Marte em Virgem

Pode soar estranho para quem é acostumado somente com a Astrologia moderna, mas a entrada de Marte em Virgem é na verdade um alívio. Ainda que marte estivesse em seus próprios termos nos últimos graus de leão, neste signo de fogo Marte é considerado em uma má posição justamente por ter sua natureza aumentada; Marte rege as triplicidades da Água e da Terra não por afinidade, mas por ser um maléfico e como tal, é sempre melhor que sua natureza quente e seca seja refreada a fim de ser melhor conduzida, para receber um direcionamento útil.
Marte permanece neste signo desde a madrugada de ontem, 7 de junho e dele só vai sair no dia 29 de Julho. Vai se aplicar em conjunção com Saturno durante toda sua estadia em virgem, mas não chegará a completar o aspecto, uma vez que saturno muda de signo antes que Marte o atinja.
A diligência, a industriosidade e o empenho são as principais características de Marte em virgem. Aqui as ações são coordenadas, feitas com esmero e perfeccionismo. Não há desperdício de energias, a impulsividade é inibida, todos os movimentos são controlados e direcionados rumo a perfeição. O lado negativo de Marte em Virgem é que sua secura é aumentada. Isto é associável ao aspecto crítico, ligado a punição e ao controle excessivo que se verifica em virgem.
Os termos (egípcios) de Marte localizam-se entre os 21°00’ e os 27°59’ no signo de Virgem, onde estão Marte encontra-se ainda mais fortalecido (leia-se controlado, com sua energia sendo direcionada para o trabalho e para coisas úteis ao invés de desperdiçada em conflitos). Marte passa por estes graus entre 14 e 26 de julho. 
No dia 11 de Junho Marte em 02° Virgem e mercúrio em 02° Gêmeos formarão uma quadratura que pega em cheio todos os que tem planetas no início dos signos mutáveis, indicando um momento de stress, imprevistos (a tensão entre mercúrio e Marte tem uma natureza que lembra muito a dos aspectos tensos de Urano) e agressividade que tende a ser expressa verbalmente. Debates acalorados estarão em pauta.
Já no dia 15 de junho é a vez de um trígono entre Marte em 04° Virgem e Plutão em 04° Capricórnio, simbolizando a energia intensa que é canalizada para a transformação e a purificação. Representa um trabalho extremamente pesado, mas que tem resultados garantidos e duráveis.
Dia 1° de julho Mercúrio em 13° Câncer e Marte em 13° Virgem fazem as pazes através de um sextil, apesar de mercúrio encontrar-se justamente no signo que representa a queda de Marte. O momento é marcado pelo trabalho mental diligente, mas essa doação de debilidade de mercúrio para marte simboliza que as coisas tendem a ser feitas da forma mais difícil possível, ainda que os resultados sejam garantidos, independente do nível de dificuldade do caminho escolhido.
No dia 11 de Julho fica exato o Sextil entre Sol em 19° Câncer e Marte em 19° Virgem. Marte estará na verdade em Sextil quase exato a um eclipse solar. Neste caso marte também recebe debilidade do sol canceriano que se encontra na sua queda, não retransmitindo nada para o sol. É como duas forças que se unem em um objetivo comum, mas fadados a não obter nenhum resultado útil. Ao menos não estão se agredindo mutuamente, o que poderia ser bem pior. Este é um eclipse preocupante, já que é conjunto ao Nodo lunar sul, e ainda concede queda para um planeta que é naturalmente maléfico (Marte). Quem for tocado por este sextil através de aspectos harmônicos não deve esperar muita coisa, porque ele não promete nada. Para quem sofrer tensão a partir do grau do eclipse, é bom ficar atento a esta influência depressora que tende a dar início a lentos processos que não podem ser evitados e que tendem a dar resultados desvantajosos ao longo dos próximos 6 meses, mas principalmente durante o mês de Outubro.    
Antes que me perguntem, esse vídeo esta aqui porque eu considero que ele transmite um pouco do Marte em Virgem way of life. As imagens são da abertura das olimpíadas de 1936 na Alemanha, a banda é alemã (Rammstein).