Sol em Virgem

Neste signo o foco está difuso, assim como na maioria dos signos mutáveis. A questão aqui é que o indivíduo tende a se importar com as minúcias, com os detalhes, com o que é pequeno e perde um pouco da noção do todo. A forma de abordar a vida será a de tentar sempre categorizar, separar dividir e analisar as coisas em partes menores até que se tenha confiança de se encarar o “inteiro”. A pessoa é pragmática, perfeccionista e detalhista, não deixa passar nada, nenhuma falha, e nenhum imprevisto é realmente “imprevisto” para ela.
A principal característica é a preocupação, o cuidado, o asseio. A pessoa é crítica e crê que nada é fixo e que tudo pode ser aprimorado, eternamente aperfeiçoado. Tende ao nervosismo e a instabilidade e a ter muita preocupação com tudo o que diz respeito ao universo material. Assim as finanças são sempre calculadas e recalculadas e o corpo recebe um cuidado exagerado, pois existe muita preocupação com a saúde.
De fato a pessoa com esta combinação tende a ser mais frágil e a somatizar os problemas, por estar num signo mutável o sol não apresenta muita resistência quando no signo de virgem. Os que nascem no hemisfério norte (verão) tendem a ser mais ácidos, mais autoritários e controladores. Os que nascem no hemisfério sul (inverno) já tendem a ser menos confiantes, mais preocupados, mas ao mesmo tempo mais humanos e cuidados com os outros. Os virginianos que tem mercúrio em leão são um caso a parte, pois tendem a ser mais autoconfiantes, centrados e expressivos, porque existe recepção mútua entre o sol e mercúrio. Eles podem ainda ser tachados como arrogantes e buscam mais o aplauso e o sucesso. Já os virginianos que tem mercúrio em Virgem, apesar de serem mais instáveis, são os mais corretos, inteligentes e exatos. A inteligência tende a estar muito acima da média e a pessoa é muito confiável, porque mercúrio está exaltado. Os virginianos com mercúrio em Libra já são mais sociáveis, mas são os mais influenciáveis e subservientes, já que mercúrio está no signo da queda do sol.