Lua Minguante

O ultimo quarto da lua inicia-se com a quadratura minguante e vai até as vésperas da lua nova. Aqui a lua diminuirá de tamanho até o ponto de desaparecer nos últimos dias da fase balsâmica. Decadência é a palavra chave deste momento. Somente atividades onde se deseja que não haja desenvolvimento devem ser iniciadas em uma lua minguante, ou seja, se você quer que algo “morra” cedo ou se desenvolva de forma débil, inicie na lua minguante. Neste período é favorável a colheita dos cereais e leguminosas, pois aqui o fluxo de seiva é menor e existem maiores chances da planta não ser prejudicada, mas ao mesmo tempo este período favorece a extração das ervas daninhas pois elas voltarão a crescer com menos força. Se estiver pensando em se depilar, este é o momento mais propicio! (a lua cheia na verdade pode ser perigosa para a colheita, mas ela potencializa as propriedades dos vegetais a serem colhidos. Então se deseja colher frutas ou apanhar temperos ou plantas medicinais, a lua cheia é mais indicada, fazer isso na lua minguante pode resultar em remédios fracos ou temperos de sabor irrisório)

O último quarto da lua tem duas fases: a fase do quarto minguante e a fase Balsâmica.

A fase do quarto minguante Se inicia com a quadratura minguante, que corresponde ao grau zero de capricórnio, e vai até as vésperas da semi-quadratura minguante. A crise que ocorre aqui é muito mais simbólica. Na quadratura crescente, a crise impelia a uma fúria e a uma aceleração do desenvolvimento. Aqui na quadratura minguante a crise está relacionada a conscientização do término do ciclo, o momento de uma preparação simbólica para uma morte simbólica. Nesta fase ocorre também o sextil minguante , que corresponde ao grau zero de aquário. A analogia desta fase é com a velhice, onde existe a conscientização da proximidade da morte, mas existe algo positivo: a sabedoria e a experiência que surgem como conseqüência. Pessoas nascidas aqui tendem a ser inflexíveis, mas ao mesmo tempo muito corretas, do tipo que se apega a determinadas coisas mas que o faz porque tem plena certeza das suas escolhas. Visualmente, a lua nesta fase nasce por volta da meia-noite e o disco lunar está 50% iluminado em processo de diminuição.

A fase balsâmica corresponde ao final do ciclo da lua. Se inicia com a semi-quadratura minguante e vai até as vésperas da lua minguante. É um momento altamente desfavorável pra se iniciar qualquer coisa, mas altamente favorável para se concluir coisas, colocar “pontos finais”. Dentro desta fase ocorre o semi-sextil minguante, que corresponde ao grau zero de Peixes. Os nascidos nesta fase são pessoas muito voltadas para o futuro, para o amanhã e ligadas as questões espirituais e metafísicas. São pessoas fadadas a vivenciar ao longo de suas vidas o conflito entre o atual e novo (sol) e aquilo que um dia foi, o passado (lua), especialmente quando a lua está no signo anterior ao signo do sol. Da mesma forma que ocorre no inicio da lua nova, no final da lua minguante os nascimentos onde a lua está a menos de 17° de distância do sol tendem a ser desfavoráveis para todos os assuntos envolvendo a lua. Visualmente, no inicio dessa fase a lua estará com 25% de iluminação e nascendo por volta das 3 da manhã (dependendo da estação). A partir do momento em que a lua assume uma distância de 17° do sol antes da conjunção ela não pode mais ser vista.

O temperamento associado ao ultimo quarto da lua é o Fleumático, que corresponde ao elemento água e ao inverno.