Inversão dos signos no Hemisfério Sul: Isso existe?

Vou responder aqui uma pergunta de um leitor do blog, pergunta esta que eu já respondi várias vezes no facebook ou mesmo tirando dúvidas de clientes. Thiago, o leitor que me fez a pergunta, me propôs uma suposição envolvendo uma padronização dos hemisférios. A dúvida central dele está relacionada a influência que as estações do ano exercem na astrologia. Ele indagou se uma pessoa nascida sob o Sol em leão no hemsifério sul não deveria ser considerada como do signo de Aquário, porque, como ele disse: “Se o verão tem influencia expansiva, mais direta no comportamento dos animais em seu ciclo de reprodução, controle por comida e territorio acredito que estamos sujeitos a essas leis da natureza, então o contrario é verdadeiro, ou seja, o inverno nos trará comportamentos mais timidos e reservados .”  

A pergunta do Thiago evoca uma teorização comum por parte de Astrólogos do hemisfério norte. Se você estuda astrologia por livros de autores daquele hemisfério, vai peceber que muitos levantam essa questão e a abordam de uma maneira muito errônea;

Pois bem, respondendo: 

As estações do ano tem sua dose de influência na astrologia sim, mas é um erro comum, principalmente por parte de astrólogos que estão lá no hemisfério norte e que jamais ou muito raramente tem de lidar com pessoas do hemisfério sul, atribuir ao sul essa suposta inversão nos signos . A maioria dos astrólogos do hemisfério sul vai ser unânime em te dizer que isso não existe. É um erro grave dos astrólogos do hemisfério norte, que contaminaram modernamente, o signifcado dos signos com o significado das estações do ano do hemisfério deles. A lógica dos signos independe completamente das estações, até porque não é a passagem do sol que determina a característica dos signos, e é só o trânsito do sol que está relacionado com esta lógica de estações.

As estações do ano entram no cálculo do temperamento. cada estação é associada a um elemento: primavera é ar, verão é fogo, outono é terra e inverno é água. Então a pessoa que tem o sol em áries no hemisfério norte, signo de fogo, vai ter uma influência que mescla o fogo com o ar porque quando o sol está em áries por lá eles vivem a primavera, enquanto que o sol em áries no hemisfério sul vai ter uma influência do elemento terra mesclada a do fogo, porque aqui é outono. Isso é importante no cálculo do temeperamento. 
Quando você analisa a lua ou qualquer outro planeta essa atribuição elemental pela ‘estação do signo’ não ocorre! no caso específico da lua, você simplesmente verifica em qual fase ela se encontra. Na fase nova você atribui elemento ar, na fase crescente, fogo, na fase cheia , terra e na fase minguante o elemento água.   
Ou seja, da forma como é colocado em livros, sobretudo os modernos, escrito em sua esmagadora maioria por autores do hemisfério norte, temos a impressão de que áries, touro e gêmeos são signos de primavera. NÃO SÃO. 
A lógica das estações do ano é paralela a lógica das fases da lua. As estações do ano são as fases do ciclo solar. É o sol o astro doador de calor e energia para o universo, então durante a parte do ano em que se recebe mais iluminação, o fluxo é crescente, o contrário ocorrendo quando se recebe menos iluminação, quando então o fluxo é minguante. 
Assim, a primavera tem características da fase nova da lua, ambas tem associação com temperamento sanguíneo e o elemento ar. Isso vale tanto aqui quanto lá, com a diferença de que primavera no hemisfério norte ocorre sempre quando o sol passa pelos signos de Áries, Touro e Gêmeos, enquanto que a primavera no hemisfério sul ocorre sempre com a passagem do sol pelos signos de Libra, Escorpião e Sagitário. 
O verão tem características da fase crescente da lua, com associação ao temperamento colérico e ao elemento fogo. No hemisfério norte, é verão quando o sol está entre os signos de Câncer, Leão e Virgem, já aqui no hemisfério sul o verão é sempre com o sol nos signos de Capricórnio, Aquário e Peixes.
Não importa em qual hemisfério você está, as características dos signos não se modificam, mas levar em consideração a estação do ano é importante para certas análises, e pra isso é importante saber em qual hesmifério se está.

Se você também tiver alguma pergunta ou curiosidade sobre astrologia, envie para meu e-mail: [email protected] , não garanto que irei responder, vai depender do meu tempo, mas sua pergunta pode se transformar em post aqui no blog. Só peço que não abusem e não me mandem questionários e nem dêem uma de joão sem braço pra perguntar sobre o próprio mapa porque eu não respondo nesses casos, apenas rezo para que alguém um dia dê um desconfiômetro pra pessoa.