Cláudio Ptolomeu

Um dos nomes mais importantes para a astrologia ocidental, Ptolomeu nasceu na cidade de Ptolemais no antigo Egito, e viveu na cidade de Alexandria, atuando na universidade desta cidade. Nasceu por volta dos anos 100 – 178 da era Cristã. Foi acima de tudo um grande estudioso da Matemática, da Astronomia, da Geografia, da Cartografia e da Astrologia.

Sua obra de maior importância foi um tratado de Astronomia conhecido como “Syntaxis Mathematica” ou Almagesto, que foi a base dos conhecimentos astronômicos do homem durante vários séculos, tendo como perspectiva o geocentrismo e como base as idéias de Hiparco. Os conhecimentos contidos no Almagesto foram adotados pela igreja católica como verdades incontestáveis até o advento de Copérnico e a teoria Heliocêntrica.

Na astrologia, Ptolomeu também foi autor da obra mais importante de seu tempo, onde ele fez um extenso trabalho de revisão englobando vários conhecimentos coletados em seus predecessores da Grécia, Babilônia e Egito. O livro que era chamado de “Apotelesmatika”, ou Tetrabiblos (4 livros) como é mais conhecido atualmente. Este livro é até os dias de hoje considerado como base fundamental para os conhecimentos astrológicos e engloba todas as noções mais básicas e essenciais da Astrologia.

O primeiro Livro do Tetrabiblos trata sobre as características gerais de signos e planetas e é uma espécie de introdutório. O Segundo livro Trata da Astrologia Mundana, ou seja, a vertente da astrologia que lida com o destino dos reinos e etc. O terceiro e Quarto livro já tratam da Astrologia natal.