Mercúrio e suas Associações Naturais

Mercúrio é o princípio da Neutralidade, da ambigüidade, da ausência de gênero. De todos é o único planeta que assume as características de quaisquer outros que o contatam. Tudo o que é pequeno, tudo o que é meramente detalhe, que é partícula, é da alçada de mercúrio. Ele preside a mente, o pensamento, a fala, a comunicação em todas as formas e tudo o que está implicado no universo da mente e do comunicar. Em si mesmo ele não recebe a alcunha nem de maléfico, nem de benéfico, ele o é de acordo com suas companhias. Entretanto sua natureza por si mesma é parecida com a de saturno, fria e seca, porém de forma muito mais moderada do que saturno que é frio como gelo.

No corpo humano ele rege especialmente as mãos, os dedos, as vias respiratórias e o sistema nervoso, sendo suas doenças ligadas a todas essas regiões do corpo, e as que afetam a sanidade da pessoa, seu entendimento e impedem ou causam algum distúrbio na fala de alguma maneira.

Está sempre próximo ao sol e por isso ele representa toda a espécie de figura ‘auxiliar’ que está próximo à autoridade assistindo-a, como secretários, escrivãos e até mesmo os astrólogos, já que antigamente o astrólogo era uma espécie de braço direito de reis e outras figuras de autoridade. Rege também os comerciantes, os intérpretes, tradutores, mensageiros e toda a espécie de gente desonesta, os ladrões, mentirosos, levantadores de calúnia e etc. Todo local onde ocorra trabalho intelectual pode ser associado a mercúrio, assim como os estabelecimentos comerciais em geral. O domicílio diurno de mercúrio é o signo de Gêmeos, seu domicílio noturno e sua exaltação é o signo de Virgem, e ele rege noturnamente a triplicidade do ar (Gêmeos, Libra e Aquário).

MERCÚRIO E O METAL MERCÚRIO

O mercúrio encontrado na natureza é o único metal dentre os metais alquímicos encontrado em estado líquido nas condições normais de temperatura e pressão. Assim como o chumbo, é um dos metais mais venenosos para o ser humano, tendo o planeta mercúrio a mesma natureza melancólica de Saturno (o regente do Chumbo), só que em níveis menores e também sendo menos mortífero. O símbolo Hg vem do latim “hydrargyrum” que significa Prata Líquida. A maior utilidade do mercúrio nos dias de hoje está na confecção de instrumentos de medição, com ele sendo, portanto associável a precisão. Para os alquimistas, o mercúrio transcendeu ambos os estados sólidos e líquidos, terra e céu, vida e morte. Simboliza o próprio Hermes, o guia para “O que esta a cima e o que esta debaixo”.

ROCHAS DE MERCÚRIO

Topázio

Os topázios são pedras ligadas a mente e o seu uso, acredita-se, estimula à clareza mental, a lógica, a coerência e fortalece a inteligência.

Marcassita ou Pedra de fogo

Qualquer pedra multicolorida também está ligada a mercúrio.

VEGETAIS DE MERCÚRIO

Feijão

Trevo

Nozes

Avelã

Verbena

Juncos

Cana

ANIMAIS DE MERCÚRIO

Hiena

Macaco

Raposa

Esquilo

Aranha

Papagaio

Gralha

Grilo

Abelha