Signos Bestiais & Signos Humanos

Existem algumas formas de se classificar os signos do zodíaco que vão um pouco além do esquema dos elementos e modalidades e entram em conceitos puramente simbólicos. É o caso desta forma de classificação, que se baseia exclusivamente no símbolo do signo, ao menos a primeira vista.

Seriam 4 signos Bestiais, 4 Signos Humanos e 1 signo que transitaria entre as duas natureza. Vamos entender o que significa cada um desses tipos de signo:

Signos Bestiais:


♈ ♉ ♌ ♑


São todos os signos representados por animais de quatro patas. Isso faria com que a natureza deles fosse um pouco mais violenta, sexual, competitiva e voraz. Os 4 signos Bestiais são Áries, Touro, Leão e Capricórnio.

Mas é importante se observar que existe algo em comum a esses 4 signos: 2 deles são do elemento Fogo, e 2 do elemento terra. Isso significa que eles têm em comum a qualidade primitiva da secura, que em si concentra os significados da violência, força e resistência, explicando o significado geral deles. É importante notar que Virgem é um signo seco, mas não é considerado Bestial, é um signo humano. Isso ocorre porque Virgem é ao mesmo tempo domicílio e exaltação de Mercúrio, e também porque Virgem é representado por uma figura humana.

Obviamente que somente o fato de esses signos serem bestiais não é suficiente pra concluir sua galeria de significados. Por exemplo, Touro é bestial, sendo voraz e extremamente sexual, porém é regido por Vênus e é a exaltação da Lua: isso suaviza a natureza taurina, tornando-a bem menos violenta e muito mais sexual do que a dos outros signos bestiais. Capricórnio é a exaltação de Marte, e por isso ele é um dos mais violentos dentre os signos bestiais, mas Capricórnio é ao mesmo tempo domicílio de Saturno, o que o torna profundamente lento e cauteloso – ele seguramente vai ameaçar muito antes de efetivamente agir, mas quando agir será de forma esmagadora. Áries e Leão são signos solares (o primeiro é a exaltação e o segundo é o domicílio do sol) o que os torna mais alegres e generosos, apesar de isso não ser o suficiente pra conter o aspecto mais agressivo e intolerante dos signos bestiais.

Signos Humanos:





♊ ♍ ♎ ♒



Os signos humanos são todos os signos representados por figuras humanas. Isso tornaria a natureza deles mais cordial, civilizada, inteligente e simpática, sendo eles também grandes significadores de beleza e carisma. São humanos os signos de Gêmeos, Libra, Virgem e Aquário. Apesar de algumas pessoas representarem Libra como sendo somente uma balança, e aquário como sendo somente um jarro, tradicionalmente Libra é representado por uma donzela que porta a balança, enquanto que Aquário é representado por um homem que porta e verte o conteúdo de uma jarra.

Percebemos de cara que 3 desses signos formam a triplicidade completa do elemento ar: Gêmeos, Libra e Aquário. Um dos significados mais essenciais dos signos humanos é associado basicamente ao elemento ar: São simpáticos, cordiais e carismáticos, sendo então de se socializar facilmente, angariando popularidade com facilidade. Ênfase nos signos humanos garante uma personalidade popular, mas ao mesmo tempo inteligente. Isso vem principalmente, mas não somente, do signo de Virgem. Apesar de ser um signo de terra, este é domicílio e exaltação do planeta Mercúrio, o planeta do intelecto e da erudição. O que percebemos é que o fator Humano está muito relacionado a Mercúrio, que é um dos regentes da triplicidade do Ar e o principal governante do signo de Virgem. Talvez seja por isso que o Júbilo de Mercúrio é na casa 1, casa que rege o corpo, a aparência e a personalidade de uma pessoa. A “humanidade” proporcionada por mercúrio estaria ligada então aos padrões do socialmente aceito como ‘boa aparência’ (sobretudo a característica mercuriana da jovialidade) e a inteligência, bem como a capacidade de se relacionar bem com seus semelhantes.

E temos também 1 signo que teria ao mesmo tempo características dos signos Bestiais e dos signos Humanos: É o signo de Sagitário. Há quem diga que metade de Sagitário seria humana e metade seria bestial, mas os significados essenciais deste signo realmente refletem características dessas duas formas de classificação. Sagitário é erudição, é simpatia e carisma, e ao mesmo tempo é violência e competitividade. É um signo sem moderação, apegado a todos os prazeres, incluindo os mais eróticos. Ao mesmo tempo, é o signo da filosofia, do conhecimento superior e da religião. É interessante notar que o regente de Sagitário é o planeta Júpiter, que governa o temperamento sanguíneo, que por sua vez é sinônimo de elemento Ar. Júpiter, de fato, é um planeta aéreo, por ser quente e úmido. Talvez seja por isso que alguns classificam o próprio signo de sagitário como sendo quente e moderadamente seco (puxando um pouco pra umidade). Se pensarmos na figura que representa o signo de Sagitário, o centauro, metade homem e metade cavalo (animal de 4 patas), entendemos o porque de ele ter essa natureza dupla.

Falamos de todos os signos, com exceção dos signos de Água. Eles não são nem bestiais e nem humanos, mas eles têm duas formas exclusivas de classificação que os colocam em patamares diferentes dos demais signos, que veremos nos posts que seguirão a este.