Sol em Virgem

Hoje o sol deixa seu domicílio em Leão pra ingressar no signo de Virgem. Essa é tradicionalmente a época da colheita para diversas culturas ao redor do globo. É também o fim do Verão no hemisfério norte, momento em que as plantas, já maduras, estão prontas para serem colhidas e armazenadas para a estação da penúria que se aproxima. E por esse motivo que o signo de Virgem tem como uma de suas características um permanente “estado de prontidão”, onde nos preparamos para a escuridão desconhecida simbolizada pelo inverno. Nenhum signo é tão bem preparado para os imprevistos do que o signo de Virgem. É o signo da precaução, da prevenção. Entretanto, pra nós que somos do hemisfério sul essa passagem ocorre na verdade durante o fim do inverno, aqui estamos nos preparando para encarar a primavera, coisa que nada tem de de aterradora. Há na passagem do Sol por Virgem por aqui um forte elemento de suavidade portanto.

 A perda de dignidade do sol com a mudança para Virgem não é assim tão brusca, já que o primeiro decanato de Virgem é regido pelo Sol. Outro elemento que aumenta a força do Sol nessa passagem em específico é o trânsito de Mercúrio. Inicialmente em Leão, formando uma recepção mútua com o Sol, esse planeta rapidamente ingressa no signo de Virgem no fim de agosto, entrando em seu domicílio e exaltação e se aplicando em uma conjunção extremamente positiva com o sol durante Setembro, conferindo-lhe poder, já que o sol em Virgem está a disposição de Mercúrio. Mas Virgem ainda assim tem um elemento de decadência para o Sol, se pensarmos nos signos que precedem e sucedem o signo de Virgem. Leão, o predecessor, é o domicílio do Sol, enquanto que Libra, o sucessor, é a queda do sol. É como se Virgem fosse a ponte para a perdição do Sol, é o signo que tira o sol do seu domicílio levando-o para a queda em Libra. As características do signo de Virgem de certa forma atuam de modo a renegar terminantemente o simbolismo solar. A servidão é sem dúvida algo que nada tem haver com o princípio solar. Processo oposto se observa com Saturno: Em Virgem este planeta está saindo do seu detrimento (Leão) e sendo encaminhado para a sua exaltação (Libra).

 Épocas do Sol em Virgem são boas para a organização das coisas, pra revisões burocráticas e metodológicas, para a depuração de projetos já em andamento bem como para o aprimoramento de técnicas e para o aprendizado de modo geral. Virgem é ótimo também pra cuidar da saúde, seja iniciando uma dieta ou entrando numa bateria de exercícios. Poucos são os momentos que beneficiam tanto o estabelecimento de uma nova rotina do que esta passagem. É uma época que não favorece ao hedonismo, aos risos exagerados ou o esbanjar de recursos. Devemos pensar aqui em acumular, guardar para depois, é momento de se preparar para o amanhã. Por esse mesmo motivo essa é também uma época muito interessante para repensar a organização das suas próprias finanças ou para o destino que você dá para os seus investimentos.

 O Sol ingressa em Virgem no dia 22 de agosto de 2012 ás 14:07
O Sol deixa o signo de Virgem pra ingressar em Libra no dia 22 de setembro de 2012 às 11:49