O Sol em Leão

O Sol faz agora sua passagem anual pelo signo de Leão, onde tem seu domicílio. No hemisfério Norte, este seria o auge do verão, e no hemisfério sul o auge do inverno. Existe um elemento de extremismo e radicalismo neste posicionamento, bem como no seu oposto, Aquário. A passagem do Sol por ambos os signos teoricamente produz as temperaturas mais extremas de cada estação. Só que Aquário e Leão representam extremos opostos, eles não funcionam da mesma maneira. Leão simboliza a autoridade, a centralização do poder e da força. Em Leão queremos saber quem é o melhor, quem faz, pode, e é. As hierarquias entram num processo de verticalização neste signo. O signo oposto é a igualdade absoluta, é radical no sentido de desconsiderar e impedir a existência de privilégios seja por quais motivos forem. Em Leão, a máxima “ao vencedor, os louros” funciona de forma plena. Mas aqui vale também a máxima do “o importante é competir e dar o seu melhor”.

A cada quatro anos, quase sempre com o Sol passando por este signo, se realizam os jogos Olímpicos de Verão, um evento de nível global, que reúne atletas de todo o mundo que competem nas principais modalidades esportivas. E uma grande celebração da força, em que se testam os limites das capacidades físicas do ser humano, e onde países rivais medem forças em tempos de paz. Essa medição de forças tem sido bem visível atualmente entre Estados Unidos e China. As Olimpíadas, nos mais diversos sentidos são um evento de natureza puramente leonina, onde, apesar da importância da competição, o que acaba valendo no final das contas é a afirmação de supremacias, de poderes, de glórias. Para a maioria dos atletas as Olimpíadas se configuram como o clímax de suas carreiras, onde o resultado de tudo pelo que trabalharam ao longo de anos de treinamento vem à tona, é “a hora da verdade”.

Esta é basicamente uma época de otimismo, onde todos nos concentramos naquilo que temos e somos de melhor, e onde fechamos um pouco os olhos às nossas próprias mazelas. Leão traz um senso de estabilidade, onde nos focamos no presente como se este fosse eterno. Na verdade cada passagem do Sol por Leão serve pra que relembremos das coisas que nos tornam especiais, então todos os erros e sofrimentos passados são esquecidos, passamos a vida à limpo, focamos no agora e nos movemos com otimismo para o futuro. Em analogia com o um dia, o Sol por Leão teria a característica de um sol de meio de tarde, momento mais quente e normalmente mais ativo de cada dia.

O Sol ingressou em Leão no dia 22 de julho de 2012 às 7:01 da manhã
O Sol deixa o signo de Leão ingressando em Virgem no dia 22 de Agosto às 14:07