante pra se abordar questões delicadas se a intenção for a busca de uma solução. O momento não tende a favorecer assuntos que demandam muita agilidade e flexibilidade.

Quando Mercúrio fica retrógrado

A retrogradação é uma debilidade, portanto este é um fator que enfraquece Mercúrio , quase como se ele estivesse em queda ou detrimento. A retrogradação pode indicar lentidão ou dificuldades na comunicação , e épocas de Mercúrio retrógrado são problemáticas para assuntos que envolvem comunicação e tecnologia. Entretanto, devemos observar que esse fator não necessariamente compromete todos os temas de mercúrio, uma vez que ele concorre com outros fatores que eventualmente são fortalecedores, então nem sempre uma retrogradação de Mercúrio será problemática como se espera. No caso de uma eletiva para temas mercurianos, é sempre sábio se esperar o término de uma retrogradação, pela mesma razão que damos preferência para um momento de Mercúrio domiciliado por exemplo.

Leia mais sobre Mercúrio Retrógrado clicando aqui.

1 opinião sobre “Mercúrio em Escorpião”

  1. Muito interessante esse seu artigo, mesmo não tendo mercúrio em escorpião algumas características se encontram com outros signos, principalmente os de água. Uma observação importante é que Urano mesmo sendo moderno se exalta nesse signo, uma vez que fala de revoluções, crises sociais e alta ciência (a grosso modo) e também de alguma forma a leis, em escorpião, me faz lembrar de leis mais subjetivas e mais implícitas, aquelas não tão declaradas.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.