Mercúrio

Mercúrio é um planeta pessoal, de movimento bastante rápido, que é o que se encontra mais próximo do sol e é também o menor planeta do nosso sistema solar. Geocentricamente, num ciclo anual vemos que mercúrio realiza por três vezes o movimento de retrogradação, o que é de grande importância para a astrologia.

Essencialmente, mercúrio representa comunicação, documentação, movimento, troca intelectual. A linguagem, todos os recursos que utilizamos para que exista troca de informações, este é o âmbito de mercúrio, seja no uso de mecanismos gestuais, orais, escritos, simbólicos, rituais, ou seja, tudo aquilo que existe para “significar” algo é mercúrio.

Assim também são os deslocamentos, viagens curtas, o comércio, a burocracia, a retórica: São todos assuntos de mercúrio. São atribuídos a mercúrio os ladrões, falsificadores, e todo tipo de charlatão e mentiroso, seria o aspecto “distorcido” ou simplesmente aspectos que surgem como conseqüência da inteligência e do uso de atributos essencialmente lógicos.

Mitologicamente, mercúrio era o mensageiro dos deuses e o guardião de todos os caminhos (deus dos viajantes). Era também o responsável por trazer até os mortais os desígnios dos deuses, e também de fazer o elo entre o hades e o olimpo. Na astrologia mercúrio representa todos os auxiliares, funcionários ajudantes e também todos aqueles que trabalham com a escrita. No Egito antigo uma divindade que correspondia a mercúrio era thot, o escrivão dos deuses, e pra astrologia a palavra escrita é algo regido por mercúrio.

Numa perspectiva mais psicológica, mercúrio rege a mente humana juntamente com a lua. Enquanto a lua está relacionada aos aspectos da imaginação e da memória, mercúrio representa os aspectos mais lógicos e racionais da mente: A interpretação, decodificação e comparação dos fatos, bem como tudo o que exige cálculo e precisão. Juntos, mercúrio e lua formam o que é chamado pela psicologia de cognição. Ele também rege nossa forma de se comunicar com as pessoas, de trocar informações. Por exemplo, lendo este blog está havendo um contato essencialmente entre o meu mercúrio e a conjuntura entre mercúrio e principalmente lua do leitor (fator receptivo), já que o que vemos aqui é uma manifestação puramente intelectual. Não há como ver as minhas manifestações lunares e solares, por exemplo, porque mercúrio está traduzindo minhas questões de foro íntimo a respeito do assunto que estou tratando, e também traduzindo minha vontade solar.