Afélios e Periélios, e observações sobre o zodíaco visto heliocentricamente

Plutão se demora mais em touro, e em escorpião anda bem mais rápido. Isso acontece porque o afélio de plutão atualmente está em touro. Na época de Jesus Cristo, por exemplo, o signo onde plutão se demorava mais era Áries, a 2000 anos antes de cristo isso acontecia em peixes. A mais de 12000 anos atrás a situação que nós tínhamos era plutão se demorando mais tempo no signo de escorpião e passando rapidamente por touro, exatamente o oposto do que acontece hoje. E daqui a mais de 12000 anos isso acontecerá, escorpião novamente será o signo aonde plutão irá se demorar mais em seus trânsitos.

Já netuno tem um afélio que oscila bastante, diferente de plutão que oscila em poucos gruas, a oscilação do afélio netuniano é de signos inteiros. Mas ele também tem um movimento contínuo, a conjunção de netuno com seu afélio, nos últimos 2000 anos têm acontecido em escorpião, a conjunção com o periélio tem ocorrido em touro. Isso significa que netuno é sutilmente mais lento quando passa por escorpião e sutilmente mais rápido quando passa por touro. Daqui a uns 400 anos (ou menos) isso acontecerá no eixo gêmeos-sagitário.

Atualmente, plutão demora mais tempo para destruir e renovar touro , escorpião ele destrói e renova rapidinho . Já Netuno tem se demorado um pouco mais pra dissolver escorpião. mas com touro ele faz isso muito mais rapidamente. o signo onde ocorrerá o afélio não é fixo, progride ciclicamente também. Assim, a velocidade que plutão tem em escorpião hoje em dia será diferente daqui a 1000, 2000, 15000 anos, chegando um determinado momento em que a condição que teremos no trânsito de plutão, é a oposta a que temos hoje.

Pegando como exemplo plutão, um trânsito de plutão pra quem tem planetas em escorpião será mais rápido, o que eu poderia interpretar como “a transformação quando ocorre em escorpião é mais rápida” em oposição ao que ocorre com o trânsito de plutão em touro. Orbes são um tema um tanto polêmicos, eu uso 3° (atualmente) antes e depois mas imaginemos que fulano tenha vênus em 15°escorpião. Plutão passou do grau 12° para o grau 18° do escorpião entre 1988 e 1991. Agora imaginemos um fulaninho que nasceu la por 1840, com Vênus em 15°touro. Plutão passou entre 12°touro e 18°touro entre os anos de 1863 e 1873. 10 anos! Concluo, a partir desta observação, que plutão demora muito mais tempo para “destruir e reformar” touro. Escorpião ele parece fazer isso com maior facilidade. Mas, atualmente ocorre isso, nem sempre foi assim!

Afélio e periélio são termos astronômicos relativamente negligenciados pela astrologia. Eles definem, dizendo isso de maneira bem simplista, a velocidade que cada planeta vai adquirir em cada signo. Astronomicamente, afélio é o ponto de maior distanciamento de um determinado planeta em relação ao sol. Periélio é o ponto de maior aproximação do mesmo planeta em relação ao sol. No ponto de maior distanciamento, o planeta parecerá andar mais vagarosamente, no ponto de maior aproximação o planeta dará a impressão de andar muito mais rápido. No ciclo de plutão isto é muito visível, e diria que no trânsito de marte isto também fica bem evidente, mas o fato é que todos os corpos celestes possuem um ponto de afélio e um ponto de periélio, inclusive a terra.

Baste pegar uma efemérides e se verificará diferenças no tempo em que os planetas transitam em determinados signos. Saturno é sempre muito lento quando passa pelos signos de escorpião, sagitário, capricórnio e aquário, não raro retrogredindo 3 vezes dentro de cada um desses signos, enquanto que nos signos opostos é comum que ele retrogrida menos vezes. Quando não está retrógrado, ele avança menos graus nos signos citados, e avança mais graus nos signos opostos aos que eu citei.

A partir do século 1 antes de cristo o afélio de saturno passou pra sagitário (ficou alguns anos entre sagitário e escorpião, mas la pelo século 4 depois de cristo ja estava inserido em sagitário definitivamente. sagitário é o signo que fala , dentre outras coisas, da religião, do clero, etc. A partir do século 17 o afélio de saturno começou a oscilar entre sagitário e capricórnio, e atualmente o afélio de saturno está totalmente em capricórnio. não acham que algumas coisas mudaram, em termos de quem dita leis, limites, quem diz o que é certo ou errado e etc? Antigamente a religião dominava totalmente. Agora a coisa mudou de figura, o cetro de quem manda na verdade parece ter mudado de mãos, a verdade agora é ditada pela ciência e pela TV. Pessoas que tem planetas entre os signos de escorpião , sagitário, capricórnio e aquário, experimentarão ao longo de suas vidas , mais contatos exatos de saturno enquanto este está retrogrado, se compararmos com pessoas que tem planetas entre os signos de touro, gêmeos, câncer e leão. Isso da o que pensar, especialmente porque está relacionado exclusivamente com um momento histórico.

Num dado momento eu resolvi olhar os afélios do ponto de vista heliocêntrico, para comparar com o que eu observei geocentricamente. Olhando do ponto de vista heliocêntrico, o que acontecia era a correção nas variações nesses afélios, dando posições médias, sem aquelas oscilações gigantescas. Se você olhar o zodíaco heliocêntrico você verá apenas um zodíaco que exclui as retrogradações, ou seja, um zodíaco médio. Experimente calcular as posições, por exemplo, para saturno em virgem ao longo deste ano. o que você vai ver é uma média entre a posição da conjunção exata entre sol e saturno do ano passado e deste ano, mas ele está em virgem. e a conjunção exata sol saturno, assim como a oposição entre eles ocorre no mesmíssimo lugar. Olhar o zodíaco heliocêntrico não é olhar outro zodíaco, é olhar a mesmíssima coisa de outro ângulo. O nome pode parecer pomposo, e alguns adoram enfeitar discursos usando todas essas terminologias, mas elas podem ser coisas mais simples e práticas, ferramentas úteis pra visualização, etc

Uma coisa curiosa: dia 26 de fevereiro de 2009, em 21°peixes45, urano estará em conjunção ao seu afélio. é o ano onde urano estará andando em velocidade mínima, comparado com a velocidade que ele adquirem em virgem.

A lua não poderia deixar de ter um afélio e um periélio, so que pra ser mais exato, o que ela tem é um apogeu e um perigeo, momentos de maior e menor proximidade com a Terra. Este é inclusive explorado por alguns astrólogos, não sei dizer se da maneira mais correta, também não sei qual seria a maneira mais correta. O apogeu da lua é chamado de lilith, o perigeo é conhecido, como príapo.

Obs: Essa postagem é a transcrição de coisas ditas por mim em um fórum sobre astrologia.