Sartre e Beauvoir – parte 4 (mapa composto)

Vamos entender com este post como funciona um mapa composto, elemento importante nas análises de Sinastria. O mapa composto em geral é traçado calculando-se os pontos-médios entre respectivos posicionamentos entre as duas cartas (sol-sol, lua-lua, etc). Existem outros métodos, mas é este que eu utilizo; O mapa composto funciona como um mapa representativo da realidade interna  de um relacionamento. Analisamos não somente o mapa em si, mas também a relação entre mapa composto e mapa pessoal de cada envolvido no relacionamento, que reflete o que a relação representa pra cada um (um fardo? Uma fonte de alegria? Segurança? Tédio? Estímulo? E por aí vai…). .
A ideia de escrever sobre a sinastria deste casal surgiu em 2009. Planejei inicialmente 4 posts, escrevi os 3 primeiros mas acabou faltando este, justamente sobre o mapa composto.
Veja abaixo então, o mapa composto de Sartre e Beauvoir:
Note o predomínio do elemento fogo: Sol em Áries, Ascendente em Sagitário além de mercúrio e vênus também em áries. A palavra chave pra este envolvimento é INDEPENDÊNCIA. Leia o que eu escrevi sobre a personalidade de uma pessoa que tem Sol em Áries e Ascendente em Sagitário:
Depois de ler o texto do link acima, apenas faça um exercício pra tentar visualizar esta descrição mas pensando que agora você analisa um casal como se ele fosse uma entidade única: O quê esta relação representa?
A condição básica para que aja o relacionamento é a liberdade, e há também um forte espírito de aventura. Perceba (lendo nos textos anteriores) que o mapa composto acaba suprindo a ausência do elemento fogo no mapa de ambos. Mesmo que Sartre tivesse Sagitário Ascendendo, ele não tinha nada além deste ascendente em fogo.
Pra esses dois, muito embora se analisarmos individualmente eles sejam pessoas muito parecidas, dada a ausência de fogo e o predomínio do ar e da terra, eles se encontravam, se complementavam. Da união deles surgia o fogo e o ardor do qual eles sentiam falta.
Juntos eles se sentiam apoderados de um espírito reformador, revolucionário, ousado e muito criativo. Eram únicos, chamavam a atenção por onde passavam. Vemos que júpiter, regente do mapa composto está exaltado em Câncer, dando especial alegria a Sartre, dada a proximidade com o Sol dele.
Outro ponto interessante é que Marte do mapa composto se exalta em Capricórnio, incidindo sobre o stelliun de Beauvoir. Simone tirava muita força deste relacionamento, que podia ao mesmo tempo desestabiliza-la completamente em alguns momentos e ao também servia para estimula-la profundamente. Parece que a relação era um tanto irritante para ela, que tinha mais encargos, ela acabava ficando com mais limitação e mais responsabilidades, e acabava sendo obrigado a assumir uma postura de resolver os problemas que surgiam, como se ela fosse muito mais o “homem” da relação do que ele.  

Outro elemento importante é a conjunção partil entre lua e saturno no mapa composto. Não havia intimidade entre eles, e as naturezas deles já eram naturalmente avessas a isso. Então, desta relação eles acabavam tirando também algo pelo qual eles procuravam: a total ausência de contato íntimo. Nada de carinhos, nada de afagos, nada de confidências lacrimosas. Nem mesmo o cotidiano era compartilhado: viviam no mesmo prédio, mas em casas separadas. Outro ponto em comum dessa conjunção é a fidelidade, podendo indicar um relacionamento muito lôngevo.