Lunação de Escorpião ♏

Hoje acontece uma lua nova no signo de Escorpião. A lua nova ou lunação é usada como base para os calendários de diversas culturas, já que o período de uma Lunação dura aproximadamente 1 mês. Lunação na verdade seria o espaço compreendido entre duas luas novas. Esta lunação escorpiana vai durar entre os dias 26 de Outubro de 2011 as 17:55 e vai até o dia 25 de novembro de 2011 as 4:09, quando ocorre uma lua nova em Sagitário fechando assim a lunação escorpiana. Veja o mapa desta lunação para a cidade de Florianópolis-SC:

Vemos que ela ocorre no 03°02’ de Escorpião. O regente de Escorpião ficará em evidência ao longo de todo o período, e seus trânsitos serão especialmente fortes. Ao longo desta lunação Marte vai passar entre os 21°56’ de Leão e vai terminar a lunação em 06°46’ de Virgem. Chama atenção a lentidão do planeta Marte. Isso ocorre porque ele está prestes a entrar em movimento retrógrado, período em que permanecerá no signo de Virgem até julho de 2012 e sobre o qual falaremos mais adiante aqui no blog.
Durante esta lunação, Marte fará quadratura com Vênus e com Mercúrio que estão transitando por Escorpião, aspectos que ficam exatos ainda esta semana, e que serão amplificados pelo trânsito da Lua por Escorpião entre quinta e sexta (dias 27 e 28 de Outubro). São aspectos tensos que podem proporcionar situações de stress nesses dias, e  que precisarão ser administradas com paciência. Todo o cuidado com as palavras será pouco, a comunicação se estabelecerá num nível muito emocional e instintivo.
Durante esta lunação, o planeta Netuno que se encontra já em movimento estacionário no signo de Aquário irá mudar de direção e vai se preparar para deixar Aquário definitivamente rumo ao signo de Peixes. Durante o momento exato do estacionamento de Netuno  (dia 9) ele vai sofrer uma oposição com Marte, o que vai desencadear o trânsito de Netuno sobre as pessoas que possuem planetas ou ângulos nos últimos graus dos signos fixos (Touro, Leão, Escorpião e Aquário) de forma muito intensa. Mesmo que queira, será impossível fugir da realidade dos fatos.
Se você tem planetas entre os graus 26° e 29° dos signos fixos (Touro, Leão, Escorpião e Aquário): Os comportamentos escapistas que você estiver mantendo serão violentamente confrontados e você acabará sofrendo severamente as consequências se não estiver atento. Haverá pouca paciência diante de comportamentos escapistas, e se estiver envolvido com alguma forma de mentira essa corre o risco de ser descoberta. As ilusões que estiver alimentando também tendem a ser despedaçadas. O bom é que o trânsito, apesar de tenso, servirá para acordar aqueles que por algum motivo se deixaram hipnotizar pelos encantos (ou feitiços) netunianos. Tudo isso fica válido entre os dias 6 e 10 de Novembro.
A lunação se inicia em oposição com Júpiter, que atualmente transita o signo de Touro, e também em sextil com Plutão em Capricórnio. Para todas as pessoas com planetas no primeiro decanato de signos de terra ou água (Escorpião, Touro, Virgem, Peixes, Câncer e Capricórnio), essa primeira semana da lunação tende a ser particularmente benéfica, com alta possibilidade de surgirem novas oportunidades de expansão e crescimento em sua vida associadas aos planetas do seu mapa que são afetados.
As fases desta lunação:
A fase nova começa a partir da conjunção entre sol e lua hoje mesmo, dia 26 de Outubro de 2011 as 17:55 (horário de verão). O grau da conjunção será o 03° de Escorpião. Momento positivo para o início de novas atividades, beneficiando principalmente as questões que exigem mais energia e disposição como as atividades físicas e profissionais.
A fase crescente começa no dia 2 de novembro de 2011 as 14:38, com a lua formando quadratura com o sol em 09° de Aquário. Momento de energias em alta, onde as coisas tendem a fluir a contento e atividades de curto prazo iniciadas na semana anterior começam a dar resultados.
A fase cheia começa a partir da lua cheia, quando a lua forma uma oposição com o sol em 18° de Touro no dia 10 de novembro as 18:15. Momento de sensibilidade em alta, bom para divulgação de resultados, favorecendo o aspecto afetivo e emocional. Hora de desacelerar um pouco o ritmo de atividades e começar a focar no essencial.
A fase minguante finaliza este ciclo a partir do dia 18 de novembro as 13:09 com a lua formando uma quadratura com o sol em 25° Leão.  Hora de recolhimento estratégico, evitar exposições desnecessárias, de se planejar as atividades do próximo ciclo, finalizar todas as pendências e focar no essencial.
Essa lunação termina dia 25 de novembro, quando teremos uma lua nova que será também eclipse parcial do sol.   
  
Links complementares: