Ascendente em Capricórnio

Capricórnio é um signo de terra e cardinal, feminino e de natureza melancólica. É o domicílio noturno de Saturno, e a exaltação do planeta Marte. Tem ascensão curta no hemisfério norte, e ascensão longa no hemisfério sul, sendo, portanto, mais comum por aqui.
Na astrologia Horária, como todos os outros ascendentes cardinais, este não tende a ser muito positivo, a não ser que Saturno esteja muito fortificado, especialmente em signos de ar. Tende a ser uma pessoa cética e pessimista, que dificilmente confiará no julgamento dado.
Na astrologia natal, este ascendente indica um corpo forte e bem constituído, mas pode indicar magreza e debilidade se Saturno estiver em signo negativo e demasiadamente oprimido. Capricórnio é ainda um signo bestial, indicando pessoas ardentes e sensuais, muito ligadas ao aspecto mais terreno, do plano das sensações. As feições tendem a ser sisudas, e há pouca simpatia (na verdade, pouco esforço em agradar os outros), a não ser nos casos em que vênus está muito fortificada no mapa, quando a pessoa acaba agradando mesmo sem fazer muito esforço. Em geral são frios, decidem de forma demorada mas após uma decisão tomada são com tratores de demolição, agindo sem piedade e hesitação. A frieza temperamental se reflete em nível fisiológico, com o corpo funcionando de forma bastante lenta. Doenças tendem a afetar principalmente as regiões mais estruturais do organismo: Articulações, pele e esqueleto.

São pessoas que não conseguem lidar com situações fora do controle. Se não houver uma forte liderança nas situações das quais essa pessoa participa (e em geral ela respeita os líderes) ela mesma irá assumir as rédeas da situação. É uma pessoa que transmite credibilidade, que é confiável no que diz respeito a compromissos e responsabilidades, que vai sempre honrar sua palavra e que vai sempre estar muito preocupada com a ordem e o bom andamento das coisas. São peritos em “sustentar o insustentável”, ou seja, são pessoas que mantém situações velhas, desgastadas até o limite das possibilidades. Não desistem fácil.  

Veja algumas personalidades famosas que nasceram com Ascendente em Capricórnio:

Stalin
Rainha Elizabeth II da Inglaterra
Gisele Bundchen
Descartes
Bono Vox
Sean Connery
Catherine Deneuve
Colin Farrel
Trent Reznor
Sophia Loren