O Ascendente

O Ascendente é o fator mais particular do nosso mapa de nascimento, e é por esse motivo o fator mais importante e revelador a respeito da personalidade de uma pessoa. Sem conhecer o momento exato em que se deu o nascimento de uma pessoa, com precisão de minutos, é impossível se determinar o Ascendente. Ele é a cúspide da casa 1 em quase todos os sistemas de casas usados pra interpretação do mapa, e junto da Lua e o Sol, é o fator mais importante para a determinação do temperamento dominante e da personalidade de um nativo.

O Signo Ascendente na verdade é o signo que se elevava no Horizonte leste em relação ao local onde se encontra uma pessoa no momento do seu nascimento. Existem signos que ascendem rapidamente, em cerca de 1 hora e meia (no sul do Brasil os signos de Virgem e Libra tem esse comportamento no ascendente) enquanto outros demoram as vezes mais de 2 horas e meia(no sul do Brasil, Peixes e Áries são os que ascendem mais lentamente). Esse fenômeno é mais perceptível em latitudes localizadas em regiões subtropicais. Em Países como A Noruega por exemplo, em determinadas regiões 4 signos ascendem num espaço de 1 hora, enquanto que outros signos levam mais de 3 horas pra ascender. Isso significa que em cada Hemisfério, determinados signos ascendentes são mais comuns, sem que aja nada de especial em torno desse fator a não ser os aspectos geográficos mencionados. No Hemisfério norte vai ser mais comum você encontrar pessoas com Ascendente em Leão, Virgem, Libra e Escorpião, enquanto que pessoas com Ascendente em Aquário, Peixes, Áries e Touro no ascendente são mais raras. Não há nada de especial nesses signos, e o inverso você verifica no hemisfério sul, onde você encontra mais pessoas com Ascendente em Aquário, Peixes, Áries e Touro.

Ele não é apenas uma máscara como é comumente dito, e o sol  não é a “personalidade verdadeira da pessoa”, ou personalidade interior, isso de fato nem existe. A personalidade como um todo vai ser dita pelo mapa inteiro, mas especialmente pelo Ascendente, regente do ascendente e planetas que estão no mesmo signo do Ascendente. Se a pessoa nasceu durante o dia, o sol ganha importância maior, mas não chega a receber uma importância determinadora no caráter de um nativo por si só, a não ser quando o Ascendente é Leão e o sol é o regente do Ascendente. Se quiser saber o que o sol representa no seu mapa de nascimento, leia este Post. No caso de um Nascimento noturno, é a lua o luminar dominante, leia este Post se quiser saber mais sobre a Lua.

O que se entende como “signo” de nascimento normalmente é associado ao signo onde estava colocado o Sol de quando a pessoa nasceu. Mas este signo, só pelo fato de o sol estar passando por ele não é o signo mais importante do seu mapa, seria simplesmente um dos vários fatores que o constituem. Faria mais sentido se disséssemos que nosso “signo” é o signo do Ascendente, mas em alguns casos a presença de um planeta no signo ascendente modifica completamente o que poderia se supor a respeito da “personalidade” descrita pelo signo em si. Lendo o link que eu deixei acima sobre o sol fica mais fácil de entender porque as pessoas quase sempre se identificam com o signo solar, apesar do que eu estou dizendo aqui. Essa identificação tem o seu fundamento, mas ainda assim, se alguém quer realmente entender como é sua personalidade pela astrologia, apenas conhecendo o Ascendente e o mapa como um todo para se poder desenhar uma resposta concreta.

Lenda: O Ascendente exerce maior efeito a partir dos 30 anos de idade
Isso não é verdade, e normalmente se diz isso com base no fato de que Saturno completa um retorno quando a pessoa tem 29 anos, então a partir dos 30 anos ela estaria “assumindo seu signo ascendente”. Não é verdade, o Ascendente é o fator mais perceptível da personalidade de uma pessoa desde tenra idade. O que ocorre após os 30 anos é pura e simplesmente um maior amadurecimento da pessoa como um todo, mas nem sempre isso ocorre.