Lua Cheia

O terceiro quarto da lua inicia-se com a lua cheia, ou a oposição entre o sol e lua que corresponde ao zero grau de Libra e vai até as vésperas da quadratura minguante entre o sol e a lua. Nesta fase o desenvolvimento cessa, a lua está plena. É este o momento de maior fertilidade, e é um ponto do ciclo lunar onde ocorre uma drástica mudança de direção. Até então o ciclo lunar era ascendente, a partir de agora será descendente. Inicia-se a metade minguante do ciclo lunar. Este é o momento mais profícuo do ciclo lunar. Por exemplo, no reino vegetal o que é extraído agora será de melhor qualidade do que aquilo que é extraído em outros momentos. É esta a fase que atrai mais os peixes para a superfície, por exemplo, se formos pensar em pesca. É onde ocorre a maior incidência de crimes, motins, e esse frenesi deve-se a mudança de polaridade, uma mudança no fluxo de tudo aquilo que é líquido e que afeta todas as formas de vida. O sentimento aqui é de algo que é pleno e inicia lentamente uma fase de decadência. É também o momento onde tudo está a mostra, a hora da verdade por assim dizer

O terceiro Quarto da lua se divide em duas fases: A fase da lua cheia e a fase da lua disseminante.

A fase da Lua Cheia marca o momento mais intenso do ciclo lunar. Se inicia com a oposição entre sol e lua (associada ao grau zero de Libra) e vai até as vésperas da sesquiquadratura minguante entre sol e lua. Esta é a maior crise dentro do ciclo lunar pois é o momento onde ocorre uma reorientação: Da ascendência para a descendência. É um momento de extrema fertilidade e de extrema sensibilidade onde os aspectos emocionais estão mais ativos do que nunca. Pessoas nascidas nessa fase da lua tem uma consciência muito abrangente do outro e dos relacionamentos, estão atentas a todas as diferenças. Dentro desta fase da lua ocorre também o aspecto do quincôncio minguante, associado ao grau zero do signo de Escorpião. E é este o momento mais intenso e fértil do ciclo da lua. Visualmente, lgo aopós o por do sol vemos a lua com seu disco plenamente iluminado despontando no horizonte Leste, estando a lua visível durante praticamente a noite inteira.

A fase da Lua disseminante começa com a sesquiquadratura minguante entre sol e lua e vai até as vésperas da quadratura minguante. Nesta fase se inicia de forma mais visualizável a perda simbólica do poder lunar. É quando a lua começa a diminuir de tamanho. Nesta fase a lua desponta no horizonte leste por volta das 9 da noite (dependendo da estação) e está com o disco com 75% de iluminação e decrescendo. Mas é este o momento de maior dispersão, digamos assim, do ciclo da lua, o mais favorável a colheita. Nesta fase ocorre também o trígono minguante entre sol e lua, que corresponde ao grau zero de sagitário. Pessoas nascidas durante esta fase seriam, de acordo com uma perspectiva moderna, grandes propagadoras de suas idéias.

O temperamento associado ao terceiro quarto da lua é o melancólico, que corresponde ao elemento terra e ao outono.