Libra

Em Libra descobrimos que não estamos sós, que não existe somente um “Áries” no mundo, mas que de maneira simultânea ao nosso desenvolvimento, outros sistemas, ou indivíduos, ou células, enfim, percebemos que outros também existem e estão a se desenvolver. Aqui Áries perde a razão de ser: tomamos consciência de que na verdade o mundo é muito mais vasto, e que nós compomos uma coletividade. Quando tomamos coragem para encarar estes outros, travar contato, ingressar num sistema social, deixamos de ser virgem e nos tornamos Libra.

Então Libra é a consciência do outro, e a partir de agora as ações são baseadas nas conseqüências que elas podem ter para as relações que estamos construindo. A preocupação com a boa imagem e com posturas imparciais se torna importante, mas à medida que vamos explorando o universo da coletividade percebemos que existem aliados, que o são por afinidade de objetivos, e adversários, que o são por choque de objetivos. Em Libra nos tornamos equilibristas para conviver com o desafeto tão bem quanto convivemos com o aliado. Tornamos-nos maleáveis, vestimos máscaras, deslizamos musical e harmonicamente, na medida do possível, sempre na tentativa de evitar o conflito.

Libra parece ser uma repetição de gêmeos, mas na verdade Libra é uma versão sofisticada do signo mutável. Em gêmeos ainda não sabemos o que somos, ou quem somos. Isso só se torna claro no estágio leonino. E o princípio para que possamos identificar o outro é que tenhamos a capacidade de identificar a nós mesmos, e gêmeos representa um estágio onde ainda estamos buscando este conhecimento. Em gêmeos caminhamos por um mundo completamente desconhecido, é uma fase estritamente exploratória. Quando chegamos em Libra nós já nos conhecemos, e também estamos cientes dos nossos objetivos. A exploração no estágio libriano não se resume a mera curiosidade, em Libra nós buscamos aliados e modelos, que possam de alguma maneira nos ajudar na continuação do nosso próprio desenvolvimento rumo ao estágio máximo.

Libra também se revela uma oportunidade de expressão para leão. Em Libra nós expomos aquilo que existe de melhor em nós mesmo (e somente isso), encontramos um palco para a expressão do nosso leão interior. Qual o sentido de ser algo quando estamos sozinhos? Em Libra, nós descobrimos que, afinal de contas, se nós somos algo, nós o somos para o outro.

Em Libra nós nos relacionamos; comparamos-nos com o outro e damos continuidade ao nosso desenvolvimento. Mas à medida que exploramos o universo das relações, percebemos que em algum momento teremos de abandonar a máscara da boa convivência, que não conseguiremos agradar simultaneamente a duas facções opostas: Teremos de escolher um lado! Abandonar a conduta leviana e mergulhar de cabeça em apenas um dos extremos, um dos partidos e encarar as conseqüências disso. Uma vez escolhido o lado, ingressamos nos domínios de escorpião.