A lua em Áries

A lua em Áries é um posicionamento que indica algumas contradições, já que existe uma certa incompatibilidade entre a lua e o elemento fogo. Mas a lua não chega a estar essencialmente debilitada neste signo. Áries é signo de fogo, cardinal e domicílio de Marte, extremamente masculino. A lua é associada ao elemento água e a feminilidade, as mulheres em geral e a mãe; São portanto de natureza oposta , o que faz com que a “função lunar” da pessoa seja atípica. Talvez ela não seja uma grande cuidadora ou nutridora, devido a sua independência inegociável, mas terá coragem extra, ousadia e intensidade pra enfrentar situações que a maioria dos posicionamentos lunares nem cogitaria.

comportamento básico

Com a lua em Áries a pessoa tende a ser extremamente impaciente, tendo imensa dificuldade para se encaixar no ritmo mais lento de outras pessoas. São ágeis, aprendem rápido e detestam perder tempo. Estão sempre com um sentimento de urgência que frequentemente não é justificável, e como consequência podem se tornar impacientes com as pessoas ao redor. Se encontram alguém mais rápido ou eficiente do que elas, em geral seguirão como exemplo e inspiração e tentarão competir. No lado positivo essas características também implicam em muita iniciativa, proatividade e uma atitude positiva diante dos Desafios.

São francas, diretas e Sem Rodeios. Como detestam ser aduladas e abominam insinceridade, jamais fazem isso aos outros procurando ser claros e dizer exatamente o que pensam e como se sentem. O problema é quando lidam com pessoas mais frágeis ou que estão em momentos de fragilidade, ou com quem tem algum tipo de envolvimento íntimo. Nesses casos a franqueza pode facilmente se tornar insensibilidade. É o tempo quem vai ensinar a pessoa a dose correta de realismo em cada situação, e desenvolver essa sensibilidade vai requerer dela um desejo Genuíno de amar e proteger o outro.

Tem uma tendência a reagir com muita velocidade aos acontecimentos e a responder de maneira muito imediata as próprias emoções. No lado negativo, isso leva a serem precipitados nas decisões, explosivos emocionalmente e alvos fáceis de tentativas de manipulação. No lado positivo dessas características são pessoas que não “fermentam” emoções, isto é não alimentam ressentimentos porque em geral, emoção sentida é emoção expressa. Mais uma vez o tempo e o amadurecimento ajuda a temperar essas características, e principalmente a discernir as situações em que realmente precisam ser diferentes do seu modo espontâneo, porque nem sempre vale a pena se refrear se o perigo não justificar o esforço e se o esforço não trouxer nenhum benefício. O conselho do qual poderiam se beneficiar é moderar o excesso de Transparência resguardando minimamente a própria privacidade.

Se empolgam com facilidade, mas se não colocarem em prática aquilo que desejam fazer ou viver em tempo hábil, correm o risco de perder o ânimo e desencanar, a não ser que tenham nascido com posicionamentos em signos femininos suficientemente fortes para ajudar a desenvolver mais persistência e paciência. No geral, dizem mais sim do que não, são competitivos, audaciosos e corajosos e tem boa vontade. O maior sofrimento que podem enfrentar é o de serem forçados a algo contra a sua vontade, quando podem desenvolver com intensidade o lado mais negativo deste posicionamento. Porém, podem potencialmente ter as mesmas atitudes tirânicas que abominam com pessoas subordinadas ou fragilizadas. Digamos que a coerção é o elemento comum entre os quatro signos cardinais, todos eles praticam isso de alguma forma, e todos eles se ressentem intensamente quando submetidos a isso.

percepção da mãe e do feminino

As pessoas com lua em áries costumam perceber a mãe como uma mulher forte, ativa e impaciente. Tem por isso uma percepção da feminilidade que não corresponde a padrões, especialmente aos patriarcais. Se forem mulheres, serão muito mais independentes e assertivas e terão uma postura de liderança onde esta não existir ou for fraca. Se forem homens, se sentirão mais inclinados a admirar pessoas energéticas e ativas e geralmente se comportarão dessa forma também.

As vezes a mãe pode ter sido verbalmente ou até mesmo fisicamente ríspida e até mesmo violenta, e não necessariamente a mais receptiva aos momentos de carência e vulnerabilidade. Por outro lado, percebem na mãe uma incentivadora para a vida e o mundo, e alguém que estimula a independência, a coragem e a autossuficiência.

Se a lua for debilitada, pode haver um sentimento de frustração em relação a mãe se ela for alguém mais frágil e dependente, ou se ela não teve na vida a força que a pessoa idealizava. Como consequência, pessoas com a lua em áries costumam ter sentimentos de impiedade em relação a elas mesmas ou a pessoas que se mostram fracas ou covardes. E aí a chave para equilibrar esses sentimentos (potencialmente destrutivos) ao longo da vida é a compreensão da vulnerabilidade (algo inerente a lua) como algo que deve ser acolhido, nutrido e protegido, inclusive nelas mesmas.

A criança com lua em Áries

A criança com a lua em Áries tende a ser alegre e otimista, a tem um espírito genuinamente explorador e muito corajoso. Tendem a ser ativas, a apreciar atividades ao ar livre e se beneficiam bastante se são incentivadas a praticar esportes desde cedo, porque isso estimula o lado competitivo de uma maneira saudável. Apresentam uma natureza muito inquieta, que não aceita o excesso de confinamento e que não se sente feliz se não tiver meios pra gastar energia. Isso pode ser complicado especialmente para meninas com esta lua, que em uma sociedade patriarcal e machista tende a confinar e a limitar as atividades das meninas em desenvolvimento mais do que o que faz com os meninos, mas elas também precisam de esportes e de tempo ao ar livre.

Outro aspecto da criança com a lua em áries é a sua franqueza, sua honestidade e a sua transparência com relação às suas emoções. Também tendem a bater de frente, mesmo com os adultos, se mostrando confrontativas e irascíveis. A melhor maneira de lidar com elas é sendo honesto e transparente na hora de repreender um mau comportamento, ao invés de simplesmente censurar e reprimir expressões legítimas de emoções. Se for usado violência contra elas, mesmo que apenas verbal, elas tendem simplesmente a se tornar ainda mais violentas e impulsivas na hora de se expressar emocionalmente. O ideal é ser franco e efetivamente ensinar a criança a lidar com as próprias emoções, estimulando elas a falar sobre o que sentem ao invés de extravasar impulsivamente. O diálogo, a diplomacia e o respeito são essenciais para lidar com a criança que nasce com essa lua e por mais que aparentem ser um pouco brutas, são muito inteligentes e tem muita boa vontade para aprender.

O que fazer durante uma lua em Áries

Momentos de lua em Áries favorecem a aventura e a fugas da rotina, ao mesmo tempo em que nos estimulam a atacar problemas e eliminar pendências com velocidade e assertividade. É um posicionamento que favorece aos inícios na maioria das atividades, com foco, boa vontade e positividade.

Costumam ser momentos especialmente favoráveis para atividades físicas , e podem ser sexualmente estimulante também. Por outro lado, são momentos frustrante quando se deseja paz e sossego, porque essa lua pode trazer o contrário disso. Excitação e adrenalina são o tipo de coisa mais estimulado nesses momentos.

Podemos ficar mais confrontativos, e na sua manifestação mais negativa , é um momento que favorece a discórdia e aos conflitos. Tudo o que exige delicadeza, diplomacia e paciência fica desfavorecido durante esta lua.