Sol em Sagitário

Neste signo de fogo o Sol encontra-se em triplicidade, já que o elemento natural do Sol é o próprio fogo. O foco da pessoa está no ideal, no sonho, nas aspirações: Ou seja, está em algo que é adequado, é interessante para a própria pessoa que, se ela tem algum sonho, que trabalhe de modo a concretizar tal sonho e a intenção sagitariana será a de sempre perseguir a meta. Neste sentido, em Sagitário o Sol está no único signo mutável onde o foco, o “centro” não está difuso, apesar de que, nem sempre esta meta aspirada por sagitário é exatamente realizável.

O que ocorre em Sagitário é a dificuldade de se lidar com a vitória ou com uma eventual queda: Assim que atinge um objetivo, a tendência do Sol em sagitário é que se abandone tudo e logo se parta em direção a outra empreitada. No caso de um tropeço no meio do caminho, a tendência sagitariana é a de desistir e partir pra outra meta. Falta estabilidade e maturidade para manter a conquista ou lidar com os obstáculos, mas sobra energia e disposição para recomeçar sempre, o que se revelará tanto como uma coisa positiva quanto uma coisa negativa em diferentes momentos. A questão é que é difícil saber o quanto se vale a pena insistir em um caminho que se mostra dificultoso desde o início, ou o quanto vale a pena o esforço em manter uma conquista sabendo que pode haver coisas melhores mundo a fora.
Uma das principais marcas do sol em Sagitário é a sorte, a constituição física que geralmente é exuberante e saudável e a boa saúde, coisa que é comum ao Sol em todos os signos de fogo. Os nascidos no hemisfério norte (outono) são mais ambiciosos, cautelosos e realistas. Os nascidos no hemisfério sul (primavera) são mais otimistas, alegres, sensuais e sociáveis. Os que têm júpiter em signos de fogo têm muito otimismo, muita fé e muita energia, pique e vigor. São os que têm mais sorte, mas são os mais presunçosos e arrogantes. Os posicionamentos ideais são quando as pessoas nascem com Júpiter em Leão ou Júpiter em Sagitário, essas posições ampliam a fé e a autoconfiança. Júpiter em signos de Ar torna as pessoas extremamente inteligentes, divertidas e sociáveis, mas podem ter pouca constância e a fé é diminuída. Os que têm Júpiter em signos de terra são mais lentos e pessimistas, mas a sua natural cautela os ajuda a cometer menos erros. Júpiter em virgem pode ser um posicionamento crítico indicando extremos de arrogância e falta de autoconfiança. Júpiter em Capricórnio gera um pessimismo tão intenso que funciona quase como que uma “fé ao contrário”. Júpiter nos signos de água indica muita fé, muita generosidade e sorte, mas a pessoa é mais vacilante.