Como calcular o Mapa Astral?

 

 

A imensa maioria das pessoas se contenta em estudar porcamente a teoria astrológica e torce o nariz na hora de fazer os cálculos. É certo que nos dias de hoje um grande domínio nesses cálculos é desnecessário porque existem programas que nos fornecem os resultados de maneira instantânea, mas o entendimento do processo e da lógica envolvida pode evitar algumas confusões. Assim hoje vou me dedicar numa tentativa de demonstração do método para o levantamento de um mapa, começando pela determinação do ascendente. Como exemplo, vamos usar o mapa da atriz brasileira Regina Duarte, que nasceu em 05/02/1947. As 5:45 em Franca, no estado de São Paulo.

O que é necessário pra se calcular um mapa astral?????

-além dos dados de nascimento, que são dia, mês, ano, hora e cidade de nascimento, é necessário conhecer a latitude e a longitude da cidade a ser estudada. Isso é facilmente conseguido pesquisando no Google, ou na Wikipédia pelo nome da cidade em questão. Nos posts referentes a cidades quase sempre constam a latitude e a longitude.

-Efemérides astrológicas para o ano em questão, facilmente conseguidas no link: Efemérides

-Uma tábua de casas, preferencialmente para o hemisfério sul, mas se você conseguir somente para o hemisfério norte não tem problema. A única tábua de casas em e-book que eu encontrei foi a de Regiomontanus que pode ser baixada neste link: Tábua de casas regiomontanus hemisfério norte . Trabalharemos, portanto com uma tábua de casas para o hemisfério norte, ainda que o nosso mapa de exemplo seja de alguém nascido no hemisfério sul.

-Uma tabela indicando as datas de início e fim do horário de verão e cada ano.Veja aqui: Horário de Verão no Brasil

Pesquisando na Wikipédia, descobri que a latitude da cidade de Franca é 20°32’20’’Sul (S), e a longitude é 47°24’03’’ Oeste (W). Anotamos esses dados.

HORÁRIO DE VERÃO

É necessário determinar se na data em questão não existia o horário de verão. Olhando na Tabelinha, no ano de 1947, em que a Regina nasceu, vemos que não havia horário de verão, portanto neste caso não iremos fazer NADA, empregaremos o horário que nos foi fornecido. Caso houvesse horário de verão, simplesmente deduziríamos 1 hora daquela que nos foi fornecida.

HORA LOCAL:

Agora precisaremos determinar a hora local do nascimento da Regina. Como assim, que história é essa de hora local? Se você olhar no seu relógio agora, a hora registrada estará em compasso com a hora padrão do seu fuso horário, que é a hora local de um meridiano específico usado como referencia. Se você mora em Franca, o relógio pode estar marcando 5:45 am, mas este horário é a hora local do meridiano de 45°W adotado como referência para o fuso (-3) que é o nosso fuso horário aqui no Brasil (na maior parte do pais ao menos, região sudeste inteira esta inserida no meridiano 45W). A hora local em Franca é outra e seria facilmente descoberta construindo-se um relógio solar na em Franca, ou então aplicando-se o seguinte cálculo:

-A base do cálculo será sempre o meridiano de referência, no caso 45°W.

-Descubra a diferença em graus entre o meridiano local e o meridiano de referencia.
Neste caso, o meridiano local é o 47°24’03’’ Oeste (W). A diferença entre este meridiano e o meridiano padrão é: 2°24’03’’

– Como regra geral, você irá adotar a seguinte proporção:
1° de longitude = 4 minutos no relógio
15’ de longitude = 1 minuto no relógio

-Então você irá converter a diferença em graus entre o meridiano local e o meridiano de referência usando aquela proporção. No caso, vamos arredondar a diferença encontrada, que foi de 2°24’03’’ para 2°30’. Isso irá equivaler a 10 minutos do relógio.

-Como regra geral, após você descobrir a diferença em minutos equivalente a diferença entre os meridianos, você irá:

*Deduzir do horário fornecido esta diferença, caso o nascimento tenha ocorrido a oeste do meridiano padrão.
*Somar ao horário fornecido esta diferença, caso o nascimento tenha ocorrido a leste do meridiano padrão.

Franca se localiza a oeste do meridiano padrão empregado, então neste caso iremos deduzir a diferença encontrada da hora fornecida como dado para o cálculo do mapa. Assim, no caso de Regina Duarte a hora local é 5:35 am

TEMPO SIDERAL:

Este é muito simples de se verificar. Você irá abrir a efeméride astrológica referente ao ano de 1947, no mês de fevereiro. A primeira coluna é a dos dias (Day), a segunda coluna é a do tempo sideral (sideral. T.). Você vai ficar atento ao tempo sideral referente ao dia que a Regina nasceu (05/02) e no dia posterior (06/02). Veja na figura abaixo:

O tempo sideral registrado nesta efeméride se refere a 00:00 em Greenwich para a data especificada. Regina nasceu no Brasil, era 5:45 mas em Greenwich já eram 8:45. Você nota que o tempo sideral varia muito pouco ao longo de um dia, de 8:57:12 para 9:01:9, pouco menos de 4’ de variação em um dia. Às 00:00 o tempo sideral valia 8:57, mas as 6:00 já valia 8:58. Ao meio dia era 8:59 no tempo sideral, e as 18:00 o tempo sideral correspondia as 9:00. Regina nasceu no pouco antes da metade do período entre as 6:00 e meio-dia e Greenwich, assim o horário sideral dela corresponde a 8:57.

TEMPO SIDERAL LOCAL

Corresponde a soma entre a hora local e o tempo sideral. Caso essa soma ultrapasse 24:00, diminua 24:00 do valor obtido. No caso de Regina:

Hora Local = 5:35

Tempo Sideral = 8:57

Tempo Sideral Local = 14:32

ANOTANDO AS CÚSPIDES:

Caso nós fossemos consultar uma tábua de casas para o hemisfério sul, não haveria mistério. Olharíamos na página correspondente a latitude ou a hora sideral e simplesmente anotaríamos as cúspides. Como iremos empregar uma tábua de casas para o hemisfério norte, alguns ajustes tem que ser feitos:

Em primeiro lugar, some 12:00 ao tempo sideral local encontrado anteriormente. Neste caso fica 26:32, então se deduz 24:00 e o resultado é 2:32.

Nesta tábua de casas que eu disponibilizei o autor decidiu organizar as páginas de acordo com o tempo sideral Local. Então você vai até a página correspondente a 2:32. No topo da página deverá estar escrito MC 10 Ta 25, significa Meio do céu em 10°Touro25’. Em todas as latitudes do hemisfério norte, quando a hora sideral local é igual a 2:32, o MC será igual a 10°touro25’. O ascendente e as demais cúspides, entretanto irão variar de acordo com as latitudes. Esta é exatamente a página que vocês precisam visualizar:

A linha sublinhada é justamente a linha correspondente a latitude de 20°. Na hora de anotar as cúspides , você só irá tomar o cuidado de inverter os signos: Se La aparece MC 10°Touro, Na realidade você irá utilizar MC 10° Escorpião. Se o ascendente lá aparece como 12°Leão, você irá utilizar Ascendente e 12°Aquário.

As cúspides para o mapa da Regina Duarte então seriam, baseado no sistema Regiomontanus, computado por este autor específico que estamos usando:

Casa 10 (MC) = 10°Escorpião
Casa 11 = 13° Sagitário
Casa 12 = 14° Capricórnio
Casa 1 = 12° Aquário
Casa 2 = 9° Peixes
Casa 3 = 8° Áries

detalhe é que as casas opostas a essas tem a cúspide no mesmo grau, as em u signo oposto. Assim:

Casa 4 = 10° Touro
Casa 5 = 13° Gêmeos
Casa 6 = 14° Câncer
Casa 7 = 12° Leão
Casa 8 = 9° Virgem
Casa 9 = 8° Libra

Nota: diferentes tábuas de casas de um mesmo sistema podem fornecer valores ligeiramente divergentes, normalmente as divergências não ultrapassando 1°. Sistemas de casas diferentes apresentarão outros valores para cúspides, pois são baseados em um cálculo específico. Outras divergências ocorrem devido aos arredondamentos feitos ao longo dos cálculos, e também ao fato de a latitude que se trabalha não constar na tabela. Por exemplo, Regina nasceu na latitude 20°32, as na Tábua de casas encontramos apenas ou latitude 20°00 ou 21°00. Caso a pessoa queira encontrar um valor realmente exato, ela pode fazer uma média entre os valores encontrados entre as duas latitudes disponíveis.

Continua