Lua vazia de curso

Este termo vem da astrologia tradicional e serve para designar a lua quando ela acabou de formar o ultimo aspecto ptolomaico (conjunção, oposição, sextil, quadratura ou trígono) com um dos outros 6 planetas visíveis (sol, mercúrio, vênus, marte, júpiter e saturno) do sistema solar. O tempo entre este último aspecto e o ingresso da lua e um novo signo é designado como lua vazia de curso, ou ainda lua fora de curso.

Vou dar como exemplo o céu de hoje. Lua ingressou em Leão no dia 7 de março de 2009 as 10:24. No dia 8, as 10:20, ela formou oposição com júpiter em 14°Aquário e as 12:04 formou trígono com vênus em 15°Áries. No dia 9 de março as 4:55 da manhã lua fará oposição com marte em 25° aquário. A partir daí Ela fica vazia de curso até o momento em que ingressa no signo de Virgem, isso às 12:34 do dia 9 de março.

O que significa uma lua vazia de curso? Não é algo tão aterrorizante como pode parecer e é uma coisa na verdade bem freqüente. Significa, por exemplo, em termos de astrologia elecional que o momento não é adequado para se iniciar coisas novas. Ou para astrologia horária, que a questão levantada pelo querente não vai dar em nada. A lógica envolvida esta no fato de que a lua na medida em que vai aspectando os planetas ela vai simbolizando os eventos ou mudanças. Quando não existem mais aspectos possíveis é como se não houvesse nada mais para acontecer, a situação vai se modificar assim que a lua mudar de signo e então se perceberá que a questão realmente nem tinha mais importância nenhuma.

É possível acontecer de a lua entrar num signo, formar um aspecto logo no começo e já ficar fora de curso a partir dali. Também pode acontecer de a lua mudar num signo onde já está fora de curso, ou seja, entra num signo onde não acontecem aspectos desde o início. Pode ainda acontecer de a lua entrar num signo e só formar aspecto quando chega no último grau deste signo e o fenômeno da lua fora de curso, apesar da escassas de aspectos, não ocorre. Enfim, as possibilidades são várias, não existe um tempo padrão de duração tudo vai depender do esquema do céu no momento.

Na astrologia natal eu não vejo muito sentido em dar importância para o fato de um nascimento ser com lua fora de curso, quer dizer, dar importância para o fato de a lua estar fora de curso porque o mapa natal é uma figura estática representativa do indivíduo, e a lua fora de curso seria um estado dinâmico temporário da lua, mais ligado a eventos .