Sol em Gêmeos

O Sol em Gêmeos finaliza o primeiro semestre do ano dando a noção , de forma bem clara, que o tempo está passando e que logo já estaremos nos encaminhando para o final do ano. Sol em Gêmeos é então a sensação de tempo que escorre, de tempo que passa. Áries e Touro dão aquela ideia de princípio perene, mas gêmeos é o signo que começa a nos chamar a atenção pro nível em que nos encontramos. Não raro, nesta época entramos num estado de frenesi, corremos contra o relógio pra adiantar um pouco as coisas, afinal não podemos chegar ao meio do ano ainda sem ter começado isso ou aquilo ou com nossos projetos em estágio tão embrionário. Como signo mutável, Gêmeos é um processo de transição. O mutável é o que separa uma estação da outra quando pensamos no ciclo solar. No caso do hemisfério sul, antes de Gêmeos a realidade é outonal, depois de gêmeos é o inverno estabelecido. Gêmeos é um estágio de indefinição onde não conseguimos ter certeza se as coisas continuarão amenas como estavam até então na meia estação, ou se o extremismo da estação solsticial vai começar a dar o ar da sua graça.

Gêmeos rege a comunicação, o pensamento, a opinião: é uma época que convida ao diálogo, ao pensamento racional e a expressão das individualidades num estado de liberdade plena, experimental e completamente amorfo. É o signo da dualidade, da intersexualidade, da indefinição na ideia de gênero. Onde tudo é relativo, onde tudo é transitório, assim como o metal mercúrio associado a este signo que é o símbolo alquímico da amálgama, da mistura entre os opostos, da ausência de predominância. Neste momento nossa disposição deve ser flexível , devemos estar preparados para a eventual necessidade de termos de nos adaptar a uma nova circunstância. A eferverscência geminiana predispões as mudanças sem aviso prévio.

Trata-se de um momento em que o útil seria nos atualizarmos, colocarmos nosso ano, nosso projeto pessoal em dia, onde temos que nos preocupar em encaminhar nosso ano pessoal, antes que o prazo aperte e o ano seja completamente perdido. E em gêmeos não precisamos nos ater a milhares de detalhes, podemos ser simples e vacilantes, isso não representa problema agora. Depois as coisas ganham corpo. O que não pode ganhar espaço neste momento é a inércia, porque outros momentos do ano podem não ter o efeito propulsor que gêmeos costuma ter. É o momento do ano em que ganhamos embalo! Por mais que reclame da falta de profundida, sem movimento a profundidade apodrece e de nada serve. A vida é feita do equilíbrio entre o dinamismo dos signos diurnos e a densidade dos signos noturno. Gêmeos portanto é o signo que traz essa noção de movimento, é o empurrão pra que as coisas sigam em frente e se desenvolvam.

Ingresso do sol em gêmeos: 20/05/2014 as 23:59
Sol deixa Gêmeos pra entrar em Câncer: 21/06/2014 as 7:51