Sol em Touro com Ascendente em Sagitário

Touro e Sagitário são signos com praticamente nada em comum. A única coisa que os une é o fato de que são regidos por um planeta dito “benéfico”, touro é regido por Vênus, Sagitário é regido por Júpiter. Essa combinação sugere uma pessoa que no mínimo surpreende. A imagem é algo alegre, otimista e expansivo, exagerado e espontâneo. A pessoa chega a parecer boba, do tipo que conta sempre com a sorte e não se preocupa muito com os aspectos mais práticos. Mas o sol em touro, que é o sexto signo em relação ao ascendente, sendo do elemento terra, na verdade é profundamente preocupado com todas as questões práticas, operacionais e materiais.

É uma pessoa bastante preocupada com detalhes, com a ordem, com coisas que poderíamos chamar de pequenas mas que fazem a diferença, o que surpreende por conta dos seus modos expansivos e um tanto exagerados, mas isso acontece em função do sol que está no sexto signo em relação ao ascendente. O senso estético taurino se une ao idealismo visionário de sagitário, gerando uma pessoa que pensa de forma ampla, mas sem esquecer dos detalhes. É um tipo de taurino também mais aventureiro e apostador, porque compreende que a expansão sagitariana depende de uma pequena dose de auto-sacrifício na forma do investimento e no se assumir riscos. Mas estando o sol em Touro, é de se esperar que esses riscos sejam milimetricamente calculados de qualquer maneira.

Mas a imagem é a de alguém interessado em coisas grandiosas, como o conhecimento, a religião e a expansão do indivíduo através de aventuras ou da perseguição de suas ambições. A natureza da pessoa a impele a sair em busca de verdades absolutas (a natureza filosófica de sagitário) e acaba se apegando de forma bastante sólida a tais verdades quando pensa que as encontra (a necessidade taurina de solidez, de cumprir com a palavra), mas a natureza mutável e questionadora de sagitário acaba sempre levando a pessoa a se modificar nesses seus conceitos, e a pessoa no final das contas acaba vivenciando conflitos sérios, onde a nova verdade descoberta entra em choque com a palavra assumida no passado.

O Fanatismo, que é um perigo para o ascendente sagitário, com o sol em touro corre o risco de se tornar algo ainda mais rígido e intransigente. Estamos falando do signo mais teimoso e do signo mais intransigente do zodíaco nesta combinação de Sol e Ascendente! Como ambos os signos são bestiais, isso pode significar uma natureza um tanto compulsiva , sensual e violenta, o que pode causar sofrimento porque o sol em touro quer apenas ficar em paz e o sol em sagitário tem sempre a melhor das intenções, mas a soma de teimosia, intransigência e impulsividade pode se revelar uma receita explosiva. Entretanto, muito vai depender da posição do Júpiter natal que pode temperar ou atiçar a natureza voluntariosa do ascendente. A inclinação da pessoa de qualquer maneira tende a ser pacífica e apreciadora do que a vida tem de bom a oferecer.  

Leonardo DaVinci

Leonardo di ser Piero da Vinci (Vinci, 15 de abril de 1452 às 21:40 [dia 23 de abril e 1452 21:40 em Vinci no calendário atual] – Cloux, 2 de maio de1519) foi um polímata italiano, uma das figuras mais importantes do Alto Renascimento, que se destacou como cientista, matemático, engenheiro, inventor, anatomista, pintor, escultor,arquiteto, botânico, poeta e músico. É ainda conhecido como o precursor da aviação e da balística. Leonardo frequentemente foi descrito como o arquétipo do homem doRenascimento, alguém cuja curiosidade insaciável era igualada apenas pela sua capacidade de invenção. É considerado um dos maiores pintores de todos os tempos, e como possivelmente a pessoa dotada de talentos mais diversos a ter vivido.Segundo ahistoriadora de arte Helen Gardner, a profundidade e o alcance de seus interesses não tiveram precedentes e sua mente e personalidade parecem sobre-humanos para nós, e o homem em si [nos parece] misterioso e distante.

Nascido como filho ilegítimo de um notário, Piero da Vinci, e de uma camponesa, Caterina, em Vinci, na região da Florença. Leonardo foi educado no ateliê do renomado pintor florentino, Verrocchio. Passou a maior parte do início de sua vida profissional a serviço deLudovico Sforza (Ludovico il Moro), em Milão; trabalhou posteriormente em Roma, Bolonha eVeneza, e passou seus últimos dias na França, numa casa que lhe foi presenteada pelo reiFrancisco I. Leonardo era, em seu tempo, como até hoje, conhecido principalmente como pintor. Duas de suas obras, a Mona Lisa e A Última Ceia, estão entre as pinturas mais famosas, mais reproduzidas e mais parodiadas de todos os tempos, e sua fama se compara apenas àCriação de Adão, de Michelangelo. O desenho do Homem Vitruviano, feito por Leonardo, também é tido como um ícone cultural, é foi reproduzido por todas as partes, desde o euroaté camisetas. Cerca de quinze de suas pinturas sobreviveram até os dias de hoje; o número pequeno se deve às suas experiências constantes – e frequentemente desastrosas – com novas técnicas, além de sua procrastinação crônica. Ainda assim, estas poucas obras, juntamente com seus cadernos de anotações – que contêm desenhos, diagramas científicos, e seus pensamentos sobre a natureza da pintura – formam uma contribuição às futuras gerações de artistas que só pode ser rivalizada à de seu contemporâneo, Michelangelo.

Leonardo é reverenciado por sua engenhosidade tecnológica; concebeu ideias muito à frente de seu tempo, como um helicóptero, um tanque de guerra, o uso da energia solar, uma calculadora, o casco duplo nas embarcações, e uma teoria rudimentar das placas tectônicas. Um número relativamente pequeno de seus projetos chegou a ser construído, durante sua vida (muitos nem mesmo eram factíveis), mas algumas de suas invenções menores, como uma bobina automática, e um aparelho que testa a resistência à tração de um fio, entraram sem crédito algum para o mundo da indústria. Como cientista, foi responsável por grande avanço do conhecimento nos campos da anatomia, da engenharia civil, da óptica e da hidrodinâmica. Leonardo da Vinci é considerado por vários o maior gênio da história, devido à sua multiplicidade de talentos para ciências e artes, sua engenhosidade e criatividade, além de suas obras polêmicas. Num estudo realizado em 1926 seu QI foi estimado em cerca de 180.

Max Weber

Maximillian Carl Emil Weber (Erfurt, 21 de Abril de 1864 às 22:00 — Munique, 14 de Junho de1920) foi um intelectual alemão, jurista, economista e considerado um dos fundadores daSociologia. Seu irmão foi o também famoso sociólogo e economista Alfred Weber. A esposa de Max Weber, Marianne Schnitger, era socióloga e historiadora do Direito. Foi o mais velho dos sete filhos de Max Weber e Helene Fallenstein. Seu pai, protestante, era uma figura autocrata. Sua mãe uma calvinista moderada. A mãe de Helene tinha sido uma huguenote francesa, cuja família fugira da perseguição na França. Ele foi, juntamente com Karl Marx, Vilfredo Pareto e Emile Durkheim, um dos modernos fundadores da Sociologia. É conhecido sobretudo pelo seu trabalho sobre a Sociologia da religião.De importância extrema, Max Weber escreveu a Ética protestante e o espírito do Capitalismo. Este é um ensaio fundamental sobre as religiões e a afluência dos seus seguidores. Subjacente a Weber está a realidade econômica da Alemanha do princípio do século XX.
Significante, também, é o ensaio de Weber sobre a política como vocação. Weber postula ali a definição de estado que se tornou essencial no pensamento da sociedade ocidental: que o Estado é a entidade que possui o monopólio do uso legítimo da ação coercitiva. A política deverá ser entendida como qualquer actividade em que o estado tome parte, de que resulte uma distribuição relativa da força.

A política obtém assim a sua base no conceito de poder e deverá ser entendida como a produção do poder. Um político não deverá ser um homem da “verdadeira ética católica” (entendida por Weber como a ética do Sermão da Montanha – ou seja: oferece a outra face). Um defensor de tal ética deverá ser entendido como um santo (na opinião de Weber esta visão só será recompensadora para o santo e para mais ninguém). A esfera da política não é um mundo para santos. O político deverá esposar a ética dos fins últimos e a ética da responsabilidade, e deverá possuir a paixão pela sua actividade como a capacidade de se distanciar dos sujeitos da sua governação (os governados). Quanto às relações entre a cultura protestante e o “espírito do capitalismo”, pode-se dizer, de maneira esquemática, que estão relacionadas principalmente com a doutrina da predestinação e da comprovação — entendidas aqui, respectivamente, como a idéia de que Deus decretou o destino dos homens desde a criação e a idéia de que certos sinais da vida cotidiana podem indicar quais são os eleitos por Deus e quais os danados. Conquanto, para os católicos, há certos elementos atenuantes que permitem ao crente cometer certos deslizes, para os protestantes, sobretudo os calvinistas, a exigência de uma comprovação de que se é eleito impõe vastas restrições à liberdade do fiel, de modo a levar a uma total racionalização da vida. Essa racionalização, entendida como uma “ascese intramundana” — isto é, uma visão de mundo que propõe a iluminação através da santificação de cada ato particular do cotidiano —, abre um campo para o enaltecimento do trabalho, visto como a marca da santificação. É essa característica que permite a articulação entre a ética protestante, por um lado, e o espírito do capitalismo, por outro.

Weber também é conhecido pelo seu estudo da burocratização da sociedade. No seu trabalho, Weber delineia a famosa descrição da burocratização como uma mudança da organização baseada em valores e acção (a chamada autoridade tradicional) para uma organização orientada para os objectivos e acção (chamada legal-racional). O resultado, segundo Weber, é uma “noite polar de frio glacial” na qual a crescente burocratização da vida humana a coloca numa gaiola de metal de regras e de controle racional. Seus estudos sobre a burocracia da sociedade tiveram grande importância no estudo da Teoria da Burocracia, dentro do campo de estudo da administração de empresas
Max Weber morreu de pneumonia em Munique, Alemanha, a 14 de Junho de 1920.

Pierce Brosnan

Pierce Brendan Brosnan (Drogheda, 16 de maio de 1953 às 00:05 AM) é um actor e produtor irlandês, famoso mundialmente por interpretar no cinema o papel de James Bond em quatro filmes da série do agente 007 criado por Ian Fleming.

Shirley Temple

Shirley Jane Temple (Santa Monica, 23 de abril de 1928) é uma diplomataestadunidense e antiga atriz mirim. Ela não só foi a maior estrela mirim da década de 1930 como também é considerada a mais famosa de todos os tempos. Seus filmes continuam bem populares até os dias de hoje, particularmente entre as meninas. Shirley começou a ter aula de dança com três anos de idade e foi contratada para participar de uma série de curtas chamadas “Baby Burlesks”, que parodiavam estrelas e astros adultos, mais notadamente Marlene Dietrich. No mesmo ano, atuou numa sucessão de curta metragens e filmes, incluindo”Little Miss Marker”, “Change of Heart”, “Now I’ll Tell”, “Now and Forever” e”Bright Eyes” (no qual cantou seu mais popular sucesso, a canção “On The Good Ship Lollipop”). Ganhadora de um Óscar especial aos seis anos de idade, Temple foi a salvadora da Fox e do público na época da Grande Depressão. Inclusive o presidente norte-americano Franklin D. Roosevelt sucumbiu a seus encantos e lhe agradeceu por “ter feito a América atravessar a Grande Depressão com um sorriso”.

Shirley foi campeã de bilheteria de 1935 a 1938 com seu eterno otimismo e seu sorriso vencedor. Depois de adulta porém, não teve o mesmo sucesso como atriz, e aposentou-se do cinema em 1949, e em 1967, se candidatou ao cargo de representante do estado da Califórnia no congresso norte-americano, mas não obteve êxito. Nos anos de 1969 e 1970, foi delegada junto às Organizações Nações Unidas (ONU). Também foi embaixadora americana em Ghana (1974-1976), foi chefe de protocolo para o presidente Gerald R. Ford(1976-1977) e membro da delegação americana que tratava dos problemas dos refugiados africanos (1981). De 1989 até 1992, Shirley Temple serviu como embaixadora na Tchecoslováquia. Ela produziu duas obras autobiográficas sobre sua infância “My Young Life” (1945) e “Child Star” (1988).

Fred Astaire

Fred Astaire, nome artístico de Frederick Austerlitz (Omaha, 10 de Maio de 1899 às 21:16 — Los Angeles, 22 de Junho de 1987) foi um ator e dançarino estado-unidense. Antes de Fred Astaire estrear no cinema, os dançarinos apareciam nos filmes apenas “em partes”: os pés, as cabeças e os torsos eram compostos na sala de edição. Astaire, por sua vez, exigia ser filmado de corpo inteiro. Para isso eram necessários longos ensaios – certa vez chegou a três meses com dez horas diárias de trabalho, com repetições feitas passo a passo e movimentos de câmara acompanhando a coreografia. Em seus filmes, Astaire conseguiu dar nova emoção a dança, fosse ela banal ou repleta de tragicidade.Sua interpretação enriquecia-se pelo que James Cagney chamava de “o toque do vagabundo”. Sempre trajado a rigor, seu charme tornou-se lendário.

Fez sua primeira apresentação no palco aos cinco anos com a irmã Adele, que o acompanhava em revistas musicais nos anos 20, em Londres. Estreou no cinema em 1915, fazendo uma pequena ponta e em 1933 apareceu ao lado de Joan Crawford em Dancing lady. Nesse mesmo ano atuou no primeiro de uma série de dez filmes ao lado de Ginger Rogers. Os dois formavam uma parceria impecável (Ele dava classe a ela, ela dava sex-appeal a ele, explicou certa vez um diretor de estúdio). Hollywood tinha razão ao lhe conferir um Oscar especial em 1949, por sua contribuição à técnica dos musicais no cinema. Ginger Rogers, claro, foi quem lhe entregou o prêmio. Em 1933 casou-se com Phyllis Potter, que morreu em 1954 com quem teve dois filhos, Fred e Ava. Ele deixou de ser dançarino em 1968 para passar a interpretar papéis dramáticos. Fora dos estúdios não gostava de dançar e dizia que as danças de salão o entediavam. Grande fã de corrida de cavalos, voltou a se casar em 1980 com a jóquei Robbin Smith, 35 anos mais nova que ele.

Fred Astaire é citado nas músicas Take You on a Cruise, do grupo de rock alternativo americano Interpol, no título da música “Quando Fui Fred Astaire” do cantor brasileiro Jay Vaquer e na música Vogue de 1990, da cantora Madonna, que além de Fred Astaire cita outras grandes personalidades do cinema hollywoodiano.O arquiteto americano Frank O. Gehry projetou um edifício em Praga, República Tcheca, em homenagem ao casal Fred & Ginger. O edifício toma a forma do casal e parece mostrá-los em plena dança.