Júpiter em Capricórnio

Júpiter em Capricórnio tem aspirações muito elevadas, mas ao mesmo tempo muitas dúvidas sobre o caminho a seguir. Capricórnio é o signo que simboliza o topo da montanha , a ideia de sucesso e meta cumprida. É estranho que o planeta Júpiter fique tão enfraquecido neste signo , uma vez que Júpiter normalmente está associado a própria ideia de ambição, dentre outras coisas. E neste sentido, Júpiter em Capricórnio não perde pra nenhum outro posicionamento porque ele é um símbolo da ambição levada a extremos. O problema reside nos outros elementos que Júpiter também simboliza.

O ceticismo em Júpiter em Capricórnio

Quem nasce com Júpiter em Capricórnio apresenta uma postura naturalmente cética, porém empírica. Isso não significa que duvidam de tudo a priori, mas que até que consigam experimentar e encontrar evidências da validade de algo, não levarão aquilo a sério. Isso significa que não é qualquer ideia, sugestão ou teoria que vai ser suficiente pra fazê-los mudar de ideia e se mover em uma direção diferente. Eles precisam de provas concretas e certezas. Quando conseguem isso porém, correm o risco de se tornar fanáticos defensores de uma ideia, na medida do respeito que ela lhes inspira.

O intelecto tende a ser pragmático. Isso significa que mesmo que não faça total sentido, se uma ideia for útil, se servir para algo, ela pode sim ser adotada. A verificação neste caso fica pra depois. É assim que tendem a lidar com o plano intelectual , filosófico e religioso. Se conseguem enxergar propósito , se transformam em especialistas em um assunto, do contrário não perdem seu tempo, o qual valorizam bastante.

A maior vantagem desta característica é a proteção natural que os nativos de Júpiter em Capricórnio tem contra engôdos e armações. A desconfiança em relação a tudo o que aparenta ser muito fácil, muito simples ou muito óbvio os protege de diversas situações marcadas pelas ilusões e ausência de clareza. Por outro lado, essa mesma característica significa que terminam rejeitando oportunidades de crescimento e sucesso na vida, meramente porque elas parecem ilusões de tão fáceis. Podem ter dificuldades para entender e aceitar que as vezes a vida pode realmente ser fácil e simples.

O longo e duro caminho do sucesso

Júpiter em Capricórnio Ambição , subindo a montanha

O fator mais potencialmente limitante na vida de alguém com Júpiter em Capricórnio é a ideia de que os únicos caminhos possíveis e confiáveis, são necessariamente os mais difíceis e tortuosos. Estão certos quando desconfiam da existência de armadilhas nos caminhos mais bem iluminados e curtos na direção ao sucesso, porque de fato, normalmente armadilhas são atraentes e tentadoras. Mas o que normalmente fazem é trocar um caminho que conta com dificuldades disfarçadas, por um explicitamente difícil , mas que pode ser previsto e para o qual podem se preparar. Mesmo que as eventuais armadilhas no caminho fácil sejam fáceis de desviar, ainda assim preferem a segurança de controlar a própria caminhada do princípio ao fim.

Também não acreditam em sorte, fabricando suas próprias oportunidades com trabalho , esforço e inteligência. São extremamente ambiciosos e competitivos , e gostam de se orgulhar de suas próprias conquistas. Status e símbolos de poder lhes são muito atraentes e normalmente são persistentes, não medindo esforços e não se deixando intimidar por uma eventual concorrência rumo ao objetivo que almejam. O problema é que se não prestarem atenção, podem empreender uma caminhada solitária, e pior ainda, criar desafetos por conta de uma conduta pouco aberta a diálogos e abertura de concessões.

Manifestações mais problemáticas do Júpiter em Capricórnio

Quando envolvido em aspectos tensos no mapa astrológico, este posicionamento pode indicar comportamentos arrogantes com as pessoas, e as vezes desleais quando essas pessoas concorrem diretamente contra eles. As tensões levam o fator ambicioso , que sempre opera em segundo plano, a assumir o controle da vida, ditando comportamentos dominadores, autoritários , intransigentes e utilitaristas em relação as pessoas com quem precisam lidar. Isso pode fazer com que colecionem inimigos, especialmente se as tensões envolverem planetas pesados (como Marte e Saturno) ou dignificados, porque implica que os outros não tendem a aceitar facilmente o modo agressivo de se expandir da pessoa.

Quando muito enfraquecido por outros fatores, esse posicionamento pode indicar uma tendência da pessoa a se sentir inferior em relação aos outros. Sua autoavaliação pode ser marcada por uma percepção exagerada das próprias limitações. Isso pode contribuir pra um círculo vicioso onde a pessoa se impede de perseguir o sucesso porque não se sente digna. A inércia porém só aumenta o sentimento de culpa e aumenta o peso dos grilhões que prendem a pessoa. Por trás disso porém, se escondem problemas seríssimos envolvendo uma arrogância gigantesca, mas não assumida. Desenvolver a humildade e estabelecer metas menos ambiciosas são a chave pra que a pessoa consiga se libertar desta armadilha e finalmente progredir.

A queda de Júpiter em Capricórnio

capricornio

Este posicionamento é uma das debilidades maiores do planeta Júpiter. Neste signo, o planeta da fé e da expansão se encontra em queda. A razão disso está no ceticismo, que é uma negação dos valores jupiterianos mais fundamentais. É uma via de mão dupla: ao mesmo tempo são mais livres e controlam mais o seu destino quando não se agarram a superstições. Por outro lado , se tornam cínicos e mais desarmados para enfrentar crises.

Além disso , existe um problema neste posicionamento. Normalmente, a pessoa seria generosa, se sentisse que os outros lhe são generosos. Afinal, são extremamente pragmáticos, sendo generosos em retribuição. Porém, nem sempre conseguem enxergar generosidade onde ela existe para eles, agindo de forma inconscientemente ingrata. E não enxergam a generosidade justamente por serem céticos, até porque , trata-se de um conceito muito subjetivo. E por não serem generosos com os outros espontaneamente (ressentidos daquilo que interpretam como falta de generosidade do próprio mundo) terminam piorando o problema. A lição que precisam aprender é: generosidade gera generosidade, e a iniciativa tem que ser obrigatoriamente deles, sem esperar nada em troca.

Júpiter em Capricórnio em Trânsito

Quando em trânsito, esse posicionamento acirra competições e o desejo das pessoas por atingirem o sucesso e o poder. Isso pode tornar o ambiente mais difícil de navegar porque estará mais difícil de contar com apoios . Além disso, existe uma tendência dos padrões se elevarem, tornando a caminhada naturalmente mais difícil para todos. É um momento em que o aconselhável é que cada um se dedique ao seu próprio rumo de forma objetiva e concentrada, porque acordos aparecem aqui como possibilidades remotas, e que exigem sacrifícios neste momento.

Por sentirem que a generosidade pode ser um desperdício neste momento, existe uma tendência das pessoas se ajudarem menos, tornando o ambiente um pouco mais hostil. Além disso, o pessimismo é outra característica que pode predominar. Mas a objetividade e o pragmatismo de Capricórnio sugerem que, desde que trabalhemos e não esperemos que a vida caia do céu pronta e embalada pra uso, o período pode ser bom. Só não é aconselhável se iludir com promessas. É o pior momento possível em um ciclo de Júpiter pra se perder tempo sem fazer nada. Persistência e Trabalho são a chave pra atravessar este período.

É um período que não é indicado para a maioria dos temas jupiterianos: ensino, religião e viagens. Mas isso é relativo, e depende bastante também de como esse planeta interage com o mapa de cada um.