Amy Winehouse

Amy Winehouse é sem dúvida a maior revelação musical desta década. É cair no clichê escrever o que quer que seja a respeito dela, e já li algumas interpretações feitas do seu mapa astrológico por alguns blogueiros. Não estou interessado aqui em escrutinizar a personalidade da moça, especialmente porque o horário de nascimento dela é desconhecido e ficaria uma análise muito incompleta, apesar de muita coisa ser reveladora quando se analisa apenas o mapa solar. O que pretendo aqui é tentar entender o atual momento dela e também ensaiar algumas projeções para o ano de 2009, baseado unicamente na data de nascimento dela.

Amy Winehouse nasceu no dia 14 de setembro de 1983. O sol esta em 21°virgem, e ao longo de todo o dia tem orbe de conjunção com a estrela Denébola. A lua está praticamente o dia inteiro em sagitário, mas caso Amy tenha nascido a noite, após as 21:30, sua lua pode ser capricórnio. A probabilidade de ela ter lua em sagitário é muito grande, então vamos supor que ela realmente tem lua em sagitário. Mercúrio está retrogrado em 23° Virgem, conjunto ao sol. Vênus em movimento retrógrado e estacionário está em 23°Leão. Marte está em 20° Leão. Júpiter em 4° Sagitário, e Saturno 1° Escorpião. Urano em 5° sagitário (conjunto a júpiter), Netuno em 26° Sagitário(conjunto a lua) e plutão em 27° Libra.

A carreira de Amy ganhou projeção mundial a partir do final do ano de 2003, com o lançamento do álbum “Frank”. Saturno ingressara em Câncer, afastando-se de gêmeos onde formou quadratura com o sol de Amy e oposição com sua lua. O planeta Urano havia ingressado em Peixes, e Júpiter estava em virgem, levando crescimento e otimismo para a vida da artista. Sem grandes sobressaltos neste momento inicial, com boa recepção da crítica. Mas foi em 2003 que os planetas geracionais começaram a transformar a vida de Amy, começando por plutão que iniciou o trânsito de trígono com marte e quadratura com o sol da cantora.

Em 2004, Amy recebeu os primeiros prêmios da crítica, que elogiou muito seu trabalho comparando sua voz com cantoras consagradas, e enaltecendo sua indiscutível originalidade. Ao longo de 2004, Júpiter estava em virgem, onde Amy tem o sol, e o planeta saturno, no signo de câncer formava sextil ao sol e a mercúrio da cantora. Urano em quadratura com urano era o arauto de mudanças irreversíveis na postura da cantora diante da vida: Ela definitivamente tornava-se adulta. E plutão atingia pela primeira vez o grau exato de quadratura com o sol e com mercúrio, e o trigono com a conjunção marte Vênus , que se estenderia até 2007.

Em Outubro de 2006 a cantora lança seu segundo álbum, “Back to Black”. Sucesso estrondoso, este foi o álbum mais vendido no ano de 2007 e rendeu diversas premiações para a cantora. O trânsito de plutão em seu auge obrigando a cantora a lidar com o peso e a responsabilidade da fama. Saturno estava em conjunção com Marte e vênus natal da artista, limitando sua espontaneidade, tornando sua rotina rígida e limitada. Ao mesmo tempo O planeta Netuno iniciava a oposição com a mesma conjunção vênus-marte, estava deflagrado o conflito: O peso, a limitação , a confrontação e a necessidade de manter uma postura versus o pânico, a vontade incontrolável de fugir da realidade.

Em 2007 a fama de “Junkie” de Amy Winehouse já estava disseminada, mas enquanto saturno estava em conjunção com os planetas leoninos (o que durou até agosto de 2007) ela conseguia se manter firme, encarando as responsabilidades, trabalhando duro em turnês. Mas netuno já havia se infiltrado de maneira irreversível e as conseqüências disso ficaram ainda mais visíveis quando saturno ingressou em virgem. Vale lembrar que em algum momento desses anos plutão formou conjunção com a lua de Amy Winehouse, o que interpreto como a revogação do direito a intimidade, imposto pela fama. A vida privada de Amy vem sendo desde 2007 até hoje alvo preferencial de diversos tablóides, que exploram os problemas pessoais da cantora com seu marido e com o uso de drogas. É também bem típico da lua em sagitário essa incapacidade de manter a própria privacidade intacta.

Ao longo de 2008 a imagem pública de Amy foi convertida permanentemente de cantora-prodígio-nova-sensação para a alcunha de Junkie número 1, de “Diva-cadente”. O trânsito de netuno estava pleno, em seu auge, o trânsito de plutão estava em fase de conclusão com a saída deste planeta do signo de sagitário (signo predominante no mapa de Amy pela ênfase mutável + fogo), e o Planeta urano iniciava a oposição com o sol e com mercúrio da cantora. Ao escapismo e ausência de controle e foco típicos do trânsito de netuno, é acrescentada as situações anormais, fatos inesperados, o nervosismo, a loucura dos trânsitos tensos de urano.

Perspectivas: Neste ano de 2009 os trânsitos de netuno terminam, assim como os de Urano. Saturno em conjunção ao sol e a mercúrio da cantora promete colocá-la novamente nos eixos. No fim do ano Urano vai estacionar em oposição exata com o ponto médio da conjunção sol mercúrio, e netuno em oposição a vênus, o que promete trazer mais tensão. Entretanto, de acordo com a última reportagem que li sobre Amy, ela afirma o seguinte: “Vi uma foto minha em um jornal e fiquei horrorizada. Disse a mim mesma: ‘garota, você precisa se cuidar ou vai morrer’”, revelou Amy. “Eu estava deprimida, as drogas estavam acabando com a minha vida. Minha casa era um inferno, não tinha escapatória. Havia drogas em toda parte”. Ela tem composto novas músicas e promete um álbum para 2009. Aparentemente, saturno no caso de Amy está promovendo um efeito de verdadeira limpeza. Ficamos na torcida, esperançosos de que essa moça brilhante realmente encontre o seu eixo e continue produzindo e cantando indefinidamente, e que saturno exerça seu poder estruturador, para o bem de Amy.