Sol em Capricórnio

Quando o Sol está em Capricórnio, a meta da pessoa está na Ambição, não exatamente nos “sonhos”, mas em coisas que são realizáveis. O pensamento é muito pragmático e a pessoa move-se apenas quando sabe que está indo em direção ao sucesso garantido, tomando cuidado e elmininando um a um todo o obstáculo que vai surgindo. O importante pra pessoa é realizar, vencer e garantir o espaço conquistado. Utilitarista, oportunista e sensata, a pessoa não se importa muito com o que os outros pensam, mas esforça-se sempre para que seja alguém minimamente respeitável. O status (que não deixa de ser a grande meta de suas ambições) tem muita importância, não pela fama ou pelos louros, mas pela respeitabilidade e o poder que lhe são inerentes.
De modo geral tendem ao pessimismo, a uma visão cínica do mundo e a uma aguda capacidade de previsão. Não são ingênuos, não acreditam em ideais: são práticos e ousam querer apenas o que é possível. O grande problema reside no exagero da cautela, que às vezes origina inércia: A pessoa não se move porque aguarda o momento oportuno, não ousa se arriscar se ela antevê a mínima chance de fracasso, e como quase sempre existem riscos, acaba ficando engessada, refém da sua própria cautela e do pessimismo.
A saúde depende muito do posicionamento do sol por casa, já que em si mesmo o Sol em Capricórnio não é nem positivo nem negativo. O que tende a ocorrer é a lentidão em todos os processos fisiológicos. Os nascidos no hemisfério norte (inverno) são mais sombrios, pessimistas, mas ao mesmo tempo mais dóceis e protetores. Os nascidos no hemisfério sul (verão) são mais dinâmicos, autoritários, ácidos e ambiciosos. Os que têm Saturno em signos de Ar são os mais objetivos, dinâmicos, ágeis, otimistas e sociáveis. Tem inteligência de sobra pra levar ao fim suas metas e o pessimismo é amplamente diminuído. Quem nasce com saturno em signos de terra, apesar do extremo pessimismo tende a ser muito prático, realista e eficiente: tornam-se verdadeiros despachantes de problemas. Os que nascem com saturno em signos de fogo correm sérios riscos de viver muitas decepções e ter arrependimentos, porque acabam ousando demais sem abrir mão do desejo e da necessidade da segurança. Quem ousa precisa lidar com a possibilidade de derrota e de modo geral capricórnio não admite errar. Os que têm Saturno em signos de água são os mais pessimistas e os mais sujeitos a inércia. Existe ainda forte tendência a fazer as coisas da maneira mais difícil que conhecem. Por outro lado tendem a ser mais humanos e tolerantes com as próprias limitações.